Precisa de consertar uma porta de madeira, porque esta roça no chão ou fica presa? Pois bem, nós dizemos-lhe como arranjar a porta. Ora veja!
Neste artigo
- Possíveis problemas para a porta se arrastar no chão
- Como consertar uma porta que arrasta no chão
- Reparar uma porta com problemas nas dobradiças
Possíveis problemas para a porta se arrastar no chão
Quando uma porta de madeira se arrasta pelo chão, por norma, as 3 principais causas são:
-
Em primeiro lugar, a porta pode estar inchada ou deformada. Isto é comum nas portas de madeira, porque se trata de um material higroscópico (que absorve água) e muito sensível às mudanças de temperatura. Com o tempo e/ou com a humidade, a porta pode inchar e começar a se arrastar.
-
Também o calor e o frio podem afetar as portas, fazendo com que se expandam e contraiam. Esses movimentos podem gerar problemas como trincas, fissuras e outras deformações.
-
Por último, pode ser que o caixilho tenha saído devido a uma falha nas dobradiças.
É certo que os profissionais de carpintería e marcenaria possuem as ferramentas, a formação e a experiência necessárias para deixar a porta em perfeito estado. Mas primeiro, porque não tentar? Vamos a isto?
Como consertar uma porta que arrasta no chão
Os passos que aqui lhe apresentam são válidos apenas para consertar portas de madeira. Se o que necessita é reparar uma porta de alumínio ou uma porta de entrada blindada ou um portão de garagem, nesse caso só temos um conselho: chamar um profissional.
-
Comece por observar e localizar o ponto de atrito na porta e use um pedaço de papel, devendo passá-lo por baixo da porta até esta parar. Marque a zona com um lápis nos dois lados da porta.
-
Uma vez identificada a área de arrasto, remova a porta. Para isso, deverá usar as suas ferramentas para soltar as dobradiças. Depois, coloque a porta numa bancada.
-
Agora é hora de lixar bem a porta, reduzindo-lhe cerca de 5 mm ou até mais. Se a área a ser reduzida for pequena, uma lixa grossa pode ser suficiente. Mas talvez queria considerar outras ferramentas. O importante aqui é fechar os poros e conseguir um acabamento mais liso.
-
Antes de selar a área, coloque a porta no sítio e confirme que está tudo OK. Se ainda roçar, deverá reduzir ainda mais. Se já estiver bem, aplique um verniz ou uma tinta semelhante ao resto da porta, de modo a selar aquela zona.
-
Posto isto, deixe secar e volte a instalar a porta.
Em alguns casos, quando o roçar é ainda muito ligeiro, pode tentar passar com a lixa por baixo e afagar a porta com esta instalada, evitando, assim, ter de a remover. Como se costuma dizer, tenta não custa, não é?
Reparar uma porta com problemas nas dobradiças
Olhe bem para o topo da porta. Se a distância entre o caixilho e a moldura for maior que o normal, é porque este pode ter caído. Nesse caso, o problema é das dobradiças, que podem estar soltas, deformadas ou até quebradas. Posto isto, se houver parafusos soltos, use uma chave de fenda para os apertar. Se não conseguir, tente fixá-las com massa epóxi. Quando estiver seco, faça um pequeno furo na massa (pode usar uma broca) e tente novamente.
Outra alternativa para consertar uma porta que roça no chão porque as dobradiças estão deformadas é trocá-las. Para comprar umas novas, leve as dobradiças velhas à loja de ferragens, de modo a adquirir um modelo semelhante.
Caso estejam em bom estado, experimente colocar umas arruelas no eixo. Para isso, tire a porta do lugar, colocando depois uma ou duas arruelas em cada eixo e voltando a instalá-la novamente. Vai ser como as arruelas levantam a lâmina e, assim, a porta pára de roçar no chão.
Quando o problema não é a porta, mas o chão
De todos, este é o problema mais trabalhoso, já que mexe com o pavimento da divisão. Infelizmente, isto acontece muito em pisos de madeira (sejam de piso ou parquet), que começam a inchar ou a deformar devido à humidade ou ao calor. Se não esfregar muito, pode resolver retirando a porta e lixando, como referimos antes. Caso contrário, o melhor é chamar um profissional para afagar e envernizar o pavimento de madeira - sim, depois, deverá ser envernizado.
Se não conseguiu resolver o problema, sem dúvida que é hora de chamar um profissional para consertar a sua porta com rapidez e eficiência. Uma coisa é certa: um profissional sai sempre mais barato do que trocar por uma nova ou um novo pavimento. Use o nosso site para uma descobrir quanto cobra um carpinteiro na sua zona e peça sempre dois ou três orçamentos, de modo a poder compará-los.