Quer saber como desentupir o lava-loiça? Sem dúvida que lava-loiças entupidos são um problema comum. Dos restos de alimentos, passando pelas gorduras e outros detritos, tudo isto vai-se acumulando nos canos, dificultando o fluxo e a passagem da água. Assim sendo, veja e aprenda como desentupir o lavatório recorrendo a meios e métodos acessíveis. Além disso, ainda lhe damos dicas sobre como evitar futuros entupimentos e até sinais de que talvez seja melhor chamar um profissional.
Neste artigo
- Como desentupir lava-loiça com sal
- Como desentupir lava-loiça com bicarbonato
- Dicas para manter a pia sem entupimentos
- Quando chamar um especialista para desentupir o lava-loiça
Como desentupir lava-loiça com sal
Certamente já ouviu falar do poder do sal para desentupir pias. A verdade é que desentupir lava-loiça com sal é extremamente eficaz, especialmente quando o problema é causado pela acumulação de resíduos mais leves.
Nestes casos, experimente usar sal grosso e água a ferver. Para isso, comece a esvaziar e secar a pia da cozinha. De seguida, ponha meia xícara de sal grosso no ralo - pode colocar diretamente. Posto isto, lentamente, vá despejando a água a ferver no ralo, de modo a dissolver os resíduos gordurosos que aí se encontram. Aguarde uns 15 minutos e abra a torneira da água quente e confirme se funcionou, se os seus canos estão desentupidos
Como desentupir lava-loiça com bicarbonato
Também o bicarbonato de sódio combinado com vinagre é outra solução clássica para tratar dos canos, limpando-os dos resíduos indesejados, com a vantagem que acaba também com os maus cheiros. Para isso, além do bicarbonato de sódio e vinagre branco, vai água a ferver.
Neste caso, o processo é muito semelhante ao de desentupir o lava-loiça com sal. Comece por limpar e secar bem a pia, removendo qualquer água acumulada. Depois coloque meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguida de xícara de vinagre branco por cima do bicarbonato. É naturalmente que a mistura destes dois elementos resulta numa reação efervescente - é sinal que a limpeza está a acontecer.
Neste caso, aguarde cerca de meia hora para dissolver todas as gorduras e detritos. Passado este tempo, despeje a água a ferver lentamente de modo a limpar os canos das impurezas soltas.
Dicas para manter a pia sem entupimentos
Se é como nós e também acha que prevenir é melhor que remediar, eis algumas dicas que lhe podem ajudam a evitar pias entupidas. Ora veja:
-
Evite despejar gordura pelo ralo da cozinha: Os óleos e gorduras solidificam nos canos, acabando por os bloquear. A melhor solução é reciclá-los, descartando-os nos recipientes apropriados.
-
Colocar um filtro para o ralo: Trata-se de um acessório de cozinha muito barato, mas muito útil, visto que impede que os restos de comida passem para os canos. Hoje em dia, tem-nos em varios modelos e níveis de sofisticação. Se é dos que tem “nojinho”, saiba que tem até opções práticas e descartáveis para evitar o contato ao mínimo.
-
Limpeza regular: Seja com sal ou bicarbonato, faça uma limpeza por mês aos seus canos. Semanalmente, aconselhamos-lhe a despejar água a ferver pelo ralo, limpando, assim, os canos dos restos que aí se vão acumulando.
-
Cuidado com os restos de alimentos: Não coloque os restos de comida na pia. Faça-o diretamente para o lixo.
Quando chamar um especialista para desentupir o lava-loiça
Apesar dos métodos caseiros para desentupir o lava-loiças que lhe apresentámos em cima funcionarem bem, há casos em que vai ser melhor chamar um especialista em canalização. Assim sendo, se está a passar por algum dos seguintes cenários, aconselhamos-lhe a contactar um canalizador:
-
Se não conseguir desentupir lava-loiças bicarbonato ou sal, é sinal de que há um bloqueio mais sério nos canos e deve ser revisto.
-
O mesmo se há um cheiro desagradável persistente. Há casos que só se resolvem com uma limpeza profissional.
-
Se os entupimentos continuam a ocorrer mesmo tendo vários cuidados, pode ser sinal que há um problema maior nos canos ou na estrutura da pia que pode até ter acontecido durante a instalação do lava-loiça.
-
O mesmo com os vazamentos. Ou seja, se a água começa a sair pela base do lava-loiça ou em áreas próximas, um técnico poderá diagnosticar e corrigir o problema.
Uma coisa é certa: resolver o problema logo no início, evitará danos maiores no futuro e, sobretudo, custos mais altos.