Transformar uma garagem num quarto pode ser uma excelente forma de aproveitar o espaço disponível e dar mais funcionalidade à casa. Em alguns casos, pode até ser uma boa forma de conseguir obter um rendimento extra, alugando este espaço. Seja como for, é necessário um planeamento cuidadoso, envolvendo ajustes estruturais, estéticos e até legais.
Neste artigo
- O que diz a lei em Portugal sobre a transformação de uma garagem num quarto?
- Que outros cuidados devo ter ao transformar a garagem?
- Ideias de decoração transformar a garagem num quarto acolhedor
O que diz a lei em Portugal sobre a transformação de uma garagem num quarto?
Em Portugal, a transformação de uma garagem num quarto é legalmente viável, desde que sejam cumpridos os parâmetros estabelecidos quer pelo Regime Jurídico da Urbanização, quer pela Edificação (RJUE) e pelo Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU). Com as alterações do "Simplex Urbanístico", este processo foi simplificado, permitindo que a alteração de uso de uma garagem para habitação seja efetuada mediante uma comunicação prévia à câmara municipal competente.
No entanto, note que para isso é fundamental assegurar que a garagem cumpre todas as normas estipuladas no RGEU. E isso inclui:
-
Dimensões mínimas;
-
Ventilação;
-
Iluminação e
-
Acessibilidade.
Nos casos em que a garagem está inserida num edifício em propriedade horizontal, pode ser necessária a autorização do condomínio para poder proceder à alteração de uso.
Assim sendo, antes de iniciar o processo de conversão, aconselhamos-lhe que consulte primeiro a câmara municipal da zona, de modo a obter informações específicas sobre os procedimentos e requisitos aplicáveis. Desta forma, pode garantir que cumpre todos os requisitos legais para levar a cabo esta transformação.
Que outros cuidados devo ter ao transformar a garagem?
Além do que referimos antes, mesmo que vá transformar a garagem para uso pessoal, aconselhamos-lhe também a fazer melhorias ao nível do isolamento térmico e acústico, uma vez que as garagens não são projetadas para acomodar pessoas.
O mesmo com o pavimento, cujo piso de concreto poderá ser substituído por um material mais adequado, como madeira, cerâmica ou vinil. No caso das paredes, revestimentos com drywall ou outro acabamento podem criar um ambiente mais acolhedor.
Ideias de decoração transformar a garagem num quarto acolhedor
A transformação da garagem abre diversas possibilidades de decoração criativa e funcional. Eis, então, algumas dicas de decoração para a nova garagem:
-
Opte por tons e cores claros e neutros nas paredes e no teto para criar a sensação de um espaço maior e mais iluminado contrariando, assim, o “aspecto” da garagem.
-
Lâmpadas, assim como candeeiros e luzes embutidas permitem iluminar o ambiente de forma aconchegante.
-
Opte por móveis multifuncionais para aproveitar melhor o espaço e ganhar também espaço de arrumação extra - camas com gaveta, sofás-cama, etc.
-
Tapetes são ótimos para delimitar áreas, além de oferecerem um bom conforto térmico.
-
As prateleiras abertas também são boas para definir espaços.
-
Use plantas de interior para trazer mais frescor e vida à garagem, tornando-a mais acolhedora.
-
Etc.
Com estas ideias, a sua garagem transformada vai virar num quarto funcional, mas também confortável, capaz de atender às suas necessidades e estilo de vida.