Uma divisão bem iluminada torna-se mais confortável de usar e muito mais apelativa, quando a noite chega. Mas se pensa que iluminar a casa é apenas colocar umas lâmpadas, saiba que existem coisas que deve ter em conta segundo a divisão para obter melhores resultados. Aliás, não é por acaso que melhorias na iluminação da cozinha se têm revelado uma grande tendência! Se quer saber mais sobre como iluminar a sua cozinha, estas dicas são para si.
Neste artigo
- Importância de iluminar a cozinha
- O que se pretende da iluminação de cozinha?
- Aposte em mais do que um ponto de luz
- Luz fria ou luz quente?
Importância de iluminar a cozinha
A nossa cozinha é um local de trabalho, até porque é nela que preparamos os alimentos, o que implica o uso de coisas como facas e fogões, que devem ser usadas com o devido cuidado. Nos espaços open space, é também um sítio de convívio entre a família ou os convidados. Assim, é muito importante garantir que esta divisão se encontra bem iluminada, especialmente nas zonas de trabalho, para prevenir acidentes enquanto prepara as suas refeições.
O que se pretende da iluminação de cozinha?
Acima de tudo, pretende-se uma iluminação funcional, até porque vai ter de lidar com facas, fogões e panelas. Portanto, comece com uma boa base, usando iluminação embutida no teto, de modo a que a luz chegue a toda a divisão sem impedimentos. Depois, pode apostar em iluminação específica, como candeeiros suspensos ou fitas led, para pontos específicos ou áreas de convívio, diferenciando assim as diferentes funções da sua cozinha de uma forma subtil. Mudar a iluminação da cozinha é uma renovação prática e que pode ser feita com pouco custo, mas verá que é lago que vai mudar completamente este ambiente!
Aposte em mais do que um ponto de luz
Procure usar mais do que um ponto de luz na sua cozinha. Um erro comum na iluminação deste ambiente é escolher apenas uma luz central, que se revela muitas vezes insuficiente. Isto porque vai criar mais sombras e dificultar a visão, o que se pode revelar especialmente frustrante numa zona de trabalho como a cozinha. Assim, use luz pontual em conjugação com a iluminação central. Esta luz pontual pode até vir sob a forma de spots de embutir ou fitas led nos armários, nas zonas onde costuma prepara os alimentos, permitindo-lhe assim iluminar essa área quando está em uso. Pense na iluminação como decoração e função, e verá que conseguirá melhores resultados!
Luz fria ou luz quente?
Normalmente, usamos a luz fria para áreas de grande circulação e de trabalho, como é o caso de corredores, cozinhas e casas de banho. A luz quente costuma ser reservada para espaços de descanso, como a sala de estar e o quarto. Assim, procure usar luz fria como pano de fundo da sua cozinha, escolhendo-a para coisas como a iluminação embutida. Depois, se quiser, pode usar luz quente no espaço de refeição e convívio. É claro que isto não é uma regra fixa, pelo que, se quiser, pode sempre usar luz quente na sua cozinha, caso goste mais da sensação criada por este tipo de luz.