Para manter a casa quente, existem alguns truques que pode usar no seu dia a dia. Verá que deste modo, acabará também por poupar na conta do aquecimento, mas também dos recursos.
E como existem vários tipos de aquecimento e recursos para manter a casa quente, vamos um a um, pode ser?
Neste artigo
- Aquecimento em casa (como poupar)
- Lareiras em casa
- Poupar com a salamandra
- Aquecedor a gás
- Outras dicas para manter a casa quente
Aquecimento em casa (como poupar)
Se tem aquecimento em casa, recordamos-lhe que as temperaturas consideradas aceitáveis - e recomendadas - são de 21ºC durante o dia e entre os 15 e os 18ºC durante a noite. Basta baixar um grau para conseguir uma poupança de 6% - ou mais - todos os meses, o que se traduzirá também numa conta mais leve.
- Evite ter o aquecimento ligado no máximo. Se anda de manga curta em casa no inverno, poderá facilmente baixar a temperatura e usar um casaco, não lhe parece?
- Outra funcionalidade útil é usar um temporizador, de modo a ligar o aquecimento mesmo quando não está em casa. Deste modo, 15 minutos antes de chegar a casa, pode activá-lo, evitando ter o aquecimento ligado quando não está ninguém em casa, só porque “a casa demora muito a aquecer". Se não tem esta funcionalidade, então, melhor do que desligar o aquecimento, é deixá-lo ligado, mas numa temperatura mais baixa.
- Lembre-se também que não é por ligar o termostato em temperaturas mais altas, que a divisão vai aquecer mais rapidamente. Não é assim que funciona. Para criar uma temperatura ambiente, o aquecimento precisa de tempo.
- Igualmente importante, é confirmar que o radiador e o termóstato estão a funcionar bem - sempre que necessário, chame um técnico. Ou, mais cedo ou mais tarde, pagará a conta! Também muito importante é que “os deixe” respirar. Ou seja, tê-los atrás de cortinas ou atrás dos móveis ou sofás, pode funcionar bem esteticamente; mas limita a funcionalidade, implicando um maior consumo de energia.
- E para terminar, uma dica bem básica: certifique-se de que tem portas e janelas isoladas para manter bem calor. Igualmente importante - e útil - é optar por umas portas e janelas isoladoras e que não contribuam para a perda de calor. Se não é o caso, uma vez feito o investimento na instalação do aquecimento, talvez faça também sentido instalar janelas.
Lareiras em casa
No caso da eficiência das lareiras, o maior segredo é a lenha. Opte por usar lenha seca e que tenha estado bem guardada e ventilada. Use também lenha nova, isto é: com menos de um ano. A lenha envelhecida não arde tão bem e dá origem a muito fumo, que acaba por se acumular na chaminé e não só.
- Na hora de fazer fogo, comece por um fogo pequeno. Só quando estiver mais vivo, é que deve colocar os pedaços maiores a arder. Deste modo, não desperdiçará lenha.
- Se ainda não fez a instalação da lareira, faça-o de forma estratégica. Ou seja, coloque-a num local central e, sobretudo, numa zona que use com frequência, para que possa tirar proveito da lareira. Opte também por uma lareira fechada, pois este tipo tem um melhor desempenho e aquece melhor o ambiente.
- Se tem uma lareira aberta, compre um painel traseiro para colocar na parte de trás da caixa de fogo. Este aparelho permite que o calor reflita no ambiente e não seja absorvido pelos tijolos.
- De todos os modos, invista num recuperador de calor. Graças a estes aparelhos é possível controlar a combustão hermética e, assim, aquecer o ambiente.
Poupar com a salamandra
Sabia que as salamandras estão entre os meios de aquecimento mais económicos? Ainda assim, existem algumas dicas que pode ter em conta e que lhe farão poupar em aquecimento, independentemente de ter uma salamandra a lenha ou a paletes, sem comprometer a temperatura da casa.
- Uma dica básica é desligar a salamandra uma hora antes de ir dormir ou sair de casa. Deste modo, usufrui da temperatura pagando menos.
- Também muito importante é assegurar que a recuperação do calor dos fumos está a ser bem utilizada, pois só assim o calor será bem distribuído e a eficiência assegurada.
- Também lhe aconselhamos a ir fazendo a manutenção periódica da salamandra. Isto vai-lhe evitar gastos maiores na conta e assegurar-se de que a eficiência se mantém.
Aquecedor a gás
Se tem um aquecedor a gás antigo, talvez seja hora de considerar por um mais moderno. Não só são mais seguros, como são também mais eficientes e muito mais leves. Aliás, a portabilidade é, sem dúvida, a maior vantagem de um aquecedor a gás.
- Ainda assim, arejar a divisão depois de usar um aquecedor a gás, continua a ser muito importante, de modo a livrar-se do monóxido de carbono acumulado.
- Se não está na divisão, desligue o aquecedor a gás - esta deveria ser a regra numero um. Utilize o aquecimento a gás, apenas quando está presente.
- Como já dissemos com outros tipos de aquecimento, a manutenção é muito importante se quer evitar problemas futuros e derrapagens ao fim do mês.
Outras dicas para manter a casa quente
Independentemente do tipo de aquecimento que usa, há dicas comuns que pode colocar em prática. Ora veja:
- Sempre que possível, aproveite o sol. Mesmo no inverno, o sol da hora de almoço costuma ser quente. Aproveite ao máximo, abrindo janelas, para aquecer a casa.
- Invista na instalação de janelas que não deixem nem o frio entrar, nem o calor sair. Isolar as janelas fará toda a diferença na hora de poupar energia.
- Além das janelas, também pode investir noutras obras de isolamento térmico.
- Objetos como tapetes, almofadas, mantas ou cortinados não servem apenas para decorar a casa. São também essenciais para manter a casa quentinha (e aconchegada).
- Prefira aquecedores amigos do ambiente. Por norma, os modelos mais recentes permitem uma maior eficiência energética. Encare esta compra como um investimento a longo prazo, já que quanto mais eficiente é um aparelho, menos energia precisa para desempenhar a sua função. E se menos gastar, menos vai pagar!
- Considere energias alternativas, como a instalação de painéis solares, de modo a substituir a energia elétrica.