Apesar de o nosso país ter um indicador de água segura de 98%, muitas pessoas preferem optar por usar purificadores de água, de modo a garantir que a água que bebem é efetivamente segura para consumo. Se não sabe bem como escolher o melhor purificador de água para o seu caso, deixamos-lhe alguns conselhos a ter em conta antes de tomar a sua decisão.
Neste artigo
- Tenha em conta o espaço que tem disponível
- Pense em aspetos técnicos
- Considere os critérios de qualidade do aparelho
- Quer um purificador que também refrigere a água?
- Veja os prazos para a troca do filtro
Tenha em conta o espaço que tem disponível
É um conselho simples e que parece óbvio, mas que muitas vezes nos passa ao lado. Antes de procurar um purificador de água para a sua casa, pense no espaço onde o vai instalar e o tipo de abastecimento que pretende. Por exemplo, pode colocar o purificador na parede, na bancada da pia ou em suportes. Também pode optar por um aparelho portátil, que pode ser colocado onde lhe for mais conveniente.
Pense em aspetos técnicos
Para alem de considerar o melhor local para colocar o seu purificador de água, verifique também certos aspetos técnicos antes de optar por um modelo. Por exemplo, certifique-se que a pressão de água no local de instalação é suficiente, para que o aparelho possa funcionar como é devido. Em caso de a pressão não ser suficiente, deverá instalar primeiro um pressurizador, e só depois poderá procurar o melhor purificador de água para a sua casa.
Considere os critérios de qualidade do aparelho
Existem diversas opções de purificadores de água no mercado, cada um com as suas caraterísticas. Mas, no geral, um bom purificador deverá protegê-lo de coisas como bactérias presentes na água, fazendo ao mesmo tempo a retenção de partículas sólidas (como a ferrugem das canalizações) e eliminado a presença de cloro na água. Um filtro que realize essas três coisas a um nível elevado vai garantir que a água que bebe tem mais qualidade.
Quer um purificador que também refrigere a água?
Existem alguns modelos de purificadores de água que contam com a função de refrigeração de água, algo útil se gosta da água fresca e não quer ocupar tanto espaço no frigorífico. No entanto, estas opções são mais caras e gastam energia, pelo que deverá considerar se se trata verdadeiramente de uma boa escolha para o seu lar. Se decidir avançar com a compra, garanta que o aparelho tem uma boa eficiência energética, para reduzir o consumo de luz.
Veja os prazos para a troca do filtro
A troca do filtro do seu purificador de água é fundamental para garantir a qualidade da filtração e que o aparelho faz o que é suposto. A maioria dos modelos deverá ter o seu filtro trocado a cada seis meses, mas alguns podem durar até um ano. Seja qual for o prazo, substitua sempre os filtros antigos por filtros novos. Não caia no erro de limpar o filtro antigo e colocá-lo de novo no aparelho, porque este não ficará a filtrar como devia.