Com a chegada da primavera começam os cuidados com o exterior da nossa casa, e especialmente com o relvado. Para o manter em condições, é necessário dar-lhe alguma atenção, e isso passa pelo uso de fertilizantes. Se não sabe como ou porque o deve utilizar, este artigo é para si:
Neste artigo
- Porque razão devo fertilizar o relvado?
- Fertilizante mineral ou orgânico?
- Quando devo fertilizar o relvado?
- O uso de fertilizante é obrigatório para ter um relvado bonito?
- Extra: Algumas dicas úteis
Porque razão devo fertilizar o relvado?
O fertilizante vai ajudar a manter o seu relvado forte e saudável, diminuindo a ocorrência de doenças e fungos que possam afetar a relva e deixá-la seca e sem vida. No entanto, deverá ter cuidado na escolha do fertilizante e na quantidade que coloca: demasiado e irá danificar o relvado! Em caso de dúvida, é sempre boa ideia contactar um profissional qualificado, que saberá não só o tipo de fertilizante a ser usado como a quantidade necessária para que este produza excelentes resultados.
Fertilizante mineral ou orgânico?
No que toca a fertilizantes, a escolha recai entre os orgânicos e os minerais. Ambos têm efeitos a longo prazo, mas a sua composição pode variar muito. Os fertilizantes minerais são ricos em azoto, fósforo e potássio, essenciais para manter as plantas saudáveis e com um ritmo de crescimento normal. Isto permite corrigir eventuais défices de minerais nas suas plantas. Já os fertilizantes orgânicos, como o composto ou os restos de comida, melhoram a estrutura do solo, mas devem ser usados com mais precaução, já que, em excesso ou colocados em demasiada profundidade podem danificar as raízes das plantas.
Quando devo fertilizar o relvado?
O seu relvado deve ser fertilizado no início da primavera, para potenciar o crescimento de plantas saudáveis, e no final do período de crescimento (ou seja, no fim de outono), para que a relva se mantenha em excelentes condições durante o período de inverno. Se o verão for muito seco e o seu relvado se estiver a ressentir, poderá também fertilizar no final desta estação. A aplicação do fertilizante deve ser feita após o corte da relva, para que fique em contacto com o solo mais rapidamente. Depois da aplicação do fertilizante, regue bem a relva para dissolver os compostos e deixar que estes atuem de forma mais eficaz.
O uso de fertilizante é obrigatório para ter um relvado bonito?
O uso de fertilizantes não é obrigatório para se ter uma relva mais bonita, já que um relvado saudável depende apenas da terra em que está semeado. Se a terra for saudável, tanto em termos de estrutura como de textura, e se tiver os nutrientes adequados, também a relva será mais resistente e vivaz. Os fertilizantes são compostos de uso opcional que aportam mais nutrientes à terra e em consequência à relva, particularmente recomendados em casos em que esta não é tão saudável como deveria.
Extra: Algumas dicas úteis
Veja aqui algumas das nossas dicas sobre fertilizantes e fertilização:
- Tente fertilizar apenas durante a época de crescimento do relvado (início da primavera ao final do outono). Se o fizer fora dessa época, criar-se-ão novos rebentos, que são mais delicados e menos resistentes à geada do inverno.
- Para evitar queimar a relva, escolha fertilizantes de libertação lenta, que contêm todos os nutrientes necessários mas que só os liberta de forma gradual e contínua durante um período de tempo mais prolongado.
- Algumas pessoas falam de fertilização mensal, mas isso não é necessário. Mesmo a relva menos nutrida irá precisar apenas de fertilização a cada 2/3 meses.
- Para um fertilizante orgânico e nutritivo, pode sempre usar a relva que cortou. Tem duas opções: ou a deixa onde está conforme a corta ou junta-a toda numa pilha, que servirá depois como compostagem para outras plantas.
- Evite regar em demasia a relva, já que isto diminui a concentração de nutrientes do solo e potencia o aparecimento de doenças e fungos prejudiciais ao relvado. Regra geral, a relva deve ser regada uma a duas vezes por semana.