Uma pintura decorativa pode ser uma forma de decorar a sua casa, já pensou nisso? É sem dúvida uma forma original e personalizada de decorar a casa e, a verdade, é que está cada vez mais em voga.
E se sente que não está à altura desta tarefa, afinal nem todos nascemos talentosos quando o assunto é o bom uso dos pincéis, saiba que hoje em dia vários pintores e até artistas fazem este tipo de trabalho por encomenda. Até porque além dos pincéis, pode considerar outras formas de arte, como o grafiti, por exemplo.
Uma coisa é certa, trata-se de uma técnica que está ao seu alcance, já que pode usar moldes e até desenhar antes.
Além disso, permite-lhe adoptar uma enorme variedade de cores, de texturas e de padrões. Além disso, bastante algumas tintas e pincéis. Ou seja, acaba por ser bem econômico. Esta versatilidade decorativa permite-lhe ainda adoptar esta técnica nas mais diferentes divisões da casa (seja no interior ou no exterior da casa), mas também adaptá-la em função do seu gosto e estilo decorativo, combinando bem com casas mais urbanas ou mais minimalistas.
Neste artigo, apresentamos-lhe algumas sugestões e decorações.
Neste artigo
Pintura decorativa nas paredes
Durante muito tempo, esta arte destacava-se sobretudo na decoração do quarto das crianças. Hoje em dia, começa a chegar a outras divisões e as pinturas decorativas estão mais em voga do que nunca. Ainda assim, quando falamos em pintura decorativa, recordamos-lhe que não tem de se traduzir apenas em desenhos de paisagens, elementos da natureza ou seres vivos. Há vários trabalhos de pintura que podem ser uma forma criativa de dar mais vida a um espaço. Falamos, por exemplo, de:
- Pintar apenas uma parede
- Uso de formas geométricas pintadas nas paredes
- Pintar apenas um troço da parede para dar seguimento à cama,
- Etc.
Também no exterior, as pinturas de murais podem ser uma forma criativa e única de decorar o exterior, seja da sua casa ou do seu edifício. Hoje em dia, inclusive, muitos são os espaços comerciais (como bares e restaurantes) que optam por esta estratégia, revelando-se numa forma criativa de chamar atenção para o seu negócio e, assim, atrair mais clientes.
Muito em voga está também o pedido de técnicas de pintura mais arrojadas, como é o caso das pinturas em 3D ou os murais esculpidos. Embora sejam mais comuns no exterior das casas, começam a ganhar popularidade no interior. Afinal, são uma forma criativa e única de decorar. Uma coisa é certa: não existirá uma como a sua!
De todos os modos, se se sentir confiante para se aventurar neste desafio em vez de chamar um profissional, não descure a importância de escolher boas tintas, de modo a assegurar uma boa proteção contra fungos e até resistência à água, com acabamentos antiderrapantes. Desta forma, contribuirá para uma maior vida útil do seu trabalho.
Mas se para si, pintar toda uma parede lhe parece um pouco demasiado, o que acha de apostar apenas em pequenos detalhes? Falamos, por exemplo, de um hall ou de um detalhe junto a uma janela. E, claro, pode sempre ser você a pintar os seus próprios quadros!
Pintura decorativa na mobilia
Esta é uma arte já antiga, com a pintura a ser usada para decorar peças de mobiliário de madeira, como mesas e cadeiras. Porém, é também comum ver cómodas, guarda-roupa e até aparadores. São sem dúvida uma forma de personalizar um mobiliário, dando-lhes um toque único.
Além da mobília, portas, janelas, molduras ou bancadas são também áreas apetecíveis e onde uma pintura decorativa pode fazer toda a diferença!
Se é um apaixonado pela restauração de móveis, a pintura decorativa dos móveis é algo em que pode investir. Mesmo que não seja o pintor mais criativo, pode recorrer a moldes e, assim, dar vida à sua arte.
Esperamos que vendo as nossas imagens se sinta inspirado. Se decidir melhorar a casa com a pintura decorativa, não se esqueça de partilhar o resultado final connosco. Adoramos apreciar um bom trabalho e temos a certeza de que pode ser uma boa fonte de inspiração para os outros utilizadores!