As lareiras têm algo que não pode ser imitado por qualquer outro sistema de aquecimento: magia. As chamas e a sua particular dança são hipnotizadoras ao mesmo tempo que criam um ambiente cálido e acolhedor inimitável. O problema é que nem todas as casas têm lareira, nem a possibilidade de instalar uma... mas nem tudo está perdido, de facto, temos uma boa notícia para quem quer aquecer a sua casa, enquanto admira o movimento das chamas: trata-se das lareiras de bioetanol. Vamos mostrar as suas características, vantagens e desvantagens!
Neste artigo
- Uma alternativa sustentável, limpa e inodora
- Não precisa de extrator de fumos
- Tem um alto poder calorífico
- Não precisam de manutenção
- São altamente decorativas
- Não são a opção mais adequada para aquecer toda a casa
- Preço e sustentabilidade
Uma alternativa sustentável, limpa e inodora
As lareiras de bioetanol, também conhecidas como biolareiras, são uma das alternativas mais ecológicas que existem no mercado, já que não produzem fumo nem geram resíduos. O álcool, o que as faz funcionar, é de origem vegetal e é produzido a partir da fermentação e posterior destilação de culturas como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho, o trigo, a cevada ou centeio.
A sua combustão é totalmente inodora, desde que se use um bioetanol de qualidade desnaturado a 96º. E além disso, pode adicionar algumas gotas de essência para perfumar o ambiente.
Não precisa de extrator de fumos
Esta é a principal vantagem para quem quer ter uma lareira em casa, mas não podem ou não querem ter que fazer nenhuma configuração adicional para a extração de fumos. As chaminés de bioetanol não precisam, como também não precisam de nenhum tipo de conexão. Basta colocar a lareira, onde quiser e pô-la em funcionamento.
Muitos modelos são móveis, de modo que até os pode mover e mudar de sítio sempre que quiser. Também se podem integrar na parede, mas para isso há que seguir as instruções e recomendações de cada fabricante.
Tem um alto poder calorífico
Ao queimar, o bioetanol liberta um alto poder calorífico. As 100% das calorias que emite permanecem na sala onde está em funcionamento sem o risco de perdas, já que ao não ter uma chaminé, não há escape. Neste sentido, há uma certa margem de poupança em relação a outros sistemas de aquecimento.
A duração da combustão depende da capacidade do depósito e da intensidade da chama. Os queimadores domésticos variam de 0,20 L/hora até 0,60 L/hora e em função da intensidade da chama, pode estar acesa entre 4 e 12 horas.
Não precisam de manutenção
Ao não gerar fumo nem cinzas, nem qualquer outro tipo de resíduo, a manutenção deste tipo de lareiras é praticamente nula. Basta encher o tanque de combustível e tirar o pó da estrutura, como se fosse qualquer outro móvel.
São altamente decorativas
Estas lareiras nasceram como fogos meramente decorativos. Foram colocados em espaços, casas ou estabelecimentos luxuosos, como objetos que traziam design e glamour. Mas aqueciam pouco. Foi o seu poder estético, o que levou os fabricantes a desenvolver mais a sua tecnologia até ao ponto que, hoje, são uma alternativa real a outros sistemas de aquecimento. E se observar bem, a grande maioria das imagens onde se veem lareiras de bioetanol, continuam a corresponder a habitações modernas e com design.
Não são a opção mais adequada para aquecer toda a casa
Com uma única lareira a bioetanol, dificilmente se pode aquecer uma moradia. É verdade que têm um alto poder calorífico, mas daí a que uma única lareira possa aquecer todas as divisões de uma casa, é complicado. A não ser que se trate de uma casa muito pequena ou de tipo loft.
Preço e sustentabilidade
De momento, o custo de produção do bioetanol é mais elevado do que o do petróleo. Por isso, nem toda a gente está disposta a mudar para este sistema de aquecimento. Por outro lado, para obter o bioetanol, sim, utilizam-se combustíveis fósseis, pelo que não é uma energia 100% ecológica.
Além disso, os ambientalistas acreditam que, em caso de crescer massivamente o seu consumo, há o risco de desflorestação e de substituição de culturas tradicionais por explorações que servem para produzir esta alternativa energética.
Que lhe pareceram as lareiras de bioetanol? Tem uma? Conte-nos a sua experiência!
há 6 anos
Parece muito interessante, mas não se sabe onde se pode adquirir o bioetanol nem o preço do combustível...
há 4 anos
Quanto é que pode custar esse tipo de lareira -
há 4 anos
Bom dia Sergio,
Obrigada por acompanhar nossas publicações e por enviar suas dúvidas para que possamos ajudá-lo. Vemos que no seu caso, será mais útil que outros usuários e profissionais possam lhe ajudar respondendo a essa pergunta. Em nossa web temos uma página dedicada a Perguntas aos Especialistas, onde poderá consultar qualquer dúvida relacionada ao setor de obras, reformas e arquitetura e as respostas serão muito mais rápidas:
perguntas.habitissimo.pt/remodelacoes
Cumprimentos,
Equipa habitissimo