Com a chegada de cada estação, todos devemos apostar numa limpeza bem profunda e pormenorizada, até porque ninguém quer entrar no novo ano com pó e sujeira acumulada!
Confira as 8 dicas de ouro para deixar a sua casa a brilhar e começar o ano de alma e casa renovadas!
Neste artigo
- Deixe para trás tudo o que não precisa
- Faça uma vistoria geral da casa
- Não deixe escapar nenhum centímetro
- Peça ajuda de profissionais
- Muita atenção às humidades
- Reforce a limpeza dos vidros
- Limpeza do colchão
- Lave todos os têxteis de casa
Deixe para trás tudo o que não precisa
Dê as boas vindas ao novo ano e à estação mais fria com uma certeza: de que a sua casa está bem limpa e organizada. O primeiro passo para isso acontecer é mesmo o de organizar, selecionar e descartar tudo aquilo que já não usa, não gosta, não quer, ou até mesmo que lhe traga más recordações. Lembre-se: há muita gente que daria muito melhor uso a coisas que estão guardadas na sua arrecadação há anos e anos….
Faça uma vistoria geral da casa
Um segundo passo que pode (e deve) tomar, é o de fazer uma vistoria global da sua casa em termos de necessidades de limpeza. Divisória a divisória, faça uma análise detalhada e quase milimétrica do que precisa: como estão as portas? E as frechas das persianas? Como estão os caixilhos das janelas? E as sanefas das paredes? Na entrada da estação nada deve ficar por identificar.
Não deixe escapar nenhum centímetro
Sim, esta é aquela altura do ano em que não basta aspirar à volta dos móveis e das cómodas. Há que arregaçar as mangas - e até aproveitar a ajuda de uma empresa profissional - e arrastar tudo e mais alguma coisa para garantir uma limpeza profunda. Remover tapetes, arrastar aparadores, camas e cómodas. Apesar de não vermos, a sujidade e poeira por trás do mobiliário podem ser bastante nocivos para quem lá vive, sobretudo se sofrer de problemas de alergias e afins.
Peça ajuda de profissionais
Identificadas as necessidades de limpeza, deixamos-lhe uma sugestão que , apesar de parecer a muitas pessoas uma perda de dinheiro, na verdade é um investimento com um retorno brutal! Para estas limpezas a fundo há que ser realista: não vai conseguir fazer tudo sozinho. Além de que não possui a maquinaria que uma empresa especializada no tema tem! Faça uma pesquisa de empresas especializadas em limpeza e peça diferentes orçamentos. E no fim, é só olhar em redor, sentir a frescura da casa dos pés à cabeça e verificar como é que uma equipa conseguiu num dia fazer o que lhe demoraria duas semanas a fazer.
Muita atenção às humidades
Inverno é sinónimo de frio e as pessoas associam o combate ao frio com as casas todas fechadas a sete chaves. Erro, grande erro! Sabe aquelas manchas de humidade e bolor que coincidentemente aparecem nesta altura do ano? Pois é, elas aparecem porque não está a arejar a casa se começa a haver muita condensação. É imprescindível que deixe a casa respirar e arejar - aproveite para o fazer quando não está ninguém em casa.
Reforce a limpeza dos vidros
Os vidros são dos nossos melhores amigos em casa; afinal, são eles que deixam que o tão adorado sol entre todos os dias no nosso ninho….e agora que o sol começa a ficar cada vez mais tímido e menos assíduo, esses mesmos vidros têm de estar impecáveis para garantir que todos os raioszinhos entram e ajudam a iluminar e aquecer o nosso lar! Mesmo que invisível ao olho humano, qualquer vestígio de poeira e sujidade nos vidros vai bloquear a entrada de luz em casa.
Limpeza do colchão
Para que tenha uma noite de sono de qualidade, é imprescindível que o local onde dorme esteja devidamente limpo e higienizado. E se formos a pensar na quantidade de resíduos de pele morta, suor e mesmo ácaros prejudiciais à saúde que os colchões acumulam vamos ficar assustados...aproveite o Inverno para fazer uma limpeza profunda ao colchão, idealmente com vapor. Chame uma empresa de limpeza de colchões ao domicílio e garanta assim que elimina os germes, vírus e bactérias a 100%.
Lave todos os têxteis de casa
Almofadas, mantas, colchas, fronhas, cortinas, capas de sofá...tudo, mas mesmo tudo o que se insira na categoria de têxtil de casa deve ser lavado na onda das limpezas de inverno. Praticamente todas as peças podem ser lavadas normalmente na sua máquina, mas, para os materiais mais sensíveis ou delicados (ex: peças de veludo ou seda), não arrisque e leve-as a limpar numa lavandaria para garantir a eficácia da limpeza sem danificar os materiais. Além de eliminar a sujidade que se vai entranhando nestas peças, ao lavar todos os têxteis, está também a higienizá-los e eliminar qualquer vestígio de ácaros e outros bichinhos indesejados.