É verdade que algumas pessoas depois do seu regresso das férias ficam "loucas" por fazer uma boa limpeza na casa. Trata-se de se livrar de tudo aquilo que não precisamos, que não usamos, mas que guardamos como se fosse um tesouro. Livros velhos, lembranças de viagens que ocupam espaço ou cadeiras e móveis em que habitualmente tropeçamos, mas não usamos. Identifica-se com algumas destas situações? Então aproveite o bom tempo e o bom humor para fazer uma limpeza em casa e deitar fora tudo aquilo que não é útil. Verá o bem que se vai sentir depois de o fazer.
Neste artigo
- Substitua as cadeiras da sala por um simples puff
- Decore com plantas pequenas ou ramos de flores
- Faça uma versão mini do hall
- Deite fora os utensílios que não usa, na cozinha
- Fora com revistas, ornamentos e plantas do quarto
- Coloca toda a roupa que tem no guarda-roupa?
- Organize de uma vez por todas os seus livros
Substitua as cadeiras da sala por um simples puff
Fazem-lhe mesmo falta as cadeiras da sala? Ainda não pensou no espaço que lhe roubam? Talvez seja o momento de as substituir por confortáveis puffs. Servirão para que seus convidados se possam sentar confortavelmente na sala, mas ocupam muito menos espaço. De fato, muitos puffs podem até ser arrumados por baixo da mesa da sala de estar, para que sejam retirados apenas quando são necessários.
Decore com plantas pequenas ou ramos de flores
Sejamos sinceros: a maioria de nós gosta de ter plantas em casa porque alegram a nossa casa e dão um toque muito natural em qualquer lar. Mas será que ter uma planta só por ter, especialmente em salas pequenas, faz sentido? É verdade que alegram a divisão, mas também ocupam espaço, sobretudo as que são de grande tamanho e em espaços reduzidos, e isso é a última coisa que queremos. Já ponderou mudar as plantas grandes da sala por um ramo de flores naturais, de vez em quando?
Faça uma versão mini do hall
Que um hall é um lugar da casa de onde podemos aproveitar bem o espaço e dar boa impressão a quem entra, é verdade. Mas em muitos lares, os seus proprietários preocupam-se mais a decorá-lo ao detalhe, do que a fazê-lo útil. Isso significa que às vezes encontramos grandes móveis, um sapateiro imenso ou um grande espelho pendurado na parede. E sim, é verdade que esteticamente fica muito bem, mas será que é realmente necessário tanto móvel? Ao decorar, lembre-se que menos é mais: umas simples prateleiras feitas de cabides e uma sapateira são mais que suficientes na maioria dos casos. Útil e prático.
Deite fora os utensílios que não usa, na cozinha
Não espere mais e entre em força, na cozinha, para fazer a limpeza. Abra todas as gavetas e comece a rever bem a louça, os talheres, os copos, xícaras... e essa grande quantidade de Tupperware que não têm tampa, de copos que são riscados, de taças que estão partidas, de pratos que estão lascados... reciclar é sempre a melhor ideia! Remova também, todos os utensílios que não usa, e deixe apenas o que realmente usa diariamente. Porquê esperar mais?
Fora com revistas, ornamentos e plantas do quarto
Quantas coisas tem, no quarto de que não necessita? De certeza que tem uma mesinha de cabeceira cheia de livros, uma cadeira para acumular a roupa de todo o dia e, às vezes, de toda a semana e plantas, quadros e enfeites que tudo o que fazem é tirar espaço e ser um estorvo. Porque é que não decide do que é que precisa exatamente no seu quarto, e se livra de tudo o que for supérfluo, que não utiliza e que o incomoda?
Coloca toda a roupa que tem no guarda-roupa?
De certeza que a resposta é: não. Por isso, o nosso conselho é que quando termine cada estação, aproveite para rever bem a roupa que tem no guarda-roupa e que faça, por fim, o esforço de se livrar de tudo aquilo que não usa mais. Camisas fora de moda, saias que já não servem ou acessórios que já há muito tempo que não usa... que lhe parece tudo isto? Chegou o momento de tirar do armário tudo o que for inútil e de o reorganizar com base no que realmente precisa e veste. O exercício nem sempre é fácil, mas é muito prático e libertador. Apetece-lhe por mãos à obra e contar-nos? Pode reciclar ou doar!
Organize de uma vez por todas os seus livros
Chegou o momento de se ver livre dos seus livros antigos, aqueles que já não vai ler ou já leu. Precisa de espaço para armazenar os novos exemplares que tem em espera, podendo para isso doar ou oferecer esses outros que já não necessita de ter em casa. É o momento de organizar a biblioteca da sala e fazer uma boa seleção dos que realmente vale a pena salvar e os que não!
há 6 anos
é fácil dizer para que nos desfaçamos das coisas principalmente roupa. mas se eu disser que já reciclei roupa com 10 anos?
livros ofereço todos os antigos e que já não leio. as revistas é que custam muito deitar fora, são tão caras…..