A procura do quadro perfeito para cada divisão é um estimulante exercício de criatividade! Para lhe ajudar, fomos falar com os nossos especialistas em decoração e anotamos todas as suas dicas. Aqui o nosso objetivo é ajudar-lhe a encontrar o melhor quadro para cada divisão. Ora veja!
Neste artigo
- Quadros para a entrada
- Quadros para a sala
- Quadros para a cozinha
- Quadros para o quarto
- Quadros para o quarto das crianças
- Quadros para a casa de banho
- Quadros para o escritório
Quadros para a entrada
Para entrada da casa, opte por um quadro ou vários quadros que lhe transmitam emoções positivas. No fundo, encare os quadros da entrada são como um item de boas-vindas!
Para tal, pode inclusive optar pendurar vários, seja de forma alinhada ou em modo aleatório e até com diferentes molduras, criando um efeito mais relaxado e despreocupado.
Há também quem goste de pendurar na entrada quadros com fotografias da família, celebrando desta forma a vida familiar dos que ali vivem.
Quadros para a sala
Uma vez que este é um espaço que usa com frequência aconselhamos-lhe a fazer uma escolha equilibrada e que seja pela cor, desenho ou forma. Enfim, opte por um quadro que não lhe canse demasiado.
Para esta divisão, quadros grandes e centrados com o sofá ou com o aparador são uma opção. Se tem o sofá encostado à parede, pode sempre aproveitar para a rechear de diferentes quadros, sejam eles todas da mesma forma ou mais assimétricos, mas sempre criando uma relação com o sofá.
Se tem uma lareira, a parte de cima é um bom local para colocar um quadro. Aqui aconselhamos-lhe a optar por algo que siga a linha do estilo da lareira, complementando-a!
Junto à mesa de jantar, pode sempre optar por uma peça grande, central e chamativa. Neste tipo de contexto, um quadro é uma boa forma de limitar um espaço, sem precisar de paredes. Alternativamente, pode também optar por vários quadros, criando um efeito de puzzle.
Quadros para a cozinha
No caso da cozinha, mais importante do que o conteúdo, interessa o material. Nesse sentido, os nossos especialistas recomendam que opte por materiais resistentes. Afinal, a humidade, a gordura, o vapor são elementos presentes em qualquer cozinha. Evite também colocar os quadros junto ao fogão ou da zona onde corta os alimentos, por exemplo. Por mais que limpe, não terá como evitar que se sujem!
Quadros para o quarto
Sendo este um espaço seu, a nossa pergunta é: de que gosta? Então, rodeie-se por aquilo que lhe transmite felicidade!
Todavia, não se esqueça que o quarto de dormir deve ser um espaço de relaxamento e tranquilidade. Nesse sentido, evite quadros com cores muito berrantes ou com imagens mais vivas que possam funcionar como estímulos na hora de dormir, acabando por obter o efeito oposto.
Se não quiser colocar os quadros na parede, pode sempre optar por os encostar à cabeceira da cama ou à mesa de cabeceira.
- TENDÊNCIA: Uma das grandes tendências de decoração da atualidade passa por pintar a parede do quatro atrás da cama, criando uma parede de destaque, com uma cor mais forte e aí pendurar os quadros. Uma alternativa original à pintura, será sempre aplicar papel de parede.
Quadros para o quarto das crianças
No caso dos quadros infantis, aconselhamos-lhe a optar por algo que estimule a imaginação e a criatividade dos mais novos.
Como, por norma, cada criança tende a ter algum tema da sua preferência, o melhor será escolher quadros para o quarto das crianças em função da sua temática favorita. Para se inspirar, deixamos-lhe algumas sugestões:
- dinossauros
- carros
- princesas
- animais
- o espaço
- etc.
Quadros para a casa de banho
Por ser um espaço mais informal, um quadro na casa de banho pode ser sempre mais… original e relaxado. Segundo os nossos especialistas de decoração, pode até ser um pouco provocatório! Também há quem goste de colocar quadros que sabe que farão rir os convidados (nas casas de banho sociais), apostando inclusive em divertidas mensagens.
Também aqui tenha atenção ao tipo de material, optando por algo que se adapte bem à humidade e ao vapor da casa de banho.
Quadros para o escritório
Muitos acham que um escritório pede quadros discretos e sóbrios. Existe até uma tendência para quadros a preto e branco.
Na nossa opinião, o seu escritório deve ser um reflexo de si. Se no seu caso, trabalha em casa e seja porque recebe clientes pessoalmente ou porque faz várias reuniões por vídeo-chamada, não se esqueça que tudo conta na hora de projectar uma certa imagem profissional. Nesse sentido, a escolha do quadro certo é, sem dúvida, um detalhe importante e que deve considerar atentamente!
E se no seu escritório há estantes, poderá sempre optar por colocar alguns quadros, misturando-os com livros e outros acessórios, para dar mais destaque ao espaço. Inclusive, aconselhamos-lhe a apostar em molduras de diferentes tamanhos para dar um toque mais dinâmico.