Na hora de escolher o piso para o chão de nossa casa, a nossa mente acaba por instantaneamente pensar em flutuante ou até taco, certo? Este artigo vai servir precisamente para lhe mostrar que existem outras soluções, menos prováveis mas igualmente indicadas para tornar a sua casa um lar cheio de charme e de classe. Acredite; o resultado ficará incrível!
Neste artigo
Resina epoxi
A resina epoxi é dos materiais mais recentes e também dos que mais tem crescido em termos de tendência. De aplicação fácil - desde que realizada por profissionais claro -, sem necessidade de remover o pavimento anterior, com uma versatilidade de cores e padrões praticamente infinita e extremamente higiénico e fácil de limpar, este tem sido, inclusivamente, uma escolha recorrente em ambientes hospitalares ou que necessitem de uma máxima limpeza e higienização. Se fizer uma pequena pesquisa na internet vai ficar assombrado com os resultados que é possível obter mediante a aplicação deste material - existem casas que imitam com resina epóxi pavimento de mármore carrara e fica lindo de morrer!
Microcimento
Ainda mais recente do que a resina epoxi é o microcimento, uma das últimas grandes tendências para revestir paredes e chão de forma simples, sem juntas e divisórias, e com um aspeto visual final de muito charme e modernidade. O microcimento pode ser aplicado tanto no interior como no exterior das casas, é muito resistente, apresenta um inúmero leque de opções cromáticas e é muito fácil de limpar, o que torna esta solução ideal para quem tem crianças e animais em casa.
Mármore ou pedra
Esta opção de piso para o chão lá de casa, apesar de não ser propriamente uma opção recente, acaba por não ser uma das mais escolhidas sobretudo por dois motivos: o preço - bastante elevado - e o facto de não ser o piso mais confortável do mundo - é mais frio do que o típico parquet e pode tornar-se bastante escorregadio. No entanto, pode ser uma boa opção para quem pretenda, por exemplo, criar um ambiente ‘uau’ para a entrada de uma casa.
Madeira
O pavimento em madeira será dos mais intemporais, mas a verdade é que é também daqueles que nunca passam de moda e que combinam com qualquer estilo decorativo! Sejam tábuas de madeira naturais, ripas ou simplesmente tacos deste mesmo material, não queira aplicar demasiados produtos e acabamentos: a madeira natural é uma das grandes tendências da atualidade e o resultado final resulta melhor se se assumir as imperfeições desta matéria-prima.
Vinil laminado
Por fim, uma sugestão mais consensual e mais standard, mas que é também uma boa escolha e que quando bem aplicada e bem escolhida se torna igualmente um dos pisos mais apaixonantes para o chão lá de casa. Sobre este tipo de piso, apenas um alerta: não escolha unicamente pelo preço, dado que as soluções mais ‘low cost’ neste tipo de material corresponde quase sempre a menor qualidade também. Assegure que a sua escolha permite manutenção e limpeza regulares e que o material é também impermeável.