Existem alguns cuidados com o linho que deve ter em conta. Como sabe, o linho é um tecido extremamente suave e versátil. Certamente, é também fan da sua textura fresca e leve. Tal só é possível, porque se trata de um tecido fibroso, fruto da separação das fibras lenhosas e das fibras têxteis do caule da planta de linho - sendo que são estas últimas as que são usadas na confecção de vestuário.
Mas além da nossa roupa, o linho é também muito usado nos têxteis de casa. Aliás, este é um tecido milenar, usado por várias culturas, seja em toalhas e cortinas.
Além de fresco, o linho carateriza-se também pela sua durabilidade e resistência, superando até tecidos como o algodão!
Contudo, tem também as suas desvantagens. Para começar, é um tecido bastante rugoso. Além disso, como é muito claro, as nódoas e manchas indesejadas representam sempre um problema maior. Por essa razão, há alguns cuidados com o linho que deverá ter em conta.
Veja também: Com qual frequência devo lavar os têxteis da casa?Neste artigo
Cuidados com o linho passo a passo
1. Como lavar o linho
Para começar, deve sempre separar as peças por cores, separe o branco do preto e também as coloridas. Caso contrário, corre o risco de as manchar. Se optar por usar a máquina de lavar roupa, opte por uma lavagem a seco. Alternativamente, pode sempre lavar à mão. Nesse caso, deve também lavar o linho com água fria.
Como referimos, o ideal - na máquina - será uma limpeza a seco, não devendo ultrapassar os 30 graus. Se é a primeira lavagem, a peça de linho poderá encolher um pouco mesmo na temperatura certa; mas depois deverá estabilizar. Já com temperaturas mais altas, encolher é mesmo garantido: o linho encolhe! Ainda na máquina, o ideal será optar por um programa mais ligeiro - recomendamos-lhe o que usa para peças mais delicadas, por exemplo.
Igualmente importante na hora de lavar o linho é evitar centrifugações elevadas, pois só vai conseguir engelhar mais o tecido.
Quanto ao detergente, use antes o líquido, pois com o em pó corre o risco de manchar o tecido.
No caso de manchar, deverá agir na hora para conseguir remover as nódoas no linho com eficácia. Nesses casos, passe logo com um pano, limpando a mancha e depois ponha na máquina ou lave à mão. Todavia, nada de esfregar, nem de movimentos frescos. Só fará com que o sujo se espalhe e ainda vai desgastar o tecido.
2. Como secar o linho
Quando tirar o linho da máquina, sacuda bem a peça. Igualmente útil é esticar bem o têxtil quando o pendurar para secar. Para esse efeito, pode sempre usar um cabide ou uma cruzeta para pendurar as peças de linho e, assim, evita os vincos. Vão sempre existir, mas acredite que serão bem menos assim e passar a ferro fica também mais fácil (e rápido!).
Se tem máquina de secar, não recomendamos o seu uso em peças de linho, pois acabam por engelhá-las e ainda mais e, devido às altas temperaturas, acabam também por danificar as fibras do tecido - e até de o encolher.
3. Como passar o linho ferro
Na hora de passar a ferro o linho, opte por fazê-lo quando as peças estão ainda húmidas e faça-o sempre pelo avesso. Para melhores resultados, o ferro a vapor será o seu maior aliado.
Outros cuidados a ter com o linho
Como pode ver, o linho requer algum cuidado especial. Porém à parte da sua limpeza, existem outras ações que podem contribuir para o seu bom estado, e durabilidade. Eis algumas dicas para cuidar do linho:
-
Guardar as peças em espaços arejados e secos
-
Evitar os armários e/ou gavetas húmidas
-
Evitar também espaços pequenos ou acabará por engelhar as peças, criando vincos difíceis de sair
-
Apesar das nossas dicas aqui serem bem genéricas e se adaptarem aos têxteis de linho e outros artigos, recorde-se que o ideal é ler sempre a etiqueta e seguir as recomendações do fabricante sobre os cuidados a ter