Dado que há cada vez mais proibições de certos tipos de veículos nas grandes cidades, é normal que muitas pessoas estejam a considerar comprar um carro elétrico e, no caso de optarem por eles, é mais do que aconselhável ter também um carregador de carro elétrico em casa devido à falta de infraestruturas públicas de carregamento que existem atualmente.
No entanto, é muito importante ter em conta o preço de um ponto de carregamento para carros elétricos antes de tomar esta decisão. Nesta ocasião, explicamos os requisitos para instalar um ponto de carregamento elétrico na garagem da sua casa ou na sua garagem comum.
Neste artigo
- Que regulamentos se aplicam à instalação de um carregador para automóveis elétricos?
- Fatores a considerar na instalação de um carregador para automóveis elétricos
Que regulamentos se aplicam à instalação de um carregador para automóveis elétricos?
Em Portugal, existe um guia, chamado Guia Técnico das Instalações Elétricas para Alimentação de Veículos Elétricos, que orienta as instalações deste equipamento no nosso país. Este regulamento, como deve ter adivinhado, apenas afeta os pontos de carregamento fixos e não os carregadores móveis para veículos elétricos. Dependendo do local onde este ponto de carregamento é instalado, os regulamentos indicam que existem certos requisitos ou outros. Vejamos quais são em cada caso.
Requisitos em habitações unifamiliares
A maioria das marcas que fabricam veículos elétricos costumam oferecer algumas promoções e ofertas para instalar um ponto de carregamento em casa. Além disso, o concessionário poderá orientá-lo sobre a instalação e o ponto de carregamento que melhor se adapta ao seu carro elétrico.
Por outro lado, é importante que estude bem qual o regime de instalação do ponto de carregamento para carros elétricos que mais lhe convém. No entanto, não é necessário instalar um ponto de carregamento e pode continuar a carregar o seu veículo em casa, mas podemos dizer-lhe que isso não é de todo aconselhável. Pode ligar o seu veículo elétrico diretamente a uma tomada doméstica convencional, que utiliza um conetor do tipo Schuko com uma ficha ligada à terra. Apesar disso, existe um grande inconveniente: o carregamento é efetuado a baixa potência e é menos seguro. Por conseguinte, seriam necessárias, no mínimo, oito horas para carregar completamente. Além disso, o consumo de eletricidade do carregamento do seu veículo estaria diretamente ligado ao contador em casa e, por conseguinte, o preço do carregamento dependerá do seu tipo de contrato e da sua companhia de eletricidade.
Requisitos em garagem partilhada
A única condição para instalar um ponto de carregamento para um veículo elétrico numa garagem partilhada é informar o condomínio. É tão simples quanto isso. Não é necessária a aprovação dos vizinhos e pode ser instalado sem qualquer impedimento, desde que sejam respeitadas as normas em vigor. Além disso, a lei estabelece o seguinte: o carregador deve ser instalado num espaço individual e é o proprietário que deve assumir os custos da instalação e do consumo de eletricidade. Apesar disso, o condomínio pode pedir que obtenha uma declaração do instalador em como tudo está instalado em conformidade com a lei.
Fatores a considerar na instalação de um carregador para automóveis elétricos
Estes são os fatores que deve ter em conta antes de instalar um carregador para automóveis elétricos em sua casa.
Local de instalação
A forma como a instalação é efetuada será condicionada, em grande medida, pela localização do contador e do lugar de estacionamento. Para além disso, existem obstáculos, como lajes ou paredes, que podem dificultar a instalação. Por isso, em função do percurso, será utilizado um determinado número de metros de cablagem.
Tipos de conectores
Os conectores mais utilizados são os conectores Schuko e Mennekes. Eis as diferenças entre os dois:
A instalação de uma tomada Schuko permite carregar no modo 1 ou no modo 2 com uma potência máxima de 2,3 quilowatts.
A tomada Mennekes foi concebida exclusivamente para veículos elétricos e permite o carregamento no modo 3 a 3,7 quilowatts.
Regra geral, a instalação das tomadas Schuko não foi concebida para suportar correntes de carga muito elevadas durante longos períodos de tempo, como é frequentemente o caso do carregamento de veículos elétricos, o que pode provocar problemas elétricos devido ao sobreaquecimento do cabo.
Modos de carregamento
Finalmente, precisamos de saber quais os modos de carregamento que podemos utilizar quando carregamos o nosso carro elétrico.
- Carregamento lento. O carregamento lento destina-se a ser utilizado em parques de estacionamento privados. Este tipo de carregamento é monofásico e é efetuado com uma tensão de 230 volts a um máximo de 3,7 quilowatts. Este carregamento é especialmente recomendado para pequenos veículos elétricos ou automóveis híbridos plug-in.
- Carregamento semi-rápido. Para beneficiar deste tipo de carregamento, é necessário dispor de um dispositivo denominado wallbox, que incorpora vários sistemas de proteção e é um modo de carregamento obrigatório nos pontos de carregamento públicos.
- Carregamento rápido. Este tipo de carregamento permite-nos recarregar até 70% da bateria em apenas 30 minutos. O conetor mais utilizado para este tipo de carregamento é o CHAdeMO, de origem japonesa. Por conseguinte, o veículo terá um conetor Tipo 1 ou Tipo 2, para além do conetor CHAdeMo ou CCS.
O modo 4 é considerado a partir de 50 quilowatts, e podemos distinguir entre carregamento super-rápido e ultrarrápido. No entanto, este último não é recomendado para carregar o veículo numa base diária, pois pode danificar a bateria. Ao contrário dos modos 1, 2 e 3, o modo 4 é DC e não é recomendado para garagens privadas devido ao seu elevado custo. Por conseguinte, os modos mais recomendados para as garagens de condomínios ou para as garagens das casas unifamiliares são os modos 2 e 3.
Como pode ver, os requisitos para instalar um ponto de carregamento para carros elétricos não são demasiados nem muito difíceis de cumprir. Lembre-se apenas de respeitar sempre os regulamentos para que a sua segurança e a de todos os outros não seja afetada.