Bye, bye tons frios, já dominaram os lares portugueses anos que cheguem. Envolve num abraço tons mais saturados, mais vivos, mais alegres; e mesmo cores serenas mas com alma. O rosa antigo, a cor de vinho, o beringela, o castanho chocolate, o amarelo ocre, o verde menta, vão irromper casas adentro neste início de década. Ah, e abre as portas à cor do ébano na decoração. Sem medos, sem preconceitos mas com equilíbrio.
Neste artigo
Sua excelência, o preto
De armários a pias, tintas a bancadas de cozinha, acabamentos a móveis, esta cor (que é a ausência dela), será uma grande malha em 2020 segundo os designers de interiores. Não tens de ser gótico para gostar de preto, opção que, como nenhuma outra, é um risco mas garante de sofisticação. Diminuir os espaços, ser triste, ou claustrofóbico, são rótulos que têm afastado os portugueses do preto mas, na verdade, se usado com parcimónia, e misturando cores contrastantes, pode ter um resultado fantástico.
O milenar rosa
Lentamente deixa-se o preconceito de ser visto como cor feminina, e, no ano que aí vem, será tendência assumida. O rosa velho e o rosa seco são elegantes e contemporâneos ao mesmo tempo. E funcionam tanto nas paredes, como em estofos e almofadas. Cor distinta, serena, nobre e relaxante o rosa antigo vai conquistar ao longo do próximo ano.
Tons de terra
2020 traz uma viagem ao mostarda, ao amarelo ocre, ao castanho e ao terracota, cores que, como raízes, ligarão a tua casa à natureza. Trarão aconchego aos espaços, com a vantagem de combinar com vários estilos de decoração.
Laranja melão
Alegria é o adjetivo que mais depressa se associa a esta cor jovial, enérgica e criativa a usar, sem medos, em tecidos e elementos decorativos.
Neo mint
Nome dado pelos gurus da decoração aos verdes água e pastel, um tom limpo e puro que, dizem os estudos, alia tecnologia à natureza. Fortíssima tendência, está prestes a trazer aos lares lusos calma, esperança e renovação - além de que é fácil de conjugar por ser harmoniosa. Para pintar paredes ou usar em apontamentos, como um vaso ou um conjunto de pratos.