Usar vidros interiores para dividir espaços é uma opção quando numa divisão se quer definir espaços, sem com isso comprometer o dinamismo e a fluidez da mesma. Além disso, o vidro tem ainda a vantagem de permitir que a luz flua naturalmente, o que é sempre vantajoso. No caso das casas, sobretudo nas cozinhas, ao poder usar o vidro interior para fechar o espaço, consegue assegurar que os cheiros não passam, isolando odores. E falando em isolamento, não podemos deixar as vantagens do vidro enquanto isoladores térmicos e acústicos.
No entanto, recordamos-lhe que além dos ambientes domésticos, o uso de vidros interiores são uma opção comum nas lojas e nos escritórios, por exemplo. Afinal, conseguem assegurar e manter alguma privacidade, ao mesmo tempo que passam uma mensagem de transparência e confiança à restante equipa que se encontra de fora.
Assim sendo, de seguida damos-lhe a conhecer os diversos tipos de vidros para interiores que existem e até - esperamos - dar-lhe alguma inspiração!
Neste artigo
- As divisórias de vidro com moldura
- Divisórias de vidro temperado
- Divisórias de vidro laminado
- Divisórias de vidro canelado
- Inspirações para usar o vidro na divisão de espaços
- Um toque de modernidade
As divisórias de vidro com moldura
Trata-se de uma opção muito elegante e em que nada retira o minimalismo do vidro. Nestes casos, são usadas molduras para envolver o vidro. Para estas molduras, os materiais mais usados são o alumínio ou o aço inoxidável e elas existem não apenas por uma questão de estilo. Existem também porque ao envolver o vidro, conferem-lhe uma maior estabilidade e resistência.
Nesta linha, são também comuns as divisórias todas em vidro (e só com a moldura) ou combinadas com outro material.
Divisórias de vidro temperado
Em boa verdade, esta opção não é tão comum em interiores, ainda assim pode ser considerada. É que por ser aquecido e resfriado muito rapidamente, este tipo de vidro revela-se ainda mais resistente, seja a possíveis quebras ou outros impactos. Por isso, é commumente usado para o exterior, de modo a prevenir possíveis acidentes ou choques, por exemplo.
Divisórias de vidro laminado
Por ser composto por camadas de vidro intercaladas com camadas de plástico, o vidro laminado revela-se bastante resistente, inclusive contra impactos mais intensos. Além disso, é um excelente aliado para quem procura opções de isolamento acústico, já que reduz consideravelmente o ruído. Outra vantagem a destacar é a alta proteção contra raios ultravioleta que oferece. Obviamente no interior, esta característica pode parecer secundária. Porém, em casas onde o sol bate com intensidade, pode ser uma mais-valia, visto que a forte incidência solar pode contribuir para o desgaste do pavimento, assim como dos têxteis e outros objetos, como os livros, quadros, etc.
Divisórias de vidro canelado
Este tipo de vidro, não limita a passagem de luz, mas devido à sua textura, impede que se veja do outro lado. Ou seja, não é totalmente transparente. Desta forma, proporciona alguma privacidade nas diferentes zonas sem comprometer a passagem da luz.
Inspirações para usar o vidro na divisão de espaços
Agora que já conhece os principais tipos de vidro para interiores, aqui ficam alguns usos e ideias onde este pode ser usado.
- Para separar o fogão do resto;
- Criar uma divisão para separar a cozinha e a área de serviço;
- “Fechar” de alguma forma a cozinha, contribuindo também para que os cheiros não se propaguem pelo resto da casa;
- Nas escadas;
- Delimitar a zona do duche na casa de banho;
- Conseguir alguma privacidade, em zonas como o escritório;
- No hall, definir as várias zonas (sala, escadas, cabides da roupa, etc.);
- Estantes
- Etc.
Um toque de modernidade
Gostou destas nossas ideias? Use os vidros interiores para dar um toque mais moderno à sua casa! Use os exemplos que aqui demos para se inspirar!