Truques para reparar estofos de pele
Tem um sofá ou uma cadeira de pele com mau aspecto? Confira os nossos truques para reparar estofos de pele e dar-lhes um aspecto mais cuidado - como novos!
- Estofos em pele: o que causa avarias e cuidados a ter
- Como reparar estofos de pele
- Outros cuidados a ter com estofos de pele
Estofos em pele: o que causa avarias e cuidados a ter
As causas das avarias em estofos de pele são muitas, sobretudo nas zonas de maior fricção, onde tocamos com mais força e frequência, a pele acaba por ganhar uma aparência mais gasta e lastimável. Além disso, há ainda a sujidade que se entranha nas costuras e a descoloração natural, resultado do uso e próprio passar do tempo - e por norma, quanto mais claros os estofos, mais notório é o desgaste.
Sabemos bem que, nada como uns estofos de pele arranjados para dar uma aparência mais vistosa e cuidada, não importa se a um sofá ou a um cadeirão. E se no seu carro, os assentos tem também estofos de pele, saiba que estas nossas dicas também se aplicam nesse contexto.

Como reparar estofos de pele
Ainda antes de chamar um especialista em estofar, saiba que existem alguns truques caseiros que pode aplicar, de modo a obter um bom resultado.
- Passo 1: A limpeza do estofo de pele
Para começar, para limpar estofos de pele saiba que as toalhitas (por exemplo, as que usamos nas crianças) podem ser um bom aliado. Aliás, tenha-as sempre à mão sempre que algo se derramar, pois tendem a ser bem eficientes quando se quer obter uma limpeza imediata.
Já para uma limpeza mais profunda, opte por usar limpadores de couro adequados. Opte por produtos com acção desengordurantes - ou compre um à parte - para limpar mais a fundo.
Na hora de secar, deixe a pele secar ao ar livre e respeite o seu tempo. Se tiver pressa, recomendamos-lhe uma limpeza a quente para acelerar o processo.
- Passo 2: O reparo do estofo de pele
Posto isto, agora que tem os estofos limpos, é hora de falar da reparação dos estofos de pele.
Comece por lixar os estofos. Depois de cortar um sub-remendo, deverá inseri-lo por dentro, colando-o também por dentro - use uma cola apropriada, para evitar manchas e uma esponja ou um pincel para a espalhar. Para tratar das fendas, o processo é muito similar: corte a zona danificada e use um remendo.
Para tapar tudo, use uma massa reparadora apropriada e uniformize toda a zona tratada.
Pode ainda aproveitar para dar uma nova cor aos estofos, pintando-os. Para esta tarefa, recomendamos-lhe o uso de tintas prontas a usar, pois não necessitam de diluição.

Outros cuidados a ter com estofos de pele
Como de qualquer outro material, uma limpeza frequente é essencial. E, para este trabalho, opte por produtos de limpeza de PH neutro, evitando os outros, mais ácidos e corrosivos. Se não tiver nada, use apenas água. Para uma higiene mais cuidada, o sabão azul e branco é outro aliado. Uma vez limpe, ou deixe secar ou passe com um pano seco.
Porém para a sua longevidade, uma limpeza só não basta. Além de limpar ácaros e fungos, é também muito importante nutrir e hidratar os materiais. Só desta forma, poderá manter a elasticidade e o vigor iniciais.
Aliás, as rachas que costumam surgir, assim como as fissuras estão precisamente relacionadas com a desidratação dos estofos. No mínimo, por ano, deverá aplicar produtos nutritivos nos estofos pelo menos duas vezes.
Um último conselho é optar pela impermeabilização dos estofos de pele. As impermeabilizações dão uma maior resistência aos materiais e facilitam muito na hora da limpeza. Logo, para estofos de uso intenso ou quando há crianças e animais por perto - ou utilizadores mais desastrados nas redondezas - são um investimento que acaba por valer muito a pena!
