Proteger a casa do calor é a missão por estes dias! Certamente também já notou como, de repente, chegou o verão e os dias ficaram bem mais quentes! Com as alterações climáticas, esta observação passará a facto na nossa vida. Por isso, se proteger do calor, assim como à sua casa é algo que deve ter em conta.
A pensar nisso reunimos aqui outras ideias, ora veja:
Neste artigo
- 1. Pérgolas e toldos
- 2. Chapéu de sol
- 3. A sombra de um jardim
- 4. Janelas novas para proteger do sol
- 5. O interior também importa - assim como a decoração
- 6. Iluminação
1. Pérgolas e toldos
Na hora de proteger a casa do calor, nada melhor do que sombra! E quando não há sombra, temos de a… instalar, certo? Assim sendo, opte pela instalação de pérgolas no exterior da sua casa. Seja em madeira, alumínio ou até em betão, as pérgolas são uma excelente alternativa para criar um espaço exterior agradável. Alternativamente, pode antes optar antes pela instalação de toldos, sendo que pode escolher pelos horizontais, mas também verticais, retráteis, etc.
2. Chapéu de sol
Contudo, se procura uma opção mais prática - e mais barata - nada como um chapéu de sol. Recordamos-lhe que hoje em dia, encontra não só vários tipos de chapéus, no que toca a tamanho, mas também na forma como a sua base está montada, de modo a obter mais estabilidade.
Opte por chapéus de sol de tecidos resistentes e que filtrem bem os raios UV. Caso contrário, a sua protecção contra o calor será quase nula.
3. A sombra de um jardim
Se procura proteger a casa do calor, de forma natural, nada melhor do que a construção de um jardim em casa. Além da sombra, será uma fonte rica em oxigénio e ar puro. E - temos a certeza - rapidamente passará a ser o seu espaço favorito da casa!
Planeie o seu jardim ao pormenor, de modo a optimizar o seu espaço exterior, aproveitando cada cantinho. Para isso, além das opções mais tradicionais, como sebes e canteiros, tem outras ideias de jardim nas quais se pode inspirar, como a criação de um jardim vertical, um jardim de estilo japonês ou com plantas tropicais e até a construção de uma horta! E se não tem espaço exterior, o que lhe parece um jardim
4. Janelas novas para proteger do sol
Para proteger do calor e manter o seu interior mais fresco, verá que vale a pena investir numas janelas novas para a casa. Para isso, opte pela instalação de janelas com corte térmico, de modo a repelir o calor do exterior. Recordamos-lhe que este tipo de janela é um grande aliado nos dias quentes e também nos mais frios, visto que repelem também o frio nos dias de inverno.
Se vive numa zona ruidosa, opte por janelas que lhe assegurem um melhor desempenho acústico, abafando os ruídos do exterior.
5. O interior também importa - assim como a decoração
Para uma casa mais fresca, nada melhor do que optar por uma pintura interior com cores claras - para repelir o calor, o branco é mesmo a cor ideal, uma vez que não absorve tanto as altas temperaturas. Aliás, o branco faz precisamente o oposto e reflecte o calor.
Ter plantas dentro de casa também ajuda a oxigenar. E, para criar sombras, pendure plantas na vertical - acredite, fará muita diferença! Igualmente útil é optar por têxteis de materiais leves e fluidos.
Depois há ainda aspectos mais estruturais, relacionados com as próprias paredes. Sabia, por exemplo, que paredes de tijolo são melhores na hora de combater o calor? Se é fan de uma decoração mais urbana, aqui fica a dica! Da mesma forma, também um chão de madeira ou de tijoleira podem ser boas ideias.
6. Iluminação
Outra dica incrível para arrefecer a casa é trocar as lâmpadas. Neste caso, a nossa dica é instalar iluminação LED na casa. Este tipo de iluminação aquece muito menos, evitando o sobreaquecimento da divisão onde se encontra. Além disso, energeticamente falando, é muito mais eficiente o que apresenta uma dupla vantagem: para o meio ambiente e, claro, para a sua carteira.
Ainda quanto à iluminação, a dica básica para uma casa mais fresca é: sempre que possível, mantenha-a desligada.