Neste artigo
- #1 Regue com frequência
- #2 Evite encharcar a terra
- #3 Proteja as raízes do calor
- #4 Ponha as plantas num local fresco
- #5 Coloque telas de proteção
- #6 Não deixe vasos no chão
- #7 Colha frutos e ervas aromáticas
- #8 Retire ervas daninhas
- #9 Faça podas nesta época
- #10 Adubos e fertilizantes
#1 Regue com frequência
Este é um dos passos mais importantes para que o seu jardim ou planta de vaso se mantenha saudável durante a época de calor. Se tiver relva no jardim, regue-a todos os dias, de preferência de manhã bem cedo ou ao fim da tarde, para que a água não evapore e o risco de pragas e doenças seja diminuído. No caso de plantas, tente regar de 2 em 2 dias, podendo fazê-lo antes se vir que a terra já está seca. Se as suas plantações estiverem em vasos de barro, talvez precisem de rega ainda mais frequente para estarem saudáveis, por isso esteja sempre atento à terra.
#2 Evite encharcar a terra
Apesar de ter de regar com frequência durante o verão, evite ao máximo regar em demasia, a ponto de deixar os seus vasos encharcados de água. Isto porque este excesso de água é um grande perigo para plantas, especialmente quando em vasos, já que a humidade apodrece as raízes e pode provocar a morte da planta. Aproveite e melhore a drenagem do vaso, através de buracos no fundo deste e usando gravilha ou argila no fundo do vaso. E regue só o necessário!
#3 Proteja as raízes do calor
Ao aplicar coberturas vegetais nos seus vasos ou jardineiras, conseguirá manter a humidade durante mais tempo, diminuindo assim a necessidade de regas tão frequentes e protegendo as raízes das suas plantas do calor. Para isso, pode usar materiais orgânicos, como cascas de pinheiro ou palha, ou materiais inorgânicos, como gravilha ou areia mais grossa. As coberturas inorgânicas são permanentes e muito decorativas, sendo muito usadas atualmente. No entanto, as coberturas orgânicas, apesar de não permanentes, convertem-se em nutrientes para as suas plantas.
#4 Ponha as plantas num local fresco
A exposição direta aos raios solares de forma prolongada pode matar as suas plantas. Para evitar isso, coloque-as num local mais fresco. Pode também colocar as suas plantas de interior no jardim, num local com mais sombra, para as proteger do ar interior quando este está muito quente ou quando liga o ar condicionado. Para mover vasos mais pesados, não se esqueça de usar um método de transporte estável e com resistência.
#5 Coloque telas de proteção
No caso das suas plantas de exterior, uma boa forma de se evitar que o calor incida diretamente sobre as plantas é a colocação de telas de proteção. Dessa forma, o sol não vai aquecer as plantas de forma tão rápida, podendo até a tela evitar que muitas das suas plantas morram devido ao excesso de calor. Pode colocar estas telas sobre uma grande área, se tiver muitas plantas, ou num local mais pequeno, no caso de ter poucas plantas no exterior.
#6 Não deixe vasos no chão
Não deixe os seus vasos em contacto direto com o chão, para que as suas plantas não absorvam o calor do solo pelas raízes. É comum pensar-se que os pratos que se colocam debaixo dos vasos servem apenas como reservatório caso escorra água da terra, evitando que o ambiente em volta se suje. Apesar de essa ser uma função muito útil, estes pratos têm outra função: evitar que o vaso fique em contacto direto com o chão e absorva o calor do solo.
#7 Colha frutos e ervas aromáticas
Ao cortar as flores secas, está a estimular a produção de novas flores. O mesmo vale para os frutos, que devem ser colhidos antes que apodreçam para estimular o nascimento de novos frutos e até para evitar a proliferação de doenças e pragas graças ao apodrecimento dos frutos. Como no verão existe também uma grande abundância de ervas aromáticas, aproveite e colha algumas, armazenando-as para meses mais frios e mantendo assim as suas plantas saudáveis.
#8 Retire ervas daninhas
Outra dica importante para manter o seu jardim saudável é a remoção de ervas daninhas, com mondas e sachas ocasionais. Se não tem muito tempo de cuidar do seu jardim e não deseja ou não pode pagar a um profissional para o fazer, pode sempre colocar uma cobertura orgânica ou inorgânica, já que assim as ervas daninhas vão desaparecer de uma vez sem grande esforço!
#9 Faça podas nesta época
Podar o seu jardim no verão vai permitir que as suas plantas e flores cresçam da forma que pretende, evitando assim que se tornem invasoras e lançando as bases para uma melhor floração no ano seguinte. Assim, aproveite o verão e pode trepadeiras, para que não se enrolem sobre si mesmas, corte roseiras e também outros tipos de arbusto de crescimento rápido. Se as suas sebes são floridas, corte-as apenas no final da floração, eliminado alguns ramos secos e flores enquanto essa altura não chega. Se forem verdes, poderá podá-las quando quiser para que mantenham a forma. Pode também as suas árvores de fruto nesta altura.
#10 Adubos e fertilizantes
As regas frequentes e o próprio calor podem tornar mais pobre a qualidade do seu substrato. Por isso, fertilize as suas plantas nesta altura, especialmente aquelas que estiverem em vasos e canteiros. Apenas tem que retirar a camada superficial de substrato e colocar lá substrato novo misturado com um pouco de adubo. Pode também adubar as plantas que estão em crescimento ou que não estejam a renovar as flores, para um pequeno incentivo extra.
há 5 anos
Adorei, foi elucidativo! Obrigada