Neste artigo
- #As plantas mais seguras e as mais perigosas
- #Os melhores sítios para as ter
- # O meu amigo de 4 patas mastigou uma planta, e agora?
- # Plantas, animais em casa e os estragos
#As plantas mais seguras e as mais perigosas
Muitas plantas que normalmente temos em casa, como jarros, violetas ou lírios, podem-se revelar tóxicas para os nossos melhores amigos, caso sejam ingestas. Evite problemas maiores como infecções oculares, dermatológicas ou digestivas recomendamos uma atenção redobrada no momento de adquirir novas plantas e dê preferência a plantas aromáticas como gengibre, alecrim, hortelã ou tomilho. Evite mesmo - para além das já mencionadas - coroa-de-cristo, rícino, Espada de São Jorge ou Avenca, estas revelam-se perigosas.
#Os melhores sítios para as ter
Mesmo com algumas plantas que podem ser consumidas pelos nossos animais, atenção e cuidado para a saúde deles nunca é demais. Por isso, recomendamos que as mantenha em sítios altos e difíceis de alcançar, especialmente por gatos e dê preferência a lugares por onde os seus animais não circulam, algum quarto, escritório ou sala por exemplo. Sem esquecer, que geralmente as plantas precisam de lugares com luz para manterem-se saudáveis.
# O meu amigo de 4 patas mastigou uma planta, e agora?
Caso o seu animal tenha ingerido ou contactado com alguma planta considerada tóxica, recomendamos tenha em atenção a todos os sintomas: falta de apetite, vômitos ou diarreia e que leve de imediato ao veterinário habitual ou um hospital veterinário, para que possa analisar o caso e trata-lo da melhor forma. Evite dar outro tipo de alimentos para limpar o estômago qualquer tratamento caseiro que tenha conhecimento, recorra de imediato a um profissional de saúde veterinária, visto que conseguiram fazer todos os procedimentos necessários para ajudar.
# Plantas, animais em casa e os estragos
Para que possa ter tanto plantas como animais em casa, sem causar problemas ou estragos maiores, recomendamos que prefira as plantas mais resistentes com folhas e caules mais grossos.
Caso tenha um jardim ou varanda com plantas, pode sempre optar por criar um jardim vertical ou em caso de jardim horizontal, colocar cercas para evitar a aproximação dos nossos amigos de quatro patas.
Lembramos que apesar de puder ter em casa, várias plantas não tóxicas, é de evitar que os seus animais as comam, visto que quando consumidas em excesso podem provocar mal estar ao animal.
E os animais na sua casa, como se comportam com as plantas? Têm mais dicas para partilhar?