Com mobília suspensa, com um bonito papel de parede, desafiando a gravidade ou mesmo no vão de uma escada... Temos procurado 10 quartos muito pequenos que merecem um 10 no estilo, ordem, mas sobretudo no encanto. Porque ter pouco espaço não significa ter um espaço mal aproveitado. Não perca o TOP TEN dos quartos muito pequenos!
Neste artigo
- #1. Sob o mar
- #2 A seus pés
- #3 Sonhando alto
- #4 Olhando para a parede
- #5 Se não couber de largura, fica ao alto
- #6 Um fundo de armário
- #7 Mais branco não se consegue
- #8 Sair da cortina
- #9 Num tom campestre
- #10 Ainda mais difícil
#1. Sob o mar
Quando temos espaço suficiente podemos dar-nos ao luxo de fazer muitas coisas, mas quando ele é escasso, então é quando pode puxar pela mente para obter o melhor. Este quarto parece-nos excelente, pois apesar de ser pequeno, está perfeitamente bem resolvido.
Sem mesas clássicas, apenas com uma cómoda perfeita para guardar e outra auxiliar para colocar alguma coisa. Repare na ausência de cabeceira, para ampliar o espaço. O que há no seu lugar? Um belo papel de parede, foto-mural ou lenço situado a meia altura, sobre uma simples ripa de madeira. Aponte esta ideia, porque dá sempre resultados nota 10!
#2 A seus pés
Neste outro quarto, também se renunciou à cabeceira tradicional. Aqui, é ocupado o espaço usando ripas de madeira. Por sua vez, esse espaço é ganho por um roupeiro de encastrado, perfeitamente integrado graças à cor (o branco multiplica) e o acabamento semi-brilhante potencia toda a luz que entra pela janela do fundo.
Lembre-se de que com que fiquem pelo menos 50 cm nos pés da cama, será o suficiente para facilitar a passagem e não dar a sensação de túnel.
#3 Sonhando alto
Outro exemplo digno de pertencer à lista. Os loft estão na moda e com eles, este tipo de quartos para sonhar nas alturas. Tem vários encantos, este quarto. Mas, acima de tudo, é muito bom pela escolha correta da parede e chão em madeira e pelo acerto de não usar uma cama com colchão de molas tradicional. No seu lugar, um sistema de armazenamento extra, que com certeza é imprescindível, numa casa com poucos metros. Veja como todas as luzes são focos que apontam para cima? Não é por acaso, isso amplia, ainda mais, a sensação de altura e profundidade.
#4 Olhando para a parede
Vale a pena, não é muito pequena, tem um tamanho razoável. Mas não queremos que se fixe no espaço ao redor da cama, mas sim na ótima escolha de materiais e cores que fazem com que pareça ainda maior. Por um lado, a parede de ladrilho à vista, mas pintada de branco. Se a tiver, não se acanhe em mostrá-la, é uma tendência! Se não tiver, não acontece nada, porque existem imitações muito boas (em papel de parede, plaquetas de PVC ou até vinil). As almofadas dão altura à cama sem precisar de cabeceira. A mobília é simples, mantida ao mínimo e pintada de branco, com o chão em madeira clara. Entende porque nos conquistou?
#5 Se não couber de largura, fica ao alto
Agora, vamos desafiar os metros existentes com um quarto super mini e, além disso, estreito, mas com abundante luz natural. Consegue ver a cama ao centro, com um nicho criada para ela. E um móvel suspenso de parte a parte, para se manter na vertical, sob o que integraram 4 focos de luz pontual. Certamente, sem esse espelho com o que cobriram o buraco, não seria tão extraordinário. Se o seu quarto é semelhante; o Feng Shui pode ser a opção ideal (esta prática milenária não recomenda colocar móveis sobre a cabeça para equilibrar). Ainda assim, é um quarto espetacular.
#6 Um fundo de armário
Mais ou menos a mesma situação que a anterior, mas resolvida de outra forma. Em quartos deste tipo, com janela para um lado (enorme, por sinal) e um espaço longo e estreito, pode funcionar muito bem, colocar um guarda-roupa ou closet ao fundo, e em frente a cama; o resto para armazenamento. Damos a nota 10 por ter integrado perfeitamente o armário ao fundo, assim como todos os módulos suspensos da parede contígua. A ter em conta o acerto das 3 cores usadas. Branco, castanho e verde. Vital, jovem e otimista!
#7 Mais branco não se consegue
Que não vos engane o branco, porque ele esconde esse poder. Na realidade, a divisão é pequena, mas a uniformidade da cor e a escassez de móveis aumentam a sensação de espaço em um quarto pequeno. Fique com o detalhe de fazer uma parede e tetos com detalhes mais trabalhados. E também com o original candeeiro, muito artesanal. Entre tanto branco, o rosa claro é a cereja no topo do bolo, perfeita para pequenos apontamentos. Está lá, mas camuflou-se muito bem!
#8 Sair da cortina
Também num espaço difícil, mas além disso, com a agravante de ter que compartilhar a localização, com a sala de estar ou com outra área comum da casa. Este quarto entra na lista dos melhores, por não desperdiçar nem um centímetro. Aproveita-se até ao último centímetro, em toda a parede da cabeceira (com quadrados ou box e prateleiras suspensas, para guardar tudo o que é necessário), mas também na base da cama ou na mesa auxiliar. A cor preta, delimita perfeitamente o espaço dedicado ao descanso e a simples cortina, permite-o fechar. Simples, mas muito bem conseguido! Volta-se a repetir o trio de cores. Agora o trio é: branco, preto e carvalho.
#9 Num tom campestre
Cativou-nos o coração. Um quarto muito pequeno, mas extremamente romântico. Como é que conseguiram num espaço tão mini? Pois, basicamente, estudando bem os materiais e cores que iriam usar. A total protagonista é a paleta de cores escolhidas, em tons creme e pastel. E os detalhes decorativos, que complementam tudo na perfeição. Mini, sim, mas também bucólico, campestre e delicado!
#10 Ainda mais difícil
E, finalmente, o campeão dos campeões, no que se refere a espaços impossíveis. Não havia espaço para nada, nem de um lado nem do outro da cama. E, além disso, a disposição das janelas, não deixava mais remédio que localizar a cama como a podem ver. Como resolveram a sua decoração? Colocando uma cama pequena, de tamanho apropriado, e uma pequena mesa de apoio. O cabide rústico em madeira ajuda a compor o espaço. Reconhecemos a dificuldade de decorar um espaço tão mini e com aquela janela, por isso, fica com a nota máxima!
Que lhe pareceram estes quartos reduzidos? Ficou com alguma ideia para decorar quartos pequenos? Já nos dirá nos comentários...
há 6 anos
Adorei...5 estelas