É daqueles elementos que se faltar numa casa, parece que lhe falta também alma, vida! Os livros são um legado simultaneamente material e imaterial, que além da riqueza natural, aportam um grande valor estético ao espaço onde se situam. A questão que aqui impera é a seguinte: como organizar os livros lá em casa? Na sala, no escritório ou no quarto? Em estantes ou prateleiras? E a resposta é: todas as opções anteriores! Tudo depende do seu estilo e gosto pessoal e, claro está, das características e espaço disponível na sua casa.
Para se inspirar, vamos deixar-lhe 10 ideias de como organizar os seus livros em casa. E não deixe de ter uns exemplares em casa, por mais tecnologia que surja. Afinal, não há nada como o cheiro e folhear do papel!
Neste artigo
- 1. Organização tradicional
- 2. Aproveitamento de escada
- 3. Expor os livros na zona social
- 4. Organizar em estantes
- 5. Organização minimalista
- 6. Elegância máxima
- 7. Tenha atenção ao ambiente em redor
- 8. Organize bem os livros
- 9. Não esqueça o sentido prático da arrumação
- 10. Conjugue com peças de decoração
1. Organização tradicional
Se a sua casa o permitir - ou seja, se tiver espaço suficiente para tal - não deixe de montar a ‘típica’ biblioteca, com tudo a que ela tem direito: móveis mais tradicionais, estantes de cima abaixo carregados de bons livros, sofás bem confortáveis para uma tarde de leitura e, claro, uma secretaria com luz direcionada para um estudo mais profundo. A verdade é esta: mais nenhum sítio tem uma magia tão grande quanto uma biblioteca, seja doméstica ou pública.
2. Aproveitamento de escada
Quer experimentar um dois em um? Então, que tal fazer um aproveitamento de espaço através da criação de uma biblioteca? Para quem tem escadas interiores em casa esta é uma excelente opção: experimente fazer pequenas prateleiras ou nichos por baixo das escadas e disponha as obras ao longo dos mesmos. Se quiser caprichar um pouco mais, pode equacionar investir num sistema de prateleiras extraíveis para ser mais fácil chegar aos livros. Neste tipo de opção deve apenas ter em conta que as necessidades de cuidados de limpeza se tornam muito mais sensíveis.
3. Expor os livros na zona social
Tem uma casa mais pequena? Não se preocupe, pois não é por isso que terá de abdicar de uma biblioteca ou de um sistema de organização de livros em sua casa. Assuma o facto e traga as suas obras de eleição para a zona social de sua casa! Afinal, eles podem até transformar-se em excelentes temas de conversa e são objetos dos quais se deve orgulhar e expor.
4. Organizar em estantes
Se não gosta muito de arriscar em termos de cor de parede mas ainda assim queria criar um bom contraste de decoração, aposte em prateleiras mais arrojadas para lá organizar os livros em casa. E não se esqueça de deixar os livros de páginas terrosas virados para fora! Além de ajudarem a chamar a atenção para a estante, ainda conseguem criar um ambiente romântico e mágico no espaço.
5. Organização minimalista
No caso de preferir tendências minimalistas, não tenha receio de destacar poucos livros em cada uma das prateleiras ou estantes. O que deve sim é escolher aqueles livros que realmente valem a pena serem expostos e mostrados e dar-lhes o devido destaque - pode até expô-los com a capa para a frente.
6. Elegância máxima
Uma outra forma de organizar os livros em casa passa por escolher um móvel cheio de classe para os colocar. Só aí já está a ganhar pontos em termos de decoração! Escolha uma peça de mobiliário de que goste realmente e que seja relativamente única. Depois, é só deixar os livros falarem por si! Ah, e não se esqueça de os organizar de uma forma harmoniosa no que a tamanhos diz respeito.
7. Tenha atenção ao ambiente em redor
Para conseguir atingir o alvo no que toca a decoração e organização dos livros lá de casa, existem algumas condicionantes que deve ter em conta. Uma das mais importantes tem a ver com o estilo decorativo e ambiente das diferentes divisórias - a personalidade da estante deve estar de acordo com o ambiente. Quer isto dizer que, no caso de colocar a biblioteca na sala de estar, deve integrá-la num espaço assumidamente social; já no caso de se tratar de um escritório, talvez possa tornar o ambiente mais clássico e tradicional.
8. Organize bem os livros
Além da preocupação de ter ideias para expor os livros em sua casa, deve também ter em atenção à forma como os organiza. Se tiver, por exemplo, uma biblioteca com mais de 250 exemplares, não vai querer andar meia hora à procura de um título em específico, certo? Para os organizar, pode adotar vários critérios: há quem goste de os organizar por tema, outros por ordem alfabética de autores ou ainda por ordem alfabética mas de títulos. Depois, dentro de um destes critérios, pode também agrupá-los por tamanho - mantendo tudo proporcional aos olhos.
9. Não esqueça o sentido prático da arrumação
Além de todas as organizações possíveis referidas anteriormente, pode ainda ter em conta o sentido prático da sua utilização. Queremos com isto dizer que pode organizar visualmente a composição da estante de acordo com o grau de utilização que faz dos seus livros. Nesse sentido, os livros que já leu e que não planeia utilizar tão cedo - mas que também não pretende descartar de todo - devem ficar posicionados mais no alto. Falamos dos clássicos, dos preferidos! Por oposição, os que são mais utilizados devem ficar mais à altura dos olhos e ao alcance das mãos - dicionários, manuais, livros de receitas ou de estudo são alguns exemplos.
10. Conjugue com peças de decoração
Por fim, uma dica extra de como organizar os livros em casa: traga riqueza e diversidade ao espaço e conjugue os livros com peças decorativas! Sejam peças de família, itens que lhe tragam recordações ou até mesmo uma ou outra pequena planta, qualquer uma das opções será um bom aporte a esta composição.
há 4 anos
Ideias excelentes, para viver em harmonia com a casa.