Escolher o colchão é o tipo de compra que tem de ser vista como um investimento, olhando a longo prazo. Nesse sentido, escolher a cama também não pode ser visto de forma muito diferente. Mas vamos por partes e para lhe ajudar a fazer uma boa escolha - e investimento - partilhamos consigo algumas dicas.
Até porque se acorda com dores de corpo, de mau humor ou a sentir-se cansado(a) é porque chegou a hora de mudar de colchão - e de cama!
Neste artigo
Dicas para escolher o colchão
Se passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir, convém que seja “em bom”. Contudo, na hora de escolher o melhor colchão, não se fie apenas na primeira impressão! Num primeiro impacto, todos adoramos um colchão fofinho! Mas verá que, na prática, para uma boa noite de sono, este tipo de colchão está longe de ser a melhor opção. Assim sendo, confira os nossos conselhos para comprar um colchão de sonho:
-
Distribuição uniforme do peso para que todo o corpo seja devidamente suportado.
-
Se transpira muito, talvez queira considerar um colchão de espuma, pois é um material que ventila bem - é também muito resistente. Para pessoas com problemas respiratórios (como asma) e até alergias, o ideal será um colchão de látex, que pode sempre combinar com uma capa antiácaros. Estes colchões adaptam-se muito bem ao corpo, acabando por ser bastante ergonômicos. Todavia, podem ser muito quentes no verão. Relativamente aos colchões de molas, estes são mais adaptáveis. E se o seu parceiro se mexe muito, este tipo de colchão é perfeito, pois fará com que quase não sinta enquanto dorme!
-
Experimente sempre antes de o comprar.
E, uma vez, comprado o colchão é muito importante que o ponha a arejar com frequência, por causa da humidade. Para evitar que se vá deformando, o ideal será que o vá virando pelo menos uma vez por mês.
Dicas para escolher a cama
Agora que já sabe tudo o que precisa para comprar o melhor colchão, passemos à cama! Para pessoas muito altas, muitas vezes a única solução é fazer uma cama por medida. Só assim irá assegurar que consegue uma cama do tamanho que realmente necessita.
Já nos outros casos, aconselhamos-lhe a escolher uma cama que sirva para si, mas que não seja demasiado grande para o quarto em questão. Obviamente que num quarto, a cama é a peça central. Contudo, uma cama demasiado grande poderá acabar por tornar o quarto demasiado pequeno comprometendo a sua harmonia e fluidez.
Depois, também poderá optar por uma cama que venha com alguns extras de arrumação. Hoje em dia, escolher camas com um depósito na sua base é cada vez mais comum, sendo um espaço extra de organização ideal para roupa de cama, almofadas e muito mais.
Já esteticamente, é mesmo uma questão de gosto. E se não encontrar nada que lhe agrade, pode sempre comprar um estrado para o colchão e depois fazer a sua própria cabeceira. Gostou desta ideia? Então, confira as nossas dicas sobre como fazer uma cabeceira de cama.