A decoração usando apenas tons neutros, apesar de não o parecer, apresenta os seus desafios. Afinal, há que se criar um ambiente com vida e personalidade, e não um espaço aborrecido e sensaborão. Mas não se preocupe - se está a pensar usar tons neutros na decoração da sua casa, nós damos uma ajuda!
Neste artigo
- Mas antes disso, o que são tons neutros?
- Objetos como pontos focais
- Harmonia entre as cores neutras
- Cores neutras iluminam o ambiente
- Procure dar destaque a uma cor
- Aposte em diferentes texturas e materiais
Mas antes disso, o que são tons neutros?
Uma cor neutra é uma cor que pode ser combinada com todas as outras, sem contrastar demasiado com estas. São tons suaves, úteis na decoração e que, por essas características, são intemporais. Não criam choques visuais, não competem pela atenção do olhar, e permitem que os toques de cores mais fortes que escolher se destaquem verdadeiramente da restante decoração, criando assim ambientes equilibrados no seu lar.
As cores neutras são o branco (a mais usada), o bege, e o cinzento. Também se podem incluir nesta categoria certos tons de preto e de azul, assim como as chamadas cores pastel. Assim, se procura criar uma decoração agradável e que lhe permite alterar os tons de destaque ao longo do tempo, sem que para isso tenha que alterar os tons base da decoração, a escolha por cores neutras é a melhor opção para si.
Objetos como pontos focais
Uma das grandes vantagens das cores neutras é que tornam os espaços mais sofisticados e com um aspeto mais clássico, o que serve como pano de fundo perfeito para qualquer tipo de decoração, como acessórios ou obras de arte, sejam elas mais coloridas ou igualmente neutras (mas com algum destaque). Dessa forma, torna-se mais fácil jogar com os pontos de interesse visual que quer ter no espaço, usando esses objetos, sem necessidade de estes estarem a concorrer com as atenções das paredes e de peças coloridas maiores.
Harmonia entre as cores neutras
Em teoria, poder-se-iam usar quase todos os tons neutros juntos no mesmo espaço, já que estes não competiriam entre si. No entanto, demasiadas cores podem tornar a divisão demasiado chamativa, mesmo que recorrendo a neutros. Assim, os especialistas recomendam que se usem sempre até três tons diferentes. Privilegie a harmonia entre as cores e procure destacar uma cor em relação às outras, para que a divisão não se torne monótona.
Cores neutras iluminam o ambiente
Uma das melhores formas de iluminar as diferentes divisões da casa é usando tons neutros claros, que ajudam a refletir a luz natural que vem das janelas, criando assim um espaço mais agradável e convidativo. As cores neutras claras ajudam também a criar amplitude visual, o que é perfeito em espaços pequenos. Lembre-se que, quanto mais escuros forem os tons suados na decoração, mais potente terá que ser a iluminação, para que as divisões não pareçam sombrias.
Procure dar destaque a uma cor
Geralmente, quem usa tons neutros na decoração costuma escolher uma cor mais chamativa para destaque, como o azul ou o amarelo. Mas pode (e deve) criar o mesmo efeito usando só tons neutros. Afinal, existem diversas cores consideradas neutras por onde pode escolher, como o castanho, o branco, bege, cinza e até cores pastel. Ao escolher as cores da divisão, procure optar por tonalidades que não entrem em competição visual, nem tonalidades demasiado semelhantes entre si, sob pena de não ter uma decoração apelativa visualmente.
Aposte
em diferentes texturas e materiais
Uma boa forma de tornar a decoração com tons neutros mais interessante é apostando em texturas e materiais diferentes, fazendo um mix. Dessa forma, consegue deixar o ambiente ainda mais apelativo e confortável, tanto visualmente como ao toque. Assim, opte por materiais como a madeira, o linho, o algodão ou a juta. Combine com algumas plantas e terá uma decoração vencedora!