Ter um negócio é algo que lhe consome algum tempo, entre fazer os serviços que tem em mãos e conseguir novos clientes. Mas esta última tarefa nem sempre é fácil… se está com alguma dificuldade em conseguir novos trabalhos e clientes, talvez possa estar a cometer algum destes 5 erros comuns. Dizemos-lhe aqui quais são e como os corrigir:
Neste artigo
- Demorar a fazer o primeiro contacto
- Não dar uma resposta rápida ao cliente
- Não cumprir promessas
- Não ser profissional
- Não estar disponível para tirar dúvidas
Demorar a fazer o primeiro contacto
Muitas vezes, um cliente pode dar-lhe a sua informação de
contacto, para que possam falar sobre um projeto ou ideia que este tem em
mente. Mas pode acontecer que você nem sempre tenha tempo para contactar o
cliente atempadamente, e isso pode levar a que este cliente em potencial vá
procurar a sua concorrência.
Para evitar que isto aconteça, mantenha o trabalho o mais
organizado possível. Reserve um pouco do seu tempo todos os dias (ou todas as
semanas, conforme o que lhe der mais jeito) para contactar pessoas interessadas
nos seus serviços.
Não dar uma resposta rápida ao cliente
Este ponto liga-se na perfeição com o último. Quando alguém
o contacta, procura na maioria das vezes uma estimativa de quanto os seus
serviços lhe vão custar. Mas para dar uma resposta o mais acertada possível a
um pedido de orçamento, precisa de ter em conta o que realmente seria preciso
fazer no serviço e os materiais que seriam usados.
A solução para apresentar os orçamentos de forma rápida é
ter uma tabela com todos os custos dos seus serviços. Depois, reserve algum
tempo todas as semanas para tratar da criação dos orçamentos para os
interessados. Recorrendo à tabela, torna-se mais fácil fazer as contas e apresentar
valores corretos aos clientes de forma atempada.
Não cumprir promessas
É natural que coisas como “amanhã passo por lá” ou “até ao
fim do mês, isto fica pronto” nos saiam da boca quando conversamos com alguém,
mas isto só deve ser dito se realmente puder cumprir. Imprevistos acontecem,
como é óbvio, mas se todos os dias algo o impede de cumprir a sua promessa,
terá de reavaliar o seu negócio.
A solução? Organize bem o seu tempo e os prazos que tem a
cumprir. Apenas faça uma promessa se estiver certo de a poder cumprir. Se realmente
não puder cumprir o que disse, avise o cliente atempadamente, para que este não
crie expectativas, e diga-lhe o porquê de não poder fazer o que disse, especialmente
se a promessa que fez foi relativamente à conclusão de um projeto.
Não ser profissional
Ser profissional significa tratar os clientes com o respeito
que lhes é devido, ouvindo-os e oferecendo as melhores soluções para o seu
caso. Um bom profissional sabe muito sobre a sua área de negócios e é capaz de
dar resposta aos clientes que vêm ter com ele, de forma educada e calma.
Isto não significa que tem de andar sempre bem vestido ou
adotar uma postura mais distante. Os clientes gostam de ter alguma
familiaridade consigo, mas isso não significa usar linguagem inapropriada ou
discutir de forma acesa com um cliente quando este tiver alguma questão ou
alteração a fazer.
Não estar disponível para tirar dúvidas
É normal que, antes de começarem um projeto, os clientes
tenham dúvidas. Afinal, eles não estão por dentro da área como você, nem sabem
o que é preciso fazer para chegar ao resultado final que têm em mente. Essa é a
sua especialidade.
Por isso, é importante que se lembre que as pessoas recorrem
a si por uma razão: o seu profissionalismo e experiência. Tirar dúvidas é uma
boa forma de demonstrar conhecimentos, ajudar o cliente a ter uma ideia mais
correta do que vai ser feito e garantir que este sente total segurança ao entregar-lhe
o projeto.