Por vezes, o tempo pode parecer que não passa, e sentimos necessidade de fazer alguma coisa para nos entretermos e nos sentirmos úteis. Uma boa ideia nestas alturas é fazer pequenos projetos de remodelação da casa, usando coisas que já tenha guardadas ou usando coisas que pode mandar vir de uma loja online. Veja aqui as nossas ideias:
Neste artigo
- #1 Pinte as paredes
- #2 Uma nova vida aos seus móveis
- #3 Envernize as madeiras
- #4 Crie uma parede de molduras
- #5 Crie um jardim de ervas simples
#1 Pinte as paredes
Muitas pessoas têm latas de tinta por casa, que ainda estão em perfeitas condições e podem por isso ser usadas novamente. Pode aproveitar essa tinta e dar uma nova demão às paredes da sua casa, para lhe dar um ar fresco, ou pode criar uma parede de destaque na sala ou noutra divisão com essa tinta. Caso tenha rolos ainda em bom estado, use-os, caso contrário, pode encomendá-los facilmente numa loja online. Para não manchar o chão, use lonas ou cartões que tenha por casa – assim, todos os salpicos caem nessa superfície e não mancha o seu chão. Não se esqueça de remover todos os móveis mais pequenos da divisão antes de começar a pintar e cobrir os maiores com uma lona. E siga sempre as instruções que constam da lata de tinta, para saber como a usar e ter assim melhores resultados.
#2 Uma nova vida aos seus
móveis
Tem um móvel antigo que ainda está em bom estado, mas não tem um aspeto bonito? A solução é simples: dê-lhe uma nova vida! Lixe-o e pinte-o, e verá que conseguirá um móvel que parece novo. Muitas das coisas que precisa pode já ter por casa, como lixas e tinta, mas mesmo que não as tenha, esses materiais podem ser facilmente encontrados em lojas online. Antes de começar a remodelar o móvel, coloque-o sobre uma superfície coberta com uma lona ou com pedaços de cartão, para evitar sujar o seu chão com respingos da tinta que usar. Certifique-se de que lixa bem toda a superfície do móvel, removendo os resíduos quando acabar, e deixe que a tinta seque bem entre demãos. Siga as instruções dadas pelo fabricante para conseguir resultados excelentes.
#3 Envernize as madeiras
O chão de madeira deve ser envernizado regularmente, bem como peças de mobília deste material, mas por falta de tempo, podem-se passar anos sem isso acontecer. Uma boa camada de verniz ajuda a proteger a madeira e a aumentar a longevidade das peças, mantendo-as em excelentes condições por muitos mais anos. Assim, pode aproveitar para fazer este trabalho, usando lixas, pincéis ou rolos e um verniz da cor apropriada. Existem vários tipos de verniz, cada um com características diferentes, pelo que deverá pesquisar bem qual é o melhor, caso não o tenha em casa. O primeiro passo é lixar muito bem a madeira, limpando todos os resíduos quando terminar. Depois, usando um pincel (ou rolo, caso a superfície seja maior), espalhe bem o verniz. Regra geral, deve passar duas demãos, deixando secar bem entre elas.
#4 Crie uma parede de
molduras
Quem já se apaixonou por uma parede de molduras que viu no Pinterest que levante a mão. É possível criar decorações incríveis e muito personalizadas usando molduras com fotografias ou pinturas que sejam do nosso agrado. Escolha as imagens que quer ter na sua parede e coloque-as nas molduras (se não as tiver, pode comprá-las online). Antes de as pendurar no local, corte alguns pedaços de cartão ou de papel vegetal no formato da moldura. Faça diferentes combinações na parede usando estas folhas, e assim conseguirá perceber qual é o design que mais lhe agrada. Depois, é só pendurar as molduras no local certo, garantindo que ficam bem direitas e seguras. Se não quer usar pregos (ou não os pode usar), pode encontrar já pregos adesivos, que são colados à parede e podem ser removidos facilmente.
#5 Crie um jardim de ervas
simples
O sonho de muitos amantes da culinária é terem um jardim de ervas aromáticas na sua cozinha. Se sempre quis ter um, mas nunca o fez por achar que era um investimento demasiado elevado, temos boas notícias! Com recipientes que tem por casa, como garrafas de plástico recicladas, consegue criar um bonito jardim vertical onde pode plantar as suas ervas aromáticas preferidas. Use fio para unir as diferentes garrafas e pendure tudo num local à sua escolha. Apenas terá de garantir que as ervas recebem luz suficiente (mas sem terem luz solar direta). Plante espécies com necessidades semelhantes de luminosidade e de hidratação na mesma fila, para lhe facilitar o trabalho e para garantir que as suas plantas estão sempre saudáveis.
Gostou das nossas ideias?
Que outras ideias tem para projetos criativos fáceis de fazer? Diga-nos nos
comentários!