Saber como gerir um projeto de construção é o caminho perfeito para poupar tempo e dinheiro - e recursos! Imprevistos podem sempre acontecer, por isso compete-lhe a si fazer uma boa gestão para evitar que o dano seja ainda maior. E se há coisas que vai aprendendo com a experiência e com o tempo, há outras nas quais pode começar já a trabalhar. Confira, então, as nossas dicas.
Neste artigo
- 1. Planear, planear e planear - inclusive os imprevistos
- 2. Comunicação: a chave do sucesso
- 3. Gestão financeira da obra
- 4. A importância de trabalhar com uma boa equipa
- 5. Acompanhamento da obra
1. Planear, planear e planear - inclusive os imprevistos
Seja qual for o o tipo de obra - novas construções, reparações, remodelações, etc. - um bom planeamento é essencial. Faça listas, anote datas, enfim: anote tudo aquilo que precisa, confirmando com profissionais habilitados sobre tudo o que é preciso - desde dias para concretizar o projecto, materiais, custos, número de trabalhadores necessários, etc.
Depois de listar todos os projetos, faça um planeamento com um calendário realista, Afinal, antes de pintar as paredes, vai com certeza querer consertar os canos, certo?
Na criação do cronograma da obra, considere também possíveis imprevistos (desde demoras dos fornecedores às alterações climatéricas) para que o seu plano seja o mais realista possível. Caso contrário, tal pode implicar muita frustração (sua e dos clientes), mas também gastos extras, seja com materiais, seja com mão de obra.
2. Comunicação: a chave do sucesso
Um bom plano permitir-lhe-á delegar tarefas e contornar imprevistos. Mas, para funcionar, é importante trabalhar bem no fluxo de comunicação com os que colaboram consigo. Deixe claro quais são os objetivos e como pretende que o trabalho seja feito. Partilhe a cronologia do trabalho para que fique claro a importância de tudo ser feito de forma ordenada.
Todavia, não se esqueça: nenhuma boa comunicação fica completa sem a capacidade de escutar. Por isso, ouça - e considere - também a opinião e experiência dos que trabalham consigo/para si.
3. Gestão financeira da obra
Sejamos honestos aqui: para qualquer profissional a questão económica e o lucro é essencial. Contudo, como certamente a experiência já lhe demonstrou isso, não vale a pena sacrificar um trabalho de qualidade em função de algo (seja o material ou o profissional) mais barato. Na hora de gerir uma construção, o barato acaba por sair muitas vezes mais caro, como bem sabe.
Tal não significa que deva descurar o controlo dos custos. Pelo contrário! Para evitar desperdícios e contribuir para uma maior sustentabilidade do projecto e das receitas, controlar os custos é muito importante.
Hoje em dia tem à sua disposição vários softwares e aplicações de construção que lhe ajudam a controlar custos, assim como a quantidade de materiais necessários e até calcular orçamentos. Experimente!
4. A importância de trabalhar com uma boa equipa
Seja qual for o tipo de obra, assegure-se que trabalha com os melhores profissionais de construção. Mão de obra desqualificada é um problema constante nas obras, acabando não só por atrasar o trabalho, mas também obrigando a mais gastos e derrapagens no orçamento.
Além de escolher trabalhar com profissionais qualificados, assegure-se também que estes estão a par das novidades e últimas técnicas nas respectivas áreas de trabalho.
A par de uma boa equipa, seja de pintores, carpinteiros, electricista, … também é importante que possa contar com uma rede de fornecedores de confiança. Muitas vezes, gerir um projeto de construção é também administrar relações: cultive as suas a pensar nos projectos futuros.
5. Acompanhamento da obra
Obviamente que confiança é a chave e delegar essencial, mas nunca deixe de acompanhar uma obra de perto. Certifique-se que tudo o que foi estipulado é seguido à risca para que nada falhe. Gerir um projeto de construção é um trabalho intenso, que requer persistência e atenção ao detalhe. Caso contrário, basta algo falhar para desestabilizar uma cadeia de trabalho bem oleada.
Assegure-se que o calendário da obra é cumprido, mesmo que isso implique chamar ao fornecedor várias vezes ao dia ou estar em cima do pintor. No final do dia, você é o responsável pela obra e é a pessoa que tem de dar a cara e/ou assumir possíveis derrapagens e gastos extras.