Mobiliário feito à medida, poltronas antigas, papel de parede, painéis de gesso na parede, tijolos expostos... que coisas nos ajudam a decorar a sala como um "influencer"? Não se preocupe, porque temos as 5 chaves para o ajudar a consegui-lo. Siga estas ideias e talvez se torne também um influencer de decoração!
Neste artigo
- 1. Conexão de espaços
- 2. Salas que se alargam para a varanda
- 3. Aposta segura na cor
- 4. Espaços 100% aproveitados
- 5. Um toque extra especial
1. Conexão de espaços
As casas com um labirinto de pequenas divisões e corredores sem fim são coisa do passado. Os gurus da decoração sabem disso e é por isso que as suas salas de estar são espaços amplos e abertos, nos quais a cozinha está muito frequentemente integrada: ilhas, penínsulas, portas de vidro deslizantes, ou simplesmente espaços abertos, são o elemento de ligação para fundir os dois espaços e são algo a ter em conta ao decorar a sala como um "influencer". É também comum ver pavimentos recuperados, mosaicos hidráulicos ou de microcimento contínuo, e paredes de tijolo originais. Molduras e rebocos não faltam, assim como vigas ou abóbadas expostas, nem madeira recuperada. Atreva-se a abrir as suas fronteiras e verá como ganha amplitude na divisão!
2. Salas que se alargam para a varanda
Os gurus de decoração sabem que se têm um belo terraço, devem aproveitá-lo ao máximo. É por isso que é comum ver nas suas fotografias jardins e pátios literalmente a "esgueiram-se" para dentro de casa, através de grandes janelas e vidros que lhes dão muita luz (precisam dela para tirar boas fotografias). Derrubam paredes, integram galerias ou varandas, e trocam as janelas por modelos de acordeão para que não ocupem qualquer espaço quando estão abertas.
Um brilho indesejado ou demasiada luz pode estragar a fotografia, por isso (e porque são muito mais quentes e têm um aspeto muito melhor) as suas janelas são cobertas com até 3 camadas de cortinas para filtrar a luz: uma cortina de rede no fundo, uma ou duas caídas em cada lado, e por vezes uma cortina opaca. Em muitos casos, o parquet ou laminado é fotografado de frente para a luz, para a projetar melhor e tornar as juntas menos percetíveis, embora os pavimentos contínuos de cimento e os azulejos de inspiração hidráulica estejam a ganhar popularidade todos os dias. Portanto, se quer decorar a sala como um "influencer", pense em termos de luminosidade.
3. Aposta segura na cor
Seja qual for a paleta de cores que irá reinar na sala, cozinha, quarto ou outra divisão, os influencers têm-na muito clara desde o início. É por isso que, na sala de estar dos influenciadores que vemos no Instagram, nenhum toque de cor lhes escapa. As paredes combinam perfeitamente com os pavimentos, os tetos mais baixos ou infinitos, ou mesmo o papel de parede ou o tom do mobiliário.
Como é que conseguem fazer com que tudo pareça tão perfeito? Fácil, confiando em arquitetos ou decoradores de interiores para dar vida às suas ideias: com projetos 3D é fácil visualizar o resultado final e não cometer erros... Assim, se quer decorar a sala como um "influencer", pode fazer o mesmo. Desta forma, sabe antecipadamente se precisará de mais pontos de luz, ou se pode, por exemplo, integrar um jardim interior (ou vertical) num canto. E não se esqueça: numa sala de estar de topo não há falta de plantas.
4. Espaços 100% aproveitados
Com estantes embutidas ou estantes de gesso cartonado nas quais têm espaço para todas as coisas que querem manter (ou expor), a questão da ordem estará sob controlo. As suas salas modernas ou mais clássicas, rústicas ou de inspiração escandinava têm sempre alguns elementos que se repetem vezes sem conta, porque têm uma força decorativa importante: espelhos, cestos, plantas naturais, várias almofadas nos sofás... escusado será dizer que, se tiver uma lareira, esta será a estrela de muitas das fotos que colocar online. As lareiras elétricas ou de bioetanol são a solução para as salas de estar das celebridades sem chaminé. E é natural: têm ótimo aspeto e aquecem também.
5. Um toque extra especial
Se há uma coisa que as salas de revistas têm em comum, é que são espaços animados e acolhedores que são apelativos para todos, porque transmitem um sentido de casa! Um espaço global composto por muitas peças que se ligam entre si e no qual há sempre algo que o torna muito especial. Pode ser uma parede de pedra ou tijolo, algumas vigas expostas, uma peça de mobiliário antigo que traz classe ao todo... e tudo sem perder de vista a luz. Se possível, sempre de forma indireta e combinando diferentes pontos: candeeiros de chão, candeeiros de mesa, candeeiros pendentes, candeeiros de parede nas estantes, tiras de LED no teto... E sempre com luzes quentes. Não verá nenhuma destas famosas salas de estar com luzes frias.
E desse lado, quer decorar a sala como um "influencer"? Qual é a ideia que mais o inspira? Gostaríamos de saber o que pensa, se nos deixar um comentário.