Há procura de ideias para dividir ambientes que não impliquem uma parede? Espaços open space são cada vez mais desejados, contudo isso não significa que não haja necessidade de os dividir, criando diferentes zonas e ambientes. A pensar nisso criamos uma lista com 10 ideias para dividir ambientes de forma natural e fluida.
Neste artigo
- 1. Estantes
- 2. Mobília
- 3. Biombos
- 4. Painéis
- 5. Cortinas
- 6. Plantas
- 7. Paredes de destaque
- 8. Pintar o tecto e/ou o chão
- 9. Do tecto ao chão
- 10. Divisória funcional
1. Estantes
Além de divisores de espaços por excelência, as estantes têm ainda outra vantagem: muita arrumação. Para uma separação mais fluida, recomendamos-lhe a não atafulhar a estante de coisas, deixe espaços livres e verá que também a divisão vai respirar melhor.
2. Mobília
De entre todas as peças de mobília, o sofá é aquele que melhor consegue cortar um ambiente, definindo um novo. Em espaços grandes, sofás de canto funcionam muito bem sem precisarem de estar encostados a uma parede.
3. Biombos
Não, os biombos não saíram de moda e continuam a ser uma ideia de decoração criativa na hora de separar espaços. Além disso, uma vez que os há em diferentes materiais (madeira, tecido, papel, etc.) são bastante versáteis e facilmente encontrará uma opção que combine com a sua decoração.
Além disso, são um divisor de espaços barato e que não requer qualquer trabalho, seja de instalação ou manutenção!
4. Painéis
De inspiração japonesa, também os painéis são muito versáteis Existem inclusive opções que lhe permitem ir subindo e baixando, seja automática ou manualmente (como uma cortina) e que pode facilmente adaptar às suas necessidades.
Ainda relativamente aos painéis, saiba que tem ao seu dispor opções em tecido, mas também de materiais mais coesos que permitem filtrar e isolar a luz.
No sentido oposto, poderá considerar os painéis transparentes. Com eles, conseguirá obter a divisão que pretende, sem com isso limitar a expansão da luz solar no espaço.
5. Cortinas
Uma alternativa aos painéis são as cortinas. Fáceis de instalar são também muito simples de manter e de cuidar. Com as cortinas como divisor, sempre que quiser esconder algo, só tem de as fechar!
Outra vantagem é que na decoração do espaço tem à sua disposição um sem fim de tecidos à escolha, seja quanto aos padrões, seja quanto às texturas.
6. Plantas
Para quem adora plantas, esta é a desculpa ideal para ter (ainda) mais em casa. Crie uma divisória de plantas e encha o espaço de verde. Para um efeito irregular, opte por plantas de diferentes tamanhos para dar um maior dinamismo ao espaço. E, claro, pode sempre pendurar vasos no teto!
7. Paredes de destaque
Outra forma de marcar um espaço num open space é criar uma parede de destaque. Nesse sentido, pode optar por pintá-la, mas poderá também usar outros recursos como aplicar papel de parede ou dedicar uma parede exclusiva para pendurar os seus quadros e/ou fotografias.
8. Pintar o tecto e/ou o chão
Da mesma forma que pode pintar uma parede, pode estender a pintura até ao tecto ou até ao chão - ou ambos! Verá como vai conseguir dar mais vida ao espaço e até recriar a sensação de uma divisão à parte, apesar de permanecer no mesmo espaço.
9. Do tecto ao chão
Cordas, fios metalizados, troços de madeira, ... enfim: tudo é válido na hora de criar uma instalação que funcione como divisória. Da mesma forma, também não tem de se limitar a linhas rectas do tecto ao chão: crie diferentes padrões, misture distintos materiais, etc. Como sempre, não tem de haver limites para a sua criatividade!
10. Divisória funcional
Junte à estética funcionalidade. Ou seja, se vai dividir o interior, dê um objetivo (e sentido) prático à divisão.
Por exemplo, por que não aproveitar a divisória para colocar a televisão? Painéis de madeira são, nesse sentido, uma excelente opção.
há 3 anos
Nada de muito criativo !!
há 3 anos
Olá! Obrigado pela opinião, que nos ajudará a melhorar em artigos futuros!
Obrigado, Equipa Habitissimo