As juntas dos azulejos acumulam, geralmente, sujidade de todos os tipos: gordura, manchas, mofo e poeira. Às vezes, se não fizermos nada, essas juntas vão ficando pretas e é mais difícil eliminar a sujidade. Por isso, convém fazer uma limpeza em profundidade com certa frequência, para não chegar a esse ponto. Dessa forma, os ingredientes naturais para eliminar a sujidade serão muito mais eficazes. Quer conhecer 5 dicas para limpar as juntas de azulejos?
Neste artigo
- Amoníaco e água quente
- Bicarbonato, vinagre e água quente
- Lixívia para desinfetar e eliminar fungos
- Água oxigenada
- O vinagre consegue quase tudo
Amoníaco e água quente
Esta fórmula elimina tudo, especialmente a gordura que se costuma acumular nas juntas dos azulejos da cozinha. Convém fazer uma limpeza em profundidade a cada 3 meses (coincidindo com a mudança de estação); especialmente naquelas zonas que estão perto da área de trabalho, onde se costuma acumular mais gordura. O amoníaco "elimina" até a sujidade mais entranhada e consegue também desinfetar a área intervencionada. Quando estiver a limpar a cozinha, abra as janelas de forma a ventilar o espaço de trabalho.
Bicarbonato, vinagre e água quente
Já falamos, em várias ocasiões, do efeito que o bicarbonato produz, sendo também uma solução perfeita para limpar as juntas dos azulejos sem ser agressivo. O bicarbonato ajuda a remover qualquer sujidade, bem como a desinfetar qualquer espaço; assim, toda a sujidade que se acumule nas juntas é rapidamente eliminada por este ingrediente. Basta misturá-lo com vinagre branco (também infalível) e com água muito quente. Aplica-se a substância diretamente nas juntas e depois retira-se a mistura com uma escova.
Lixívia para desinfetar e eliminar fungos
Existe algum ingrediente mais desinfetante que a lixívia? Este é outro dos nossos truques que não falham na hora de limpar a casa-de-banho. É verdade que tem um cheiro forte, mas vale a pena suportar o odor, pois o seu efeito é muito eficaz. O que deve fazer é deitar lixívia num balde com água quente e aplicar, diretamente, sobre as juntas dos azulejos. Se estas estiverem muito sujas, pode aplicar diretamente a lixívia sobre as juntas. Verá que o resultado é tão incrível que vai poder dizer adeus aos germes.
Água oxigenada
A água oxigenada é um excelente ingrediente para combater o mofo que se costuma encontrar nas casas de banho, devido à humidade acumulada ou à falta de ventilação. A água oxigenada pode aplicar-se diretamente sobre as juntas dos azulejos e esfregar com uma esponja para eliminar o que estiver mais agarrado. Se vir que não obtém o efeito desejado, pode usar uma máquina de vapor a pressão e conseguirá resultados impressionantes.
O vinagre consegue quase tudo
O vinagre combate o mofo de forma magistral e pode-se usar em qualquer parte da casa, especialmente na cozinha e na casa de banho. É capaz de eliminar qualquer resto de sujidade. Deixe o vinagre atuar alguns minutos sobre as juntas para que o seu efeito seja ainda mais efetivo, e não o misture com água para que seja ainda mais potente.
Esperamos que estas dicas sejam muito úteis para a limpeza da sua casa, de forma natural. Se precisar de ajuda profissional, não se esqueça de pedir um orçamento!
há 5 anos
São sempre muito úteis.