Ao final de algum tempo de uso, a nossa placa de vitrocerâmica pode apresentar manchas, que acabam por se tornar inestéticas e desagradáveis. Mas sabia que existem soluções simples para retirar essas manchas e garantir uma limpeza profunda? Seja qual for a situação, mostramos-lhe como limpar uma placa de vitrocerâmica:
Neste artigo
- Antes de começar a limpeza da vitrocerâmica
- Quando a gordura não sai da vitrocerâmica
- Limpeza do dia-a-dia da placa de vitrocerâmica
- Vitrocerâmica com manchas de queimado
- Sujidade mais teimosa
- Como manter a placa de vitrocerâmica em excelentes condições
Antes de começar a limpeza da vitrocerâmica
Seja qual for o modo como vai limpar a sua placa de vitrocerâmica, antes de começar o processo de limpeza, primeiramente tem de garantir que a placa está fria e desligada. Isto é muito importante, não só porque evita danificar o aparelho, como a sujidade sai mais facilmente se a placa estiver fria, até porque, se necessário, pode deixar atuar os produtos durante mais tempo. Com isto garantido, está na hora de limpar a placa de vitrocerâmica segundo a situação. Para o fazer, use sempre panos de microfibra suaves e nunca esfregões, já que estes podem estragar a placa.
Quando a gordura não sai da vitrocerâmica
Se as manchas de gordura não querem sair e já não sabe o que fazer, experimente uma mistura de vinagre de limpeza e bicarbonato de sódio. A ideia é formar uma pasta, que se coloca por cima da placa e se deixa atuar durante uns minutos, antes de a retirar com a ajuda de um pano húmido e de um detergente neutro. Ademais, também existem produtos próprios para limpar uma placa de vitrocerâmica nos supermercados, que poderá usar para essa limpeza mais profunda.
Limpeza do dia-a-dia da placa de vitrocerâmica
Para uma limpeza diária da sua placa, algo muito importante para evitar a sujidade mais complicada, basta usar um pano, molhado com água e sabão, e passar por toda a placa. O pano deve estar apenas levemente humedecido. Esfregue levemente para retirar o máximo de manchas e sujidade. Depois, use um raspador próprio, com cuidado, para que possa retirar qualquer mancha mais teimosa, que não tenha saído com a água e o sabão.
Vitrocerâmica com manchas de queimado
Pode parecer uma situação complicada, mas a verdade é que retirar restos de comida queimada de uma placa de vitrocerâmica não precisa de ser tão complicado como parece. Para o fazer, precisa de vinagre, fermento, um detergente neutro e uma toalha de mão. Primeiro, espalhe o vinagre de forma uniforme, por cima da placa. Depois, cubra com uma camada generosa de fermento. Por fim, molhe a toalha em água quente, e estenda-a por cima da placa. Deixe atuar (de preferência toda a noite) e verá que, na manhã seguinte, tudo sai com facilidade.
Sujidade mais teimosa
Se usou os truques anteriores e, mesmo assim, a sujidade mais teimosa ainda lhe está a dar problemas, pode sempre tentar o seguinte truque. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, e coloque por cima das manchas difíceis. Polvilhe com um pouco de vinagre e deixe atuar durante cerca de 5 minutos. Por fim, passe um pano húmido para retirar a pasta – a sujidade deverá ter saído. Outro truque consiste em usar gelo por cima das manchas difíceis, deixando-o lá durante pelo menos dois minutos. Depois, usando o raspador, é possível tirar a sujidade incrustada mais facilmente.
Como manter a placa de vitrocerâmica em excelentes condições
A prevenção e a limpeza diária são a melhor forma de manter a sua placa de vitrocerâmica sempre em condições e prolongar a sua vida útil. Para isso, existe algumas coisas que pode fazer:
-
Assim que reparar numa mancha, limpe-a imediatamente, para evitar que esta seque e que a sua limpeza se torne mais difícil.
-
Não arraste os tachos e panelas pela superfície da placa; se tiver que mudá-los, levante-os.
-
Não use a placa de vitrocerâmica como uma extensão da bancada, porque isto pode levar a riscas e manchas indesejáveis.
-
Use apenas panelas e tachos que sejam adequados para placas de vitrocerâmica, para evitar machas e danos na placa.
-
Seque sempre a placa de vitrocerâmica depois de a limpar, usando um pano de microfibras seco.