Já falámos em inúmeras ocasiões sobre as vantagens das obras secas, entre as quais se destaca a sua facilidade de execução. As placas de gesso laminado, conhecidas comercialmente por "pladur" por ser a sua marca mais conhecida, são sem dúvida mais versáteis do que o que parecem. Não só podem ser usadas em tabiques e tetos falsos, como também em diversas obras, como nos exemplos seguintes, em que o pladur foi um sucesso para a casa.
Neste artigo
- Cabeceira - estante- candeeiro em pladur
- Ordem na casa de banho com pladur
- A solução perfeita para os livros: uma estante em pladur
- Solução de armazenagem para casa de banho pequena
- Aproveite o corredor com pladur
Cabeceira - estante- candeeiro em pladur
Neste quarto, vemos um "três em um" feito de pladur, que engloba a cabeceira da cama, que serve também como mesa ou estante onde pode guardar livros e, além disso, conta com lâmpadas embutidas. Esta solução é perfeita para um estilo sóbrio e minimalista, onde não se vêm os cabos da iluminação e se aproveita o espaço sem ter que utilizar elementos auxiliares. Além disso, as luzes indiretas ficam muito elegantes.
Esta solução é fácil e prática, mas tenha em conta que os tabiques de gesso laminado devem ser colocados por um profissional especializado, para que a execução seja de qualidade, como nesta fotografia. Se quer bons resultados, o melhor é contar com um profissional.
Ordem na casa de banho com pladur
Nesta pequena casa de banho conseguiu-se otimizar o espaço ao máximo. Como? Fazendo um pequeno móvel em pladur para suportar o lavatório e aproveitar um canto. É muito leve visualmente e funcional, graças à estante incorporada para guardar os elementos necessários ao espaço (toalhas, cestas com sabão, etc).
Se acha que as placas de gesso laminado não são adequadas para uma casa de banho, não se esqueça de que pode escolher as características de que necessita segundo a divisão: neste caso, as placas devem ser hidrófobicas.
A solução perfeita para os livros: uma estante em pladur
O pladur é, sem dúvida, um dos materiais mais versáteis e económicos na hora de fazer renovações em casa. Entre outras coisas, permite integrar uma biblioteca feita à medida. Os painéis podem ser recortados na medida desejada e isso permite que se adaptem ao espaço que tem, de tal forma que pode obter uma biblioteca do tamanho que preferir.
Nesta imagem, optaram-se por estantes quadradas, perfeitas para colocar os livros tanto na vertical como na horizontal, e podem ser usadas para guardar discos de vinil ou expor outros objetos de decoração. De que está à espera para criar a sua?
Solução de armazenagem para casa de banho pequena
Todos sabemos o quão complicado é encontrar os armários certos para uma casa de banho pequena. Não há forma de os encaixar: se vão bem em largura, não o fazem em altura, e vice-versa. Não é uma tarefa fácil encontrar móveis de armazenagem perfeitos se o espaço é muito reduzido. Uma das melhores soluções é fazer armários-estantes completamente à medida e, para isso, o pladur é uma das opções mais viáveis. Pode fazer estantes com a profundidade necessária e aproveitar muito bem todos os metro quadrados, subindo até ao teto.
Também pode otimizar o espaço por baixo do lavatório e integrá-lo de modo a que possa colocar tudo o que necessita. Nesta casa de banho, um tabique funciona como divisão e espaço de armazenamento. Lembre-se que as paredes de pladur hidrofóbico podem ser pintadas e até revestidas.
Aproveite o corredor com pladur
Quem disse que os corredores devem ser escuros, estreitos e sem uso? Isso é coisa do passado. Agora, os corredores tendem a ser não só zonas de passagem, como também lugares onde pode organizar os seus livros, guardar a sua roupa e, claro, colocar detalhes decorativos. Só precisa de calcular bem a largura necessária antes de a obra começar e aproveitar tudo muito bem para que possa fazer do corredor uma nova divisão. Se não pode alterar a largura, pode provavelmente colocar estantes a menos num dos lados. Mesmo que não sejam profundas, serão certamente o suficiente para que possa colocar nelas aqueles livros que já não sabe onde guardar. Uma das formas mais fáceis de fazer esta obra é usando pladur. Fácil, simples e económico. Outro ponto a ter em conta, sobretudo em renovações, é que o pladur é mais leve que muitos outros revestimentos, pelo que a sobrecarga nas paredes é menor.
há 2 anos
O Pladur é muito frágil... qualquer toque e fica logo estragado.
A aplicação de Pladur em casa deixa TUDO cheio de pó.
Por isso, só mesmo se não houver outra alternativa....