Na hora de decorar uma casa alugada é comum haver alguma contenção. Afinal, a casa não é nossa. Logo, não só há limitações quanto às obras e alterações que podemos efectivamente fazer, como também há pouca vontade em investir em decoração numa casa que não é nossa - e onde, por vezes, sabemos que a nossa passagem será temporária.
Neste artigo vamos-lhe demonstrar como decorar uma casa alugada sem gastar muito, de modo a que se sinta mais a gosto no seu lar. Confira, então, as nossas ideias para uma decoração barata, mas com bom gosto!
Neste artigo
- Investir em têxteis
- Quadros nas paredes
- A importância da iluminação
- Plantas e flores - muitas!
- Tapetes mágicos
- Os reis do disfarce
- O que importa é o conteúdo
Investir em têxteis
Hoje em dia, sejam mantas, cortinas, capas para o sofá ou fronhas para almofadas é possível encontrar modelos com os mais diversos padrões de tecidos. Se, por exemplo, pintar uma parede é uma impossibilidade (seja pelo contrato ou porque não se quer dar a esse trabalho), então, os têxteis podem ser a sua salvação na hora de de dar mais personalidade e estilo à casa.
Além disso, os têxteis são uma opção de decoração barata, com a vantagem de que se se algum dia se for embora, eles irão consigo.
Quadros nas paredes
Hoje em dia é possível prender quadros nas paredes sem ter de fazer buracos. Assim sendo, pendure belos quadros na parede, tornando o espaço mais acolhedor. Além disso, não tem propriamente de os pendurar! Quadros encostados e até no chão são cada vez mais tendência!
Quanto ao conteúdo dos quadros, deixamos à sua escolha. E, já agora (por que não?!) imprimir as suas melhores fotografias de viagens e/ou familiares e amigos e expô-las? O nosso conselho é: rodeie-se de imagens de que goste e que lhe tragam felicidade.
A importância da iluminação
Na hora de tornar um espaço mais acolhedor, a luz é um importante elemento. Nesse sentido, invista em belos candeeiros - hoje em dia, encontra candeeiros verdadeiramente espectaculares e que são por si só belas peças de decoração, independentemente do seu estilo.
Outra opção é optar por candeeiros de pé ou de mesa, colocando-os em locais estratégicos da casa. Ainda no campo de iluminação, nada como umas velas para criar um ambiente mais intimista!
Plantas e flores - muitas!
Tal como outros itens já aqui mencionado, se um dia tiver de sair, também as plantas vão consigo! Assim sendo: invista em plantas e em flores, espalhando-as pela casa.
E se acha que ter plantas não é para si, pois mantê-las vivas é uma missão impossível, pode sempre optar por flores secas ou por plantas que dão menos - ou nenhum - trabalho a manter, como é o caso dos cactos ou das suculentas!
Tapetes mágicos
Para esconder aquele chão desgastado e já sem graça, os tapetes serão um aliado de peso! Ainda mais, existem tantos modelos e estilos diferentes que são um acessório de decoração altamente transformador.
Para um decor mais intimista, use um tapete felpudo. Se o que quer é dar mais dinamismo ao espaço, opte por um tapete mais colorido ou étnico. Como vê, as opções - e ideias - são várias!
Os reis do disfarce
Sabemos que decorar uma casa alugada que já esteja recheada é ainda um desafio maior! Mas também nesta situação, há formas de tornar a casa alugada mais agradável.
Nesse sentido, os têxteis voltam a ser um grande aliados, já que ajudam a esconder os móveis feios e de que não gosta. Sem dúvida que umas cortinas podem ajudar a conseguir este efeito, dando também uma aura de mistério e romantismo ao espaço!
Outra dica será acrescentar-lhes alguns detalhes, tornando-os mais agradáveis, como uns puxadores novos, por exemplo.
O que importa é o conteúdo
Não se preocupe com o mau estado da estante velha! Encha-a de livros e com os seus objetos favoritos. Verá como o aspecto do móvel passa para segundo plano.
Outra forma de fazer um móvel velho passar despercebido é usando cortinas para tapar o seu interior - sim, se for necessário retire as portas do móvel. Guarde-as e, quando deixar a casa, volte a colocá-las.