Com a chegada do tempo frio, todos nós ansiamos por ligar o aquecimento e sentirmo-nos confortáveis em casa. Mas, por vezes, os radiadores não aquecem, apesar de a caldeira estar a funcionar. Haverá ar no interior dos radiadores, a caldeira não terá pressão suficiente ou talvez os radiadores estejam sujos? Assim, se a sua caldeira está a funcionar, mas os radiadores não aquecem, vamos explicar-lhe as causas possíveis e as soluções.
Neste artigo
- Porque é que a caldeira funciona, mas os radiadores não aquecem
- 1. Verificar os termóstatos
- 2. Verificar o cronotermóstato
- 3. Purgar os radiadores
- 4. Verificar as válvulas termostáticas
- 5. Verificar a pressão da caldeira
- 6. A torneira está fechada?
- 7. O radiador está muito sujo
- Porque é que o meu radiador não aquece na parte inferior?
Porque é que a caldeira funciona, mas os radiadores não aquecem
Por vezes, temos a caldeira a funcionar em pleno, mas os radiadores não aquecem e, por isso, não temos o conforto do aquecimento em casa nem do aquecimento de águas. O que aconteceu? Quais podem ser as principais causas? Pode ser que o termóstato não esteja a funcionar corretamente, ou que os radiadores contenham ar, ou que a pressão da caldeira não seja suficiente para levar o fluxo de água aos radiadores. Vamos analisar estes problemas e as suas causas, um por um.
Causa |
Solução |
1. Termóstato avariado |
|
2. Cronotermóstato |
|
3. Ar no interior dos radiadores |
|
4. Válvulas termostáticas |
|
5. Pressão da caldeira |
|
6. Torneiras |
|
7. Radiador sujo |
|
1. Verificar os termóstatos
Para o efeito, verifique cada um dos passos seguintes:
- Verificar as configurações: certifique-se de que o termóstato está corretamente regulado. Veja se está regulado para a temperatura e o modo de aquecimento corretos.
- Verificar a fonte de alimentação: verifique se o termóstato está a receber energia elétrica. Se for alimentado por pilhas, substitua-as, se necessário. Se estiver ligado à fonte de alimentação, verifique se o disjuntor correspondente está ligado.
- Limpar o termóstato: por vezes, a acumulação de pó e sujidade pode interferir com o funcionamento do termóstato. Limpe-o suavemente com um pano seco para remover quaisquer obstruções.
- Verificar as ligações: certifique-se de que todas as ligações ao termóstato estão corretamente ligadas. Verifique os fios e certifique-se de que não estão soltos ou danificados.
Se, depois de executar estes passos, continuar a ter problemas com o seu termóstato de aquecimento, recomendamos que consulte um técnico especializado para verificar e resolver o problema de forma segura e eficiente.
2. Verificar o cronotermóstato
Outra razão possível para os radiadores não aquecerem pode ser o facto de o cronotermóstato não estar em condições ideais. O cronotermóstato tem sensores elétricos capazes de controlar as mudanças de temperatura e liga-se ou desliga-se consoante a temperatura programada tenha sido atingida ou não. É aconselhável verificar se tem pilhas e se funciona corretamente, pois é ele que dá a ordem aos radiadores da temperatura desejada.
3. Purgar os radiadores
Isto acontece quando há ar no interior dos radiadores. Quando isto ocorre, pode afetar o radiador e fazer com que este não forneça o calor e a temperatura adequados. Apercebemo-nos disso porque o radiador está morno, mas não quente. Neste caso, os radiadores devem ser purgados, ou seja, o ar deve ser retirado do circuito, mas isto é simples. Para purgar um radiador, abra a válvula do radiador com uma moeda e verá como o ar sai pouco a pouco. Quando começar a sair uma gota de água, significa que o radiador já expeliu o ar e vai funcionar corretamente.
4. Verificar as válvulas termostáticas
As válvulas termostáticas são as que regulam a temperatura da água que passa através de um radiador. É constituída por uma cabeça, uma válvula e um corpo. Se não estiverem a funcionar corretamente, verifique se não estão bloqueadas por nenhum móvel e se estão corretamente posicionadas. A maior parte dos problemas surge porque estas válvulas não foram reguladas corretamente ou estão simplesmente fechadas. Para o verificar, abra completamente a válvula termostática e deixe-a ligada até que a divisão esteja confortável. Quando a temperatura ideal for atingida, a válvula pode ser ajustada para estabilizar a temperatura.
5. Verificar a pressão da caldeira
Por vezes, o problema de não ter os radiadores a funcionar deve-se ao facto de a caldeira não ter a pressão adequada, que é de 1,2 a 1,5 bar como medida recomendada. Se a nossa caldeira tiver uma pressão inferior, não fará circular um fluxo de água suficiente pelos radiadores e estes não aquecerão, pelo que a sensação de conforto na casa será muito reduzida, além de existirem gastos extra com o sistema de aquecimento.
Para estabilizar a caldeira, basta rodar o botão inferior das caldeiras até atingir a regulação indicada.
6. A torneira está fechada?
Outra razão possível é que a torneira da água está fechada e, por isso, não há fluxo de água a circular pelos radiadores e, neste sentido, é impossível que o radiador aqueça. A solução consiste em rodar a torneira para a abrir, de modo a que a água comece a circular. Para verificar se o fizemos corretamente, é tão simples como abrir uma torneira e verificar se a água está a circular.
7. O radiador está muito sujo
Eis o que deve fazer para limpar um radiador:
- Desligar o aquecimento. Certifique-se de que o aquecimento do radiador está completamente desligado antes de iniciar o processo de limpeza.
- Esvaziar o radiador. Se possível, esvazie o radiador de água. Para o fazer, encontre a válvula de drenagem na parte inferior do radiador e abra-a lentamente para permitir que a água escorra. Tenha em atenção que a água pode estar quente, pelo que deve ter cuidado ao efetuar este passo.
- Limpe o interior com água e sabão. Encha um balde com água morna e adicione um pouco de sabão suave. Utilizando uma esponja ou uma escova de cerdas macias, esfregue o interior do radiador para remover qualquer sujidade ou acumulação. Certifique-se de que tem acesso a todas as partes do radiador e limpe-o bem.
- Enxaguar com água limpa. Depois de limpar o radiador com água e sabão, enxagúe-o com água limpa para remover quaisquer resíduos de sabão. Pode fazê-lo utilizando uma mangueira ou enchendo o radiador com água limpa e depois esvaziando-o.
- Reabastecer o radiador. Depois de ter enxaguado o radiador, feche a válvula de drenagem e volte a encher o radiador com água limpa.
- Ligar o aquecimento. Depois de ter enchido o radiador com água limpa, volte a ligar o aquecimento e verifique se está a funcionar corretamente.
Porque é que o meu radiador não aquece na parte inferior?
Há várias razões possíveis para que o seu radiador não esteja a aquecer em baixo. Aqui estão algumas coisas que pode querer considerar:
- Purga de ar: Pode haver ar preso no interior do radiador, impedindo a circulação correta da água quente. Tente purgar o ar de acordo com as instruções do fabricante ou consulte um profissional para se certificar de que o faz corretamente.
- Bloqueio no tubo: Pode haver um bloqueio no tubo que alimenta o radiador, limitando o fluxo de água quente para o fundo. Pode tentar desbloquear o tubo ou, se não se sentir à vontade para o fazer sozinho, chame um canalizador para o fazer por si.
- Termóstato avariado: Se o termóstato do radiador não estiver a funcionar corretamente, pode não estar a enviar o sinal correto para aquecer o fundo do radiador. Neste caso, é necessário substituir o termóstato.
- Problemas na válvula de controlo: A válvula de controlo, que regula o fluxo de água quente para o radiador, pode estar danificada ou bloqueada, impedindo que o calor seja distribuído uniformemente. Considere a possibilidade de verificar e, se necessário, substituir a válvula.
Se, depois de verificar estas questões, o problema persistir, recomendamos que contacte um profissional, como um técnico de calefação, que poderá efetuar uma avaliação mais detalhada e resolver o problema.