O calor tem sido bastante intenso e sem dar grandes tréguas. Neste sentido, a corrida a sistemas de arrefecimento tem sido muito grande e caso esteja inclinado para adquirir um ar condicionado, fique a saber que a médio/ longo prazo, este investimento compensa largamente. Fique connosco e conheça todas as dicas para saber como escolher o melhor ar condicionado para si e também como calcular a potência necessária.
Neste artigo
- Principais benefícios do ar condicionado
- Como sei a potência necessária para minha casa?
- Exemplo prático
- Como calcular custo de utilização do equipamento?
- Contrate ajuda profissional
Principais benefícios do ar condicionado
- Ideal para todas as alturas do ano - serve tanto para arrefecimento, como também para aquecimento;
- É uma solução de arrefecimento e aquecimento bastante eficiente (é de baixo consumo);
- Quanto comparado com outros equipamentos de refrigeração, é uma solução mais amiga do ambiente;
- Em termos de durabilidade tem uma vida longa e a manutenção que exige é muito reduzida;
- Alguns modelos de ar condicionado permitem acumular funções, como tratamento de ar, desumidificação e purificação;
- É ideal para controlar e adaptar diferentes temperaturas nas diferentes divisões da casa;
- Hoje em dia grande parte dos equipamentos permitem um controlo inteligente via wifi;
- São muito silenciosos.
Como sei a potência necessária para minha casa?
Agora que conhece as vantagens, surge a questão: mas então, como é que eu sei qual a potência necessária e adequada a minha casa? E a resposta é mais simples do que imagina: em primeiro lugar, deve reter esta designação - BTU (British thermal unit = "unidade térmica britânica"), já que ela é a unidade de medida que determina a potência de um Ar Condicionado. A segunda questão que deve ter em conta é que quanto maior forem os BTUs, maior será a potência de aquecimento e arrefecimento.
Ora, para efetuar o cálculo de BTU, deve somar as diversas variáveis que possam interferir neste cálculo - dimensão do ambiente (em m2), número de pessoas que geralmente estão nesse espaço, região em causa, incidência do sol, número de equipamentos eletrónicos na divisória, número de janelas, entre outros. Peça ajuda a um profissional para que o cálculo seja o mais correto possível - afinal, se o ar condicionado tiver uma potência inferior às necessidades da divisão a climatizar, não vai compensar o investimento.
Exemplo prático
Para ter uma ideia mais concreto, por norma, para o nosso clima e construção típica, um equipamento de 9 mil BTU/h (2,5 kW) é suficiente para uma divisão de 18 a 20 m². Já no caso da habitação ter muitas janelas viradas a sul ou oeste, muitos equipamentos elétricos ou ainda se o ambiente for húmido, poderá ser necessário recorrer a um model acima - 12 mil BTU/h (3,5 kW). No caso da área ser superior a 30 m², opte por modelos de 18 mil BTU/h (5 kW) ou por duas unidades de 9 mil BTU/h (2,5 kW).
Como calcular custo de utilização do equipamento?
Importante também é perceber quanto vai gastar exatamente com este tipo de equipamento. Nós damos uma ajuda: partindo do princípio que o preço médio da eletricidade está a 0,16 €/kWh, pode então apurar o custo de energia por hora utilizando a seguinte fórmula: Custo de aquecimento por hora = [Potência térmica nominal para aquecimento (kW) / Eficiência sazonal de aquecimento (relação entre o aquecimento e o consumo de energia] x Preço médio de eletricidade. Novamente, pode (e deve) recorrer a apoio de especialistas que rapidamente o vão esclarecer de todas as questões.
Contrate ajuda profissional
Mais do que qualquer outro argumento que lhe possamos apresentar no que toca a instalação de ar condicionado, há uma coisa que deve ter noção: nos termos previstos no Regulamento (UE) 517/2014 relativo aos gases fluorados com efeito de estufa e do Decreto-Lei 145/2017 de 30 de novembro, todas as instalações de equipamentos de ar condicionado devem ser efetuadas por técnicos certificados. Significa isto que a lei assim o obrigada, além de que a garantia oferecida pelo fabricante e pelo distribuidor só permanece válida nos equipamentos que tenham sido instalados de acordo com esta lei.
O mesmo se aplica para a desinstalação ou substituição de equipamento. Contrate sempre ajuda profissional e evite o vazamento de gases e líquidos nefastos para a saúde e ambiente.
há 3 meses
Vivam!
Na nossa casa temos uma divisão (sala de estar), que está virada para Este ou Nascente, com cerca de 15m² e tem contíguo, sem qualquer porta a separar, apenas uma parede, um outro espaço, que terá cerca de 1,5 m². Dado que não importante o arrefecimento/aquecimento desse espaço de 1,5 m², gostaríamos de saber quantos BTUs deve ter o aparelho de ar condicionado a adquirir para essa divisão.
Agradeço desde já, a ajuda que possam dar.
Cumprimentos,
Afonso Freitas