A reutilização de escadas antigas num ambiente de design inovador pode ser uma forma criativa e sustentável de dar uma segunda vida a um objeto tradicional, transformando-o numa peça de mobiliário.
Se também tem uma escada de madeira antiga e planeia reciclá-la de forma criativa com algumas ideias de reciclagem, pode tirar o máximo partido dela e dar-lhe um novo lugar na sua casa. O contraste entre o velho e o novo cria sempre um efeito fascinante.
Use toda a sua criatividade e transforme uma escada antiga na estrela da decoração da sua casa! Aqui estão algumas ideias para se inspirar.
Neste artigo
- Use a escada para pendurar toalhas
- De escada a cabide original
- Escada como prateleira
- Para criar um canto verde atraente
- Uma escada antiga como elemento decorativo
- Um porta-revistas de design
- Suporte para mantas e cobertores
Use a escada para pendurar toalhas
Uma escada inutilizada pode ser a solução perfeita para criar um suporte para toalhas na casa de banho.
Comece por limpar bem a escada antiga para remover o pó e a sujidade. Verifique também se existem peças partidas ou danificadas que possam ter de ser reparadas por um carpinteiro.
Encoste a escada a uma parede e coloque as toalhas nos degraus.
Para garantir a estabilidade, fixe o toalheiro à parede utilizando suportes de montagem ou outros tipos de suportes adequados ao tipo de parede e à própria escada.
Aplique tinta protetora na escada de madeira para a proteger da humidade e dos danos causados pela água. Se quiser mudar o aspeto da sua escada, pode pintá-la para a tornar mais atraente e integrada na decoração envolvente.
De escada a cabide original
Transformar uma escada velha num cabide original é um projeto criativo e funcional de bricolage, perfeito para uma casa com um design inovador. Em primeiro lugar, certifique-se de que a escada é resistente e, em seguida, personalize-a a seu gosto ou mantenha a beleza da madeira natural.
Fixe a escada ao teto, instalando ganchos aos quais pode atar cordas para suspender a escada. Nesta altura, coloque uma barra por baixo da escada, paralela ao chão. A barra servirá para pendurar os cabides necessários para manter a roupa ou os casacos arrumados.
Escada como prateleira
Uma ideia simples mas eficaz é colocar a escada numa divisão e utilizar os degraus como prateleiras para arrumar objetos.
Para realizar este projeto DIY, comece por limpar e repintar a escada de madeira para combinar com o design inovador da sua casa. De seguida, escolha o ângulo para fixar a escada a uma parede ou a um móvel e ajuste a escada serrando o topo.
Quando a escada estiver instalada, utilize cestos de diferentes tamanhos e materiais, como vime ou metal, para organizar os objetos. Pode colocar ou pendurar os cestos nos diferentes degraus da escada. Estes recipientes manterão tudo arrumado e darão um toque rústico e moderno à sua decoração.
Esta original estante DIY transformará completamente o aspeto do seu espaço, criando um ambiente acolhedor e funcional.
Para criar um canto verde atraente
Se gosta de plantas, coloque a escada numa zona iluminada da casa ou do terraço e aproveite para colocar vasos nos degraus. Desta forma, criará um canto verde atraente.
Utilize uma pequena escada dupla e coloque tabuleiros em cada degrau, transformando-a num jardim vertical criativo. Desta forma, terá uma área de superfície maior em diferentes níveis.
Escolha plantas de espécies diferentes, como ervas aromáticas ou uma mistura de flores coloridas ou suculentas para dar mais vida à divisão.
Esta escada renovada com uma nova função torna qualquer área da casa mais agradável, proporcionando um canto verde inesperado.
Uma escada antiga como elemento decorativo
Transformar uma escada antiga num elemento decorativo é uma ideia criativa para alegrar qualquer divisão da casa. Por exemplo, o quarto das crianças torna-se num ambiente inovador e moderno com esta peça de mobiliário em particular.
Depois de bem fixada à parede para garantir a segurança, a escada torna-se um suporte versátil para grinaldas luminosas, bandeiras, balões e outros objetos decorativos que alegram o quarto e tornam o ambiente mágico.
A escada transformada será mais do que um mero suporte decorativo, tornando-se parte integrante do ambiente. As crianças vão adorar passar o tempo no seu quarto, tornado único pela escada antiga e transformada.
Um porta-revistas de design
Transformar uma escada velha num porta-revistas de design decorativo é uma ideia criativa e sustentável para dar uma nova vida aos objetos. Para começar, limpe bem a escada, removendo o pó e a sujidade. Remova todas as camadas de tinta antes de aplicar uma nova, ou deixe a madeira no seu estado natural para um estilo rústico, mas chique, que se enquadra bem em interiores contemporâneos. Utilize os degraus da escada para organizar as suas revistas ou livros preferidos numa parede da sala de estar ou do quarto.
A sua velha escada tornar-se-á uma peça de mobiliário que deixará toda a gente sem palavras. Esta ideia barata e original mostra como um objeto reciclado pode tornar-se um complemento maravilhoso para a decoração da sua casa.
Suporte para mantas e cobertores
Para além de um suporte para toalhas, uma escada antiga e restaurada também pode ser utilizada para organizar os têxteis do dia-a-dia, oferecendo uma solução prática e decorativa para organizar e manter a casa arrumada.
Ao encostar a escada à parede, pode pendurar mantas ou colchas decorativas, criando um canto quente e acolhedor. Graças à sua versatilidade, uma escada decorativa pode ser adaptada a diferentes estilos de mobiliário contemporâneo.
Num ambiente shabby chic, pode utilizar uma escada pintada em branco ou em tons pastel e combiná-la com mantas e cobertores macios em tecidos naturais e cores delicadas. Trata-se de um complemento perfeito para criar um ambiente romântico e acolhedor.
Para uma decoração mais moderna, pode optar por uma escada de design minimalista em metal ou madeira natural e combiná-la com mantas de linhas simples e cores neutras. Utilize têxteis de cores vivas para dar um efeito mais alegre.
A utilização de uma escada decorativa para os têxteis aumenta a funcionalidade e confere personalidade às divisões. Este acessório acrescenta um toque de estilo que chama a atenção e cria um ponto focal apelativo nos interiores.