Na primavera, queremos mudar a decoração e optar por outras cores. Apaixonamo-nos pelos tons pastel, pelos flúor, o cinzento ou estampado e queremos utilizá-los, seja como for, na nossa casa. Em revestimentos, mobiliário, papel de parede pintado ou em suplementos. Agora é o momento de encher a nossa casa de cor, de energia e de potenciar a luz. E esquecer os tons escuros, frios e chatos do inverno. Gostaria de saber como conseguir um quarto primaveril, que quantidade de cor deve adicionar e de que forma?
Neste artigo
- 1. As vantagens das cores pastel
- 2. O amarelo vai dar-lhe muita luz e energia
- 3. Volta o estampado tropical
- 4. Encha a sua casa de cor
- 5. O azul, para ambientes finos e relaxantes
- 6. Verde água, para criar espaços naturais
- 7. O cinza pérola potencia o equilíbrio
1. As vantagens das cores pastel
Decorar em tons pastel, seja em cor-de-rosa, azul ou verde, tem muitas vantagens. São cores que se adaptam muito bem a qualquer estilo decorativo, permitem que se adicione outra cor mais forte, para quebrar a mono-cor e, além disso, geram ambientes relaxantes e agradáveis. Para uma sala de estar primaveril, esta cor é perfeita, combinado com o cinza, o branco e com materiais como resina ou madeira.
2. O amarelo vai dar-lhe muita luz e energia
É uma das cores estrela quando chega a primavera, mas causa alguma apreensão quando a temos de usar na nossa casa, por medo de errar. No entanto, esta cor transmite força, energia, vida e muita luz. É perfeita para decorar qualquer divisão da casa, em pequenas quantidades. É ideal na cozinha, pois combina muito bem com os móveis laminados, aço e também com a madeira. Com o amarelo, potencia qualquer espaço e dá-lhe mais luz.
3. Volta o estampado tropical
Parece que está de volta e vem com força: o estampado em tecidos, em paredes, em papel pintado ou até mesmo em acessórios como louças ou almofadas, causará furor este ano. Não há necessidade de sobrecarregar uma sala de estar; com pequenos detalhes é suficiente. O melhor de tudo é que dão frescura, intensidade e são, sem dúvida, um chamariz perfeito na decoração, para esta época do ano.
4. Encha a sua casa de cor
Porquê apostar numa única cor, se gostamos de espaços multicolor? Na primavera e no verão, atreva-se. E mais, deve fazê-lo. O amarelo, o azul, o verde água, o rosa... são cores que transmitem energia, positividade e em casa também, então não prescinda de nenhum deles. Sim, terá que combiná-los com o mobiliário e tapetes de cor branca e cinza, mas vale bem a pena.
5. O azul, para ambientes finos e relaxantes
As cores suaves também são perfeitas para criar ambientes frescos e muito primaveris. O azul combinado com o branco dará ao seu quarto, um toque muito agradável. É uma cor muito versátil, que convida ao descanso, criando espaços muito elegantes e tranquilos. É uma cor primaveril, perfeita para um quarto ou uma sala de estar de estilo mediterrânico.
6. Verde água, para criar espaços naturais
Na primavera, o que apetece é estar em contacto com a natureza e com o exterior. O verde água transmite pureza e lembra os campos verdes. É uma cor que ajuda a aumentar a luminosidade e também cria espaços muito relaxantes. É perfeito para combinar com o branco e o cinza, pois é muito versátil. Não se esqueça que pode utilizá-lo em muitos estilos decorativos: vintage, romântico, moderno... Acrescente uma quantidade maior ou menor desta cor, em função do resultado que pretender obter.
7. O cinza pérola potencia o equilíbrio
Se está cansado de cores vivas, talvez deva voltar às tonalidades mais neutras e que na primavera são também a estrela da decoração de qualquer lar. O cinza é uma cor que traz muito equilíbrio e que pode combinar com cores vivas, pois suavizam o tom frio do cinza. Como o branco, conseguirá um espaço fresco, elegante e muito fino e é uma alternativa perfeita, na época da primavera.