A propósito de colocar chão de parquet na casa de banho, preparamos-lhe um completo guia sobre este material e sobre as suas principais vantagens e desvantagens. Neste caso, especificamente, vamo-nos focar numa divisão da casa, ou seja, na casa de banho. Vamos a isto?
Neste artigo
- Características do chão de parquet
- Vantagens do chão de parquet
- Chão de parquet na casa de banho: Sim ou não?
Características do chão de parquet
O chão de parquet viveu nos anos 80 os seus anos dourados, sendo por isso, ainda hoje, muito encontrado nas casas mais antigas. Nos anos seguintes, a tendência era arrancá-lo e até escondê-los. Mas vivemos numa época em que não só gostamos de privilegiar o natural, como também de reutilizar o que já existe. E um pavimento de madeira natural é algo que valoriza sempre uma casa, já para não falar do conforto e aconchego que traz a qualquer espaço. É que a única diferença do parquet para um de madeira é o tamanho! Neste caso, o tamanho das placas.
Posto isto, o chão parquet é constituído por pequenas placas de madeira que são colocados no chão muitas vezes fazendo bonitos padrões geométricos na forma que são colocados. É, aliás, um material muito versátil, podendo ser adquirido em texturas e padrões diferentes e, assim, possibilitar pisos bem criativos e únicos!
Quanto ao tamanho das placas de parquet de madeira, a maioria das placas de parquet mede 24X24cm ou 48x48cm. Não confundir com os tacos, cujos tamanhos costumam ser de 7x14 cm ou 10x40 cm, sendo também mais espessos do que o parquet (cerca de 2 cm de altura).
Segue-se, então, um resumo sobre este material, considerando as suas principais vantagens e desvantagens.
Vantagens do chão de parquet
-
Fácil de instalar, sendo possível encontrar vários ladrilhadores em Portugal com experiência em trabalhar este tipo de material.
-
Barato, sobretudo quando se compara com os pavimentos de madeira maciça. Para quem quer um chão de madeira barato, o parquet é uma opção bastante competitiva.
-
Sustentável e ecológico, visto que é composto por diversos tipos de madeira, permitindo um reaproveitamento de materiais.
-
Esteticamente oferece várias possibilidades quanto aos padrões e aspecto final;
-
Fácil de limpar (basta um pano húmido).
Desvantagens do chão de parquet
-
Muito sensível à humidade, devendo ser tratado de forma própria.
-
Ainda sobre a água, saiba que água em demasia pode fazer com que se descole com facilidade.
-
O sol também o desgasta o que acaba, com o tempo, por afetar o seu aspecto e a estética do pavimento como “um todo”.
-
Com o tempo, os sinais de desgaste são visíveis e deixam marcas, como riscos, marcas de móveis, etc.
-
Para manter o seu aspecto brilhante, vai precisar, frequentemente, de usar cera, assim como outros produtos de tratamento da madeira apropriados. Ou seja, é uma opção que requer algum trabalho e esforço.
Chão de parquet na casa de banho: Sim ou não?
Agora que já conhece melhor as características do parquet, fica mais facil responder a esta questão: chão de parquet na casa de banho, sim ou não?
Mesmo com os cuidados certos e uma boa aplicação, o parquet na casa de banho não é a melhor opção. Esta é uma divisão onde a água é um elemento comum, o que significa muitos riscos para este tipo de pavimento. A juntar a isto estão ainda elementos como a humidade e o vapor, que eventualmente contribuirão para o desgaste natural deste material ao ponto que ele comece a se descolar e sair do chão. Portanto, recomendamos-lhe antes a instalação de parquet para outras divisões da casa, como os quartos ou a sala, mas não na WC.
Se ainda assim tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em falar connosco! Estamos aqui para ajudar!