Como aplicar o Feng Shui numa casa pequena

- Mantenha tudo ordenado e limpo
- Uma entrada ampla e luminosa
- As cores certas para a sua casa
- A importância da iluminação
- Um quarto relaxante
- Materiais e elementos a usar
Mantenha tudo ordenado e limpo
A desordem traz o caos. Por isso, uma das máximas do Feng Shui é a ordem e a limpeza. Os ambientes relaxantes pedem espaços livres, sem muitas coisas pelo meio. Numa casa pequena, isto pode parecer complicado, especialmente se muita gente vive nela. Nesses casos, a solução passa pela aposta no armazenamento, como armários encastrados ou móveis à medida para aproveitar qualquer local da casa. Pode, por exemplo, colocar um móvel à medida entre duas colunas, ocultando o seu interior com umas portas.

Uma entrada ampla e luminosa
Para o Feng Shui, a entrada de uma casa é muito importante, já que é o local onde se inicia a nossa casa. Deve ser por isso um espaço que tem de tranquilizar e criar sensações agradáveis, tanto a convidados como a quem vive na casa. É por essa razão que o Feng Shui aconselha entradas amplas e luminosas.
No entanto, isto não é tão fácil numa casa pequena. A melhor solução seria unificar espaços, tirando paredes para que a luz possa entrar sem problemas na entrada. Se o fizer, é importante que crie uma clara demarcação visual entre as divisões, com uma estante ou parede de meia altura, pois o Feng Shui também crê na delimitação dos espaços!

As cores certas para a sua casa
A paleta de cores usada no Feng Shui é muito importante. As cores berrantes não acalmam, pelo contrário. Por isso, deve escolher cores suaves. Isto é bastante positivo em casas pequenas, pois o uso de cores claras amplia visualmente as divisões. Não se escuse de usar cores como o branco para a maioria das paredes da sua casa. Se quer incluir uma nota discordante, use verdes suaves para os quartos ou um amarelo claro para alguma parede da sala de estar.

A importância da iluminação
O Feng Shui quer casas com muita luz, de preferência natural, embora isso nem sempre seja possível. Se a sua casa for luminosa, aposte em cortinas que deixem passar bem a luz sem problemas, para melhorar o ambiente. Se não conta com muita luz natural, terá de usar luz artificial, colocando lâmpadas o mais juntas possível em locais estratégicos. Evite uma exposição prolongada e direta à luz artificial: o melhor é criar espaços com luz indireta.

Um quarto relaxante
Nas casas pequenas, o espaço disponível no quarto costuma ser também pouco. Para ganhar alguma margem de manobra, aposte em portas de correr nos armários. Isto elimina o funcionamento normal de uma porta, que ocupa espaço, e permite-nos ganhar um pouco de espaço de circulação extra. Tendo pouco espaço no quarto, coloque poucos móveis na divisão (algo que o Feng Shui adora). Se quiser colocar algum, tente que as suas linhas se dirijam ao local de descanso, para que a energia flua melhor.

Materiais e elementos a usar
Alguns materiais, como a madeira e o metal, são muito bem-vindos dentro dos espaços Feng Shui. Pode, por exemplo, usar a madeira no chão, nas portas e mesmo nos móveis de cozinha. Se colocar eletrodomésticos de aço na cozinha juntamente com os armários em madeira, conseguirá um grande equilíbrio nessa divisão.
As plantas também ajudam os espaços Feng Shui. Absorvem muito bem a energia e ajudam a gerar um clima equilibrado na casa. Se não tem espaço para as colocar no chão, aposte em plantas suspensas no ar.

Esperamos que estes conselhos ajudem a tornar a sua casa mais de acordo com o Feng Shui, mesmo que tenha pouco espaço!