Regresso às aulas: Como organizar a rotina da casa (sem ficar maluc@)

Setembro é o mês de regresso às aulas e, para muitos, de regressar também ao trabalho. Assim, é inevitável que se torne um pouco mais difícil entrar na rotina, o que pode levar a períodos stressantes. No entanto, isto não tem que ser assim! Deixamos-lhe algumas dicas para organizar a rotina da sua casa, para que a rentrée não seja tão difícil:
- Trate da organização da casa
- Estabeleça uma rotina diária
- Estabeleça regras para as crianças
- Planeie bem as semanas
- Não se esqueça do lazer

Trate da organização da casa
Uma casa organizada facilita-lhe imenso o dia-a-dia. Portanto, trate de organizar todas as divisões do seu lar antes do regresso às aulas ou ao trabalho. Pense no que faria diferença nos seus dias, em termos de os deixar mais fáceis, e ponha isso em prática. Por exemplo, deixe um cesto no armário dos seus filhos, para colocar lá a roupa para o dia seguinte, ou crie um espaço organizado na cozinha onde pode guardar os lanches para a escola, para que seja apenas pegar nas coisas e seguir com o dia, sem ter de perder muito tempo.
Estabeleça uma rotina diária
Os horários escolares dos seus filhos irão certamente diferir do ano anterior, pelo que é importante que analise estas informações e se debruce sobre uma nova rotina diária. Esta nova rotina deve ser fácil e adaptar-se a todos os membros da família, para que seja útil - não adianta marcar imensas coisas para fazer de manhã, se sabe que não vai ter energia para isso. Portanto, defina bem as diferentes horas e atividades, para que, quando as aulas começarem, apenas tenha que seguir o que já foi acordado.
Estabeleça regras para as crianças
Tão importante como a rotina, estabelecer regras para as crianças ajuda a agilizar o dia-a-dia e a vida familiar. Se quer que os seus filhos façam os trabalhos de casa assim que chegarem da escola, deixe isso muito claro. Defina também um local de estudo, que deve estar organizado e que não deve ser perturbado enquanto as crianças lá estiverem. Se vai trabalhar a partir de casa, crie também algumas regras, tanto para potenciar a sua concentração, como para garantir que não será incomodado nas horas em que está a trabalhar.

Planeie bem as semanas
O planeamento vai ser o seu melhor aliado na hora de voltar às rotinas de escola e de trabalho. Portanto, perca algum tempo no fim-de-semana a planear a semana seguinte. Faça uma lista de compras, baseando-se nas refeições que pretende fazer, e siga-a. Não só saberá sempre o que fazer para o jantar, como irá poupar dinheiro no supermercado. Planeie também as atividades dessa semana, para que consiga definir melhor o que vai acontecer a cada dia. Se quiser, pode também separar logo a roupa que as crianças vão vestir em cada dia dessa semana.
Não se esqueça do lazer
Pode ser tentador pensar apenas em termos de trabalho, escola e obrigações, mas os tempos de lazer e em família são muito importantes para manter a motivação. Por isso, da mesma forma que planeia a rotina em função do que tem que fazer, reserve algum tempo para estarem juntos, em família, mesmo que seja a fazer uma atividade tão simples como cozinharem juntos. Será algo de diferente para as crianças e para os adultos, e que ajuda a criar boas memórias mesmo nos dias mais comuns e cinzentos.