Como mudar rapidamente o chão da sua casa

Se o chão em casa não o convence porque está muito gasto ou é aborrecido, mas não está a pensar em renová-lo agora mesmo para o melhorar, não desista. Há muitas soluções para alterar a sua aparência em tempo recorde. E sem ter de gastar muito. Revemos algumas das soluções mais práticas e bonitas, para que possa ter um novo piso rapidamente e com zero trabalho. Explicamos-lhe tudo no artigo!
Pavimentos vinílicos
São maravilhosos. Existem versões com sistema de clique ou em formato adesivo. Na forma de uma ripa, ou do típico azulejo. É um pavimento todo-o-terreno que se pode usar em qualquer divisão da casa (incluindo cozinhas e casas de banho) porque é muito resistente a manchas e pode ser facilmente lavado. A instalação é livre de pó e bastante rápida em comparação com um pavimento normal. Para o desfrutar em casa, basta um piso nivelado como base e, por vezes, as portas precisam de ser levantadas um pouco. É tudo o que é preciso! Algumas pessoas também aproveitam a oportunidade para acrescentar um rodapé a condizer (frequentemente branco), para melhor o integrar com as portas. Dê uma vista de olhos e descobrirá que também existem alguns com uma camada de isolamento térmico e acústico incorporada. A sua versatilidade permite-lhes imitar a madeira, cimento, pedra, etc.

Cerâmica em seco
Se gosta do acabamento cerâmico devido à sua dureza e facilidade de limpeza, não desista de o ter para evitar trabalhos de construção. Pode colocar um pavimento de cerâmica em seco em cima do que já tem. A instalação pode ser feita com ou sem juntas. Muito ao seu gosto. E tem uma vantagem adicional, que pode ser muito útil nas casas: pode ser pisado assim que é instalado. Aceita a troca de peças em qualquer altura (imagine que um azulejo se parte) e até pode aproveitar a instalação para executar cablagem por baixo (para o cinema em casa, uma tomada aérea...) ou para adicionar isolamento térmico e acústico. E o que acontece ao chão por baixo? Bem, fica como está. Este tipo de pavimento não danifica o pavimento existente, é amovível e pode ser reutilizado, caso precise dele noutra casa (ou empresa, se for esse o seu caso). Quanto aos formatos disponíveis, existe uma enorme variedade: de 30x60 cm a 90x90 cm.

Pavimento de linóleo
Há já alguns anos que o linóleo é vendido em azulejos para facilitar a sua instalação. É um tipo de pavimento muito mais amigo do ambiente que utiliza óleo de linhaça, juta e madeira como matérias-primas. Um material natural que será certamente uma boa alternativa para aqueles que procuram uma casa mais amiga do ambiente. Estão disponíveis numa vasta gama de cores para se adaptarem ao estilo da sua casa, são muito duráveis e fáceis de manter. Sendo um pavimento antiestático por natureza e repelindo os ácaros, é um pavimento altamente recomendado para casas com pessoas alérgicas. No entanto, deve ter cuidado ao arrastar o mobiliário e com objetos pontiagudos, pois podem danificar o chão. Requer alguma manutenção? Sim, e isto também o diferencia dos pavimentos vinílicos. É possível que nas divisões mais movimentadas tenha de aplicar cera uma ou duas vezes por ano para restaurar o seu brilho.

Microcimento
Os revestimentos contínuos estão a ganhar popularidade todos os dias. São pavimentos de espessura mínima e grande aderência que se podem aplicar numa grande variedade de superfícies: mármore, betão, mosaico. Pode utilizá-lo para cobrir o chão, bem como paredes, banheiras, bases de duche, piscinas... Com um acabamento mais ou menos polido, dependendo do gosto, está disponível numa enorme gama de cores que vão muito além do cinzento. Além disso, não racha nem cria fissuras. E como é que se limpa? Com água e sabão neutro. Sendo um material duradouro com boa resistência ao tráfego, ao desgaste e às altas temperaturas, pode facilmente ser utilizado em cozinhas, casas de banho ou mesmo ao ar livre. Se for uma zona húmida (por exemplo, uma base de duche), é aplicado um acabamento antiderrapante para a tornar 100% segura.

Pavimento de resina epóxi
É um tipo de pavimento autonivelante muito duradouro e impermeável que faz parte da família de pavimentos contínuos que se pode instalar em casa. Não tem juntas de expansão e, portanto, é colocado em cima do soalho que tem em casa (não em madeira, atenção). Já o deve ter visto antes em ambientes industriais ou comerciais. Contudo, nos últimos anos também tem sido utilizado em casas devido às suas múltiplas possibilidades decorativas. Um pavimento que não se deforma com o calor, antiderrapante e muito característico pelo seu acabamento brilhante. Se decidir colocá-lo em casa, ele estará pronto a andar em apenas 24 horas. E o que determina o seu preço? A qualidade do material e do sistema escolhido, se o apoio necessitar de preparação, o tamanho do espaço. Consulte um profissional sobre todas as suas dúvidas para ter a certeza de que faz a escolha certa.

Pode-se ver que nenhum material é melhor do que outro. A escolha dependerá dos seus gostos e do uso que vai dar ao piso. Um bom ponto de partida é sempre a avaliação do piso base. A partir daí, deixe-se sempre aconselhar por um bom profissional e verá como fica perfeito! E tudo sem passar pela provação de poeira e detritos típica de qualquer construção.