Fazer com que a roupa do armário cheire bem não é tão difícil, se tivermos em conta algumas coisas. Por exemplo, apostar em armários com portas que se abrem na sua totalidade, para facilitar a ventilação; prateleiras, em vez de gavetas; materiais metálicos para colocar a roupa e que ajudem a que a roupa se mantenha fresca e longe de humidades... Também há outros truques caseiros muito simples com os quais se conseguem resultados incríveis. Apetece-lhe descobri-los?
Neste artigo
- Ambientadores naturais
- Algodões perfumados
- Eliminar o cheiro a roupa molhada
- Vestiários com ventilação
- Armários cujas portas se abrem de par em par
- Aposte nas prateleiras no seu guarda-roupa
- Portas tipo persiana
- Estantes de metal
Ambientadores naturais
Este truque é infalível, para além de económico e duradouro. Se no interior de um armário, colocamos saquinhos perfumados com a sua fragrância favorita, como o cheiro de lavanda ou saquinhos com as próprias flores de lavanda (menos intenso), toda a sua roupa se impregnará, ligeiramente, com esse aroma e, por isso, a sensação será de frescura em todo o seu vestuário.
Algodões perfumados
Um truque caseiro e muito económico é impregnar alguns algodões com o nosso perfume favorito e colocá-los nas gavetas ou prateleiras do nosso guarda-roupa. Verá que, em pouco tempo, a sua roupa absorverá esse cheiro e será super agradável. Terá que renovar os algodões a cada certo tempo, para que a fragrância permaneça.
Eliminar o cheiro a roupa molhada
Para combater o cheiro a roupa molhada, um truque infalível é meter a roupa com cheiro a humidade dentro da máquina de lavar roupa, colocar um programa de água fria, incluir o detergente e não esquecer do principal ingrediente: um pouco de vinagre. Vai ver como, ao tirar a roupa, ela já não terá o cheiro a humidade.
Vestiários com ventilação
Não há dúvida de que um vestiário com ventilação direta, (isto é, com uma porta ou uma janela incorporada) é uma solução fantástica para acomodar a nossa roupa e faz com que esta cheire bem. O espaço permite-nos manter as roupas bem esticadas e colocadas, longe de estarem amontoadas e isso ajuda a que a ventilação na roupa seja maior. Se tem espaço suficiente em casa, um closet é uma grande solução.
Armários cujas portas se abrem de par em par
Se está a pensar fazer um guarda-roupa de obra no seu quarto, procure um profissional para que o ajude a escolher os melhores materiais e, acima de tudo, para que as portas do armário se abram na sua totalidade. Não importa o tipo de portas que tenha o armário: de correr, de elevação, de cortina... o importante é que todas as folhas do armário se possam mover e, por conseguinte, a roupa do armário seja ventilada corretamente.
Aposte nas prateleiras no seu guarda-roupa
Segundo os especialistas, as prateleiras são uma melhor opção do que as gavetas, para melhorar a ventilação do armário. As gavetas tendem a estar mais tempo fechadas do que abertas, enquanto que as prateleiras estão "abertas" e, portanto, promovem em maior medida a ventilação do interior do armário, fazendo com que a roupa cheire melhor.
Portas tipo persiana
Uma boa forma de conseguir uma maior ventilação, dentro de um armário, é apostando por uma porta tipo persiana, em vez de uma porta maciça e contínua. A diferença é clara: o modelo de porta-persiana permite que o ar entre dentro do armário, durante todo o dia, mantendo a frescura das roupas. As portas de folhas maciças, pelo contrário, dificultam o movimento do ar.
Estantes de metal
As prateleiras de materiais leves como o metal, em vez de madeira maciça, ajudam a circular o ar e, por conseguinte, a roupa pode ser ventilada. Em quartos de crianças são, além de uma excelente ideia, uma forma muito divertida e original de decorar o quarto dos pequenos.
Já conhecia estes truques? Diga-nos tudo nos comentários!