Os jardins verticais são uma tendência cada vez mais comum nas nossas casas, por nos permitirem criar um ponto focal na decoração e trazermos mais plantas para o nosso lar, o que é sempre um bónus. Mas a sua construção não tem que ser necessariamente difícil, podendo-se recorrer a materiais simples e, mesmo assim, conseguir obter um excelente efeito. Assim, mostramos-lhe como fazer um jardim vertical.
Neste artigo
- Passo a passo para fazer um jardim vertical
- Quais são as melhores espécies de plantas a usar num jardim vertical?
- E que cuidados deve ter com o seu jardim vertical?
Passo a passo para fazer um jardim vertical
Para que possa fazer um jardim vertical em sua casa, deixamos-lhe um passo a passo para uma versão que seja um pouco mais pequena. No caso de querer ocupar uma parede inteira com espécies vivas, o melhor será pedir ajuda profissional, para que tenha a certeza de que tudo fica instalado corretamente e que as suas plantas permanecerão saudáveis.
No caso de ir fazer uma versão média ou pequena, comece por pensar muito bem no local onde vai colocar o seu jardim. O sítio deve ter luz e ventilação suficientes, assim como ser acessível, até porque isto é fundamental para que consiga cuidar das suas plantas. Depois, uma vez escolhido o local, atente bem nas suas caraterísticas, em termos de luminosidade, temperatura e humidade, e escolha espécies de plantas que se adaptam a essas condições. Escolha também espécies que tenham folha e se mantenham verdes todo o ano. Dessa forma, vai garantir que o seu jardim está sempre viçoso.
Uma vez feita a escolha do local e das plantas, escolha o material que vai usar para o seu jardim. Nas versões diy dos jardins verticais, são muito usadas paletes, garrafas de sumo ou vasos suspensos, porque são materiais fáceis de arranjar e que contam com inúmeros tutoriais na internet. No caso das paletes, apenas terá de a lixar, para a deixar mais lisa, e colocá-la na parede (ou mesmo no chão). Para uma versão artesanal, passe um fio por algumas garrafas de plástico, e suspenda-as do teto, cortando um espaço para colocar as plantas. Por fim, pode simplesmente suspender diversos vasos do teto ou da parede, através de ganchos, fios ou de macramés. Portanto, use da criatividade com os seus materiais! O último passo é plantar as suas plantas. Escolha um solo que seja fértil e adequado às plantas que escolheu.
Quais são as melhores espécies de plantas a usar num jardim vertical?
São muitas as plantas que poderá usar no seu jardim vertical, mas algumas adaptam-se particularmente bem a estas estruturas. Para começar, antes de escolher as espécies, anote a luminosidade, ventilação e humidade que o local vai ter. Isto vai-lhe permitir tomar melhores decisões sobre as espécies a escolher. Para o exterior da casa, algumas boas opções são as petúnias, bromélias, ervas aromáticas, amores-perfeitos, e todo o tipo de suculentas e catos. No interior, prefira opções como fetos, suculentas e catos, heras de jardim ou até orquídeas. Use as plantas de que mais gostar e que se adequem ao seu nível de jardinagem e tempo que tem disponível para cuidar delas.
E que cuidados deve ter com o seu jardim vertical?
Existem três coisas que deve ter em conta ao cuidar de um jardim vertical: drenagem, adubagem e rega. O seu jardim vertical deve drenar a água com facilidade, para que as suas plantas não morram. Deverá adubar com alguma regularidade, para que as suas plantas se mantenham saudáveis e viçosas (poderá usar adubo líquido, barras de adubo, ou ambas), e deverá regar com a frequência indicada para cada espécie que escolher. A cada ano (ou de dois em dois anos), poderá renovar parte do solo das plantas, para renovar os nutrientes.