As plantas ajudam a alegrar o interior das nossas casas e é mesmo importante refrescá-las no verão. Por isso, dar lhes os cuidados de que elas necessitam para se manterem saudáveis e viçosas é uma tarefa diária.
Com a estação quente, existem certos passos a seguir para o conseguir. Se tem dúvidas, não se preocupe. Nós damos uma ajuda:
Neste artigo
- Regue as plantas apenas quando for necessário
- Não regue as plantas a meio do dia do verão
- A fertilização das plantas no verão
- Não exponha as plantas diretamente ao sol
- Corte as partes danificadas, também no verão!
- No deixe as plantas morrerem de sede nas suas férias
Regue as plantas apenas quando for necessário
Podemos ter a tendência de regar as plantas com mais frequência no tempo quente, podendo até regar todos os dias. Mas isto é desnecessário. Regue apenas quando a terra do vaso estiver seca, para evitar que as raízes apodreçam e para tornar as suas plantas mais resistentes à seca e estimula ao mesmo tempo a formação de raízes profundas.
As plantas de exterior que estão na moda (e onde deixá-las!)
Não regue as plantas a meio do dia do verão
Com o calor, a água evapora mais depressa e pode até chegar a queimar as folhas das plantas se as regar durante o dia. Assim, procure regá las ou de manhã bem cedo, enquanto o ar ainda está fresco, ou ao final do dia, após as horas de maior calor.
A fertilização das plantas no verão
Para manter as plantas saudáveis nesta época que é de floração e crescimento para muitas espécies, use fertilizantes adequados. Regra geral, deverá adubar no mínimo todos os meses, mas siga as indicações da embalagem para melhores resultados.
Não exponha as plantas diretamente ao sol
Mesmo que seja uma planta de espécie que gosta de sol, a exposição direta ao sol quente do verão pode-lhe causar estragos e até mesmo matá-la. Por isso, prefira colocar as plantas em locais que tenham alguma sombra nas horas mais quentes do dia. Se for de férias, procure deixar as plantas em locais frescos e arejados.
Corte as partes danificadas, também no verão!
Se for prestando atenção às suas plantas e lhes for cortando as partes danificadas ou secas, estará a contribuir para uma maior saúde e crescimento destas. Dependendo da espécie, é aconselhável também cortar as hastes que floriram após a floração, para estimular a planta a criar novas flores.
No deixe as plantas morrerem de sede nas suas férias
Se for de férias e não tiver quem lhe regue as plantas, existem inúmeras opções que pode usar para manter as suas plantas hidratadas. Desde o tradicional método da banheira, em que se deixam as plantas numa banheira com um pouco de água, à água em gel, que dura até 30 dias, planeie com antecedência este passo para que, ao chegar a casa, não tenha surpresas desagradáveis com as plantas.
há 2 anos
Nossas plantas vivem conosco,e precisam de nos, rega-las e falar com elas da um ótimo efeito a elas,creia ou nao, sempre falo com as minhas e as vejo evoluir e sempre belas.