Uma casa decorada com plantas traz mais alegria a todos os moradores e ajuda a promover um ambiente mais relaxado, cativante e natural. No entanto, nem sempre temos a possibilidade de optar por vasos de plantas já feitos, ou, então, pretendemos aproveitar ao máximo os recursos que já temos para fazer esses mesmos vasos. Nesse caos, deixamos-lhe algumas ideias de como pode fazer os seus próprios vasos de plantas, para uma casa mais florida.
Neste artigo
- 1. Reaproveite baldes
- 2. Use cestos
- 3. Use madeira
- 4. Vasos em cimento
- 5. Use garrafas
- 6. Reutilize algumas paletes
- 7. Opte por usar lâmpadas fundidas
1. Reaproveite baldes
O reaproveitamento de materiais como baldes, que tenha em casa, vai-lhe permitir criar um vaso sem que, para isso, tenha muito trabalho. Apenas tem de garantir que faz um furo (ou vários) no fundo do balde, para que a água possa escorrer quando regar. Use uma camada de cascalho ou algo semelhante no fundo do balde, colocando depois a terra por cima, para garantir uma melhor drenagem das suas plantas.
2. Use cestos
Os cestos são muito úteis, permitindo-nos arrumar diversas coisas, de modo a manter a nossa casa organizada e, ao mesmo tempo, bonita. Mas sabia que também pode usar cestos como vasos para plantas? Certifique-se que o cesto escolhido mantém a sua forma, para a terra não cair, e procure escolher plantas que não precisem de tanta rega, uma vez que a água escorre com facilidade dos cestos e a terra tem tendência a ficar um pouco mais seca, especialmente no verão.
3. Use madeira
Seja madeira de paletes ou madeira que já tinha em casa, que tenha sobrado de alguma obra, é possível fazer vasos bonitos, decorativos e de qualquer tamanho usando este material. Pode usar o mesmo tipo de material que foi usado para o chão, por exemplo, para dar uma ideia de continuidade, ou optar por algo diferente para que o seu vaso se destaque ainda mais no local onde o vai colocar.
4. Vasos em cimento
O cimento é um bom material para fazer vasos em casa, permitindo-lhe aproveitar algum cimento que tenha por casa e que tenha sobrado. Pode fazer o molde dos seus vasos em diversos materiais, como madeira, e conseguir assim um vaso totalmente personalizado ao seu gosto e com um aspeto rústico que fica bem com todo o tipo de decoração e em todo o tipo de ambientes. Se tem animais, no entanto, esteja atento às plantas que coloca em casa, porque algumas podem fazer mal ao seu amigo de 4 patas.
5. Use garrafas
Já ouviu falar de plantas aéreas? São plantas que não precisam de estar na terra para se desenvolverem e que, por isso, podem ser usadas para uma decoração muito original. Por exemplo, pode reutilizar algumas garrafas para servirem de suporte às suas plantas, ou optar por fazer "vasos" de fibra de coco, que ficam bem em qualquer local e que são muito fáceis de fazer em sua casa.
6. Reutilize algumas paletes
Pode usar uma palete de diversas formas para criar um vaso. Por exemplo, pode usar as "pernas" da palete e tapá-las com madeira, fazendo assim um vaso simples, que pode encher de terra e usar para plantar coisas. Também pode usar a palete como suporte para outros vasos, como latas de metal que iam para o lixo e que podem ser usadas como vaso. Depois de pintadas, verá que ficam muito bem! Esta é uma boa forma de ter uma horta de aromáticas sem que, para isso, tenha que gastar muito dinheiro.
7. Opte por usar lâmpadas fundidas
As lâmpadas fundidas podem tornar-se vasos muito originais, e com muito pouco esforço da sua parte. Pode colocar um pouco de terra e uma planta pequena, ou optar por colocar uma planta aérea no seu interior. Seja qual for a opção, os seus vasos de lâmpadas vão ficar muito bonitos pendurados da parede, criando uma espécie de "cortina" criativa que fica muito bonita. Se não tem muito jeito para a jardinagem, pode sempre optar por plantas artificiais.