Se a sua máquina de lavar roupa exala um cheiro desagradável, tem fugas de água ou a porta não fecha corretamente, talvez seja altura de mudar a borracha da escotilha. Trata-se de um elemento muito importante ao qual, no entanto, nem sempre prestamos a devida atenção.
O melhor conselho é efetuar uma boa manutenção, é aconselhável limpar e secar bem a sua superfície após cada ciclo de lavagem. Isto evitará a acumulação de sujidade e bolor e prolongará também a sua vida útil. Mas com o tempo, a utilização e a fricção de elementos como as fivelas, a borracha pode acabar por se deteriorar.
Mudar a borracha da máquina de lavar roupa não é muito complicado, mas é aconselhável fazê-lo corretamente para que se adapte bem e não haja problemas de estanquicidade. Vamos explicar-lhe como fazê-lo, mas se não tiver a certeza do resultado, é melhor deixá-lo nas mãos de profissionais.
Neste artigo
- Primeiro passo: remover a borracha antiga
- Próximo passo: uma boa limpeza
- Agora sim, podemos colocar a nova borracha
Primeiro passo: remover a borracha antiga
Depois de desligar o aparelho da tomada, a primeira coisa a fazer é ver bem como é que a borracha da máquina de lavar está montada, porque não pode ser montada de qualquer maneira. A pista são os entalhes que normalmente se encontram na parte inferior.
Agora que já vimos a posição da borracha, temos de a separar ligeiramente com a ajuda de uma chave de fendas plana. É preciso ter cuidado para não danificar o quadro ou outros componentes. Aparecerá então um clipe de retenção, uma peça que impede a borracha de se mover, e que deve ser retirada.
O passo seguinte consiste em empurrar ligeiramente a borracha da anilha na direção do tambor. Aparece então um segundo clipe de retenção que também deve ser retirado. Para o fazer, basta desapertar o parafuso que lhe está associado e retirá-lo. A braçadeira, que tem a forma de uma mola, sairá facilmente.
Próximo passo: uma boa limpeza
Já retirámos a borracha da máquina de lavar roupa, mas ainda há um passo intermédio a dar antes de colocar a nova. É muito importante limpar bem toda a abertura da escotilha. Desta forma, certificamo-nos de que não existem resíduos que possam impedir que a nova borracha encaixe na perfeição.
Não há muita sujidade? Então, é suficiente passar um pano húmido. Mas se houver resíduos incrustados, deve escovar cuidadosamente a superfície até ficar perfeitamente limpa.
Agora sim, podemos colocar a nova borracha
O último passo para substituir a borracha da máquina de lavar roupa é colocar a nova. Para isso, basta fazer exatamente o contrário do que fizemos para a retirar, mas antes, algo muito importante: a peça tem de ser colocada na posição correta. Como é que se sabe qual é? A forma mais fácil é olhar para as fendas de drenagem (estão localizadas na parte inferior) e para a seta que indica a parte superior.
Depois, tem de colocar a borracha na posição correta e empurrar ligeiramente a parte inferior para que a ranhura da peça seja inserida na calha do tanque. A partir daí, deve exercer pressão até que a borracha fique bem assente na calha. Um pequeno truque para facilitar a tarefa é espalhar líquido de lavagem da loiça na ranhura da borracha, para que esta deslize para a posição correta sem esforço.
Passo seguinte: colocar o clipe de fixação interior, basta dobrar a borracha para o interior do tambor. Lembre-se que se trata de uma mola, pelo que tem de a forçar para a adaptar ao perímetro da porta e depois apertar o parafuso. Uma vez feito isto, a borracha volta à sua posição e o clipe é colocado na parte da frente da portinhola.
Agora só falta colocar o clipe de fixação externo entre a borracha e a estrutura, apertar e já está! A máquina de lavar roupa está agora pronta a funcionar novamente sem qualquer problema. Neste ponto, pode ser um pouco mais difícil fechar a porta, mas não se preocupe, isso é normal.