Existem situações em que necessitamos de mudar de fornecedor de luz, por encontrarmos opções mais vantajosas para nós, mas podemos hesitar em fazê-lo por não sabermos como podemos fazer essa alteração. Mas não se preocupe, porque a alteração é bastante fácil e não lhe deverá dar muito trabalho. Deixamos-lhe o que precisa de saber e fazer para mudar o seu fornecedor de luz:
Neste artigo
- Passo a passo de como mudar de comercializador de eletricidade
- Existe um mês ideal para fazer essa mudança?
Passo a passo de como mudar de comercializador de eletricidade
Para garantir que está a tomar a melhor decisão ao mudar de fornecedor de energia, existem alguns passos que deve seguir, antes de fazer a mudança em si. Para começar, deverá analisar as propostas existentes no mercado, e compará-las à sua situação atual. Para uma melhor comparação, separe as suas seis últimas faturas de eletricidade, e confronte os valores que pagou com as propostas que lhe são apresentadas. Também deverá estar atento a coisas como os prazos do contrato com um novo fornecedor, as condições em caso de rescisão, a presença ou não de um período de fidelização e as penalizações associadas a essa rescisão.
Uma vez feita a sua escolha, reúna alguns documentos, de modo a que possa fazer a alteração o mais rapidamente possível. Esses documentos são o NIF do titular do contrato de energia, o contrato de arrendamento ou a escritura do imóvel, a morada de fornecimento, os dados bancários (caso pretenda débito direto) e o CPE (Código de Ponto de Entrega). Este último pode ser encontrado nas suas faturas da eletricidade. Reunidos os documentos, contacte o seu novo fornecedor de energia (pode ser presencialmente, online ou por telefone) e faça o pedido de alteração. Caso não trate do processo presencialmente, a chamada ou pedido online servem de comprovativo da alteração, não sendo necessário fazer contrato.
O seu contrato será submetido a aprovação, onde se confirmarão os dados técnicos e comerciais da morada de fornecimento. Posteriormente, receberá uma carta a indicar a data em que o seu serviço será ativado, assim como as condições do seu contrato. A partir daqui, o seu novo fornecedor de energia trata de tudo, incluindo da rescisão do seu contrato com o antigo fornecedor de energia.
Existe um mês ideal para fazer essa mudança?
De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), existe de facto um melhor mês para mudar de fornecedor de energia. Esse mês é janeiro, porque a aprovação do calendário das tarifas para o mercado regulado se faz em dezembro e entra em vigor no mês seguinte. A ERSE recomenda que, todos os anos, se faça uma avaliação e simulação dos preços de energia que está a pagar, de modo a perceber se existem soluções mais vantajosas para o seu caso. Para o efeito, poderá usar o simulador disponibilizado pela ERSE.
A mudança de fornecedor de luz tem custos associados?
Não, esta alteração de fornecedor de luz não tem encargos associados, pelo que não deverá pagar nada para o fazer. Portanto, caso queira seguir a recomendação da ERSE de avaliar todos os anos o seu contrato e, se necessário, alterá-lo, poderá fazê-lo sem que isso acarrete custos para si. Aproveite e avalie também se há coisas que pode fazer para reduzira sua fatura de luz.
Quanto tempo é que demora o processo?
Todo o processo de alteração do fornecedor de luz tem um prazo médio de 5 dias úteis. No entanto, este processo pode estender-se por até 3 semanas, no máximo. Normalmente, o novo fornecedor marcará consigo uma data a partir da qual lhe começará a fornecer energia (sendo que, em momento algum, há lugar à interrupção do fornecimento de eletricidade). O antigo fornecedor deverá enviar-lhe depois uma fatura de acerto de contas, no prazo de até seis semanas após a mudança. A partir da data de começo do fornecimento, poderá começar a poupar nas suas faturas.