Os chariots são uma daquelas tendências de decoração que vieram para ficar, já que ficam bem com qualquer estilo decorativo e são uma forma moderna e elegante de organizar as suas roupas. Apesar de estarem disponíveis para venda em algumas lojas, nem sempre são fáceis de encontrar, especialmente se tiver um estilo específico em mente. Felizmente, pode sempre criar o seu próprio chariot, garantindo que tem um espaço adequado às suas necessidades. Não sabe como? Nós ajudamos!
Neste artigo
- Materiais de que vai precisar, tome nota!
- 1. Design do chariot
- 2. Limpeza e polimento
- 3. Que comece a montagem!
- 4. Pintura
- 5. Coloque as suas roupas!
Materiais de que vai precisar, tome nota!
A melhor escolha para criar um chariot é utilizar tubos de canalização, especialmente se os usar em aço galvanizado para evitar ferrugem. Com eles, consegue criar o formato que desejar e quantos níveis forem precisos, já que são duráveis e resistentes, pelo que não irão ceder com o peso das roupas. Para além dos tubos, vai precisar também de palha de aço, junções para os interligar, e de uma base para apoiar o chariot (que pode ir desde cimento a madeira ou, de forma mais prática, a umas rodas que permitam mover o chariot pelo quarto). Caso não goste do aspeto dos tubos, precisará também de tinta, para os pintar.
1. Design do chariot
Antes de sair para comprar os materiais, pegue numa folha e anote aquilo que precisa de ter no seu chariot. Servirá apenas para pendurar roupa ou vai precisar de um espaço para colocar os sapatos? Com base nas suas necessidades, pode fazer um esboço de como será o cabide. Assim, saberá as melhores dimensões de tubos para o projeto, de quantas junções precisa e evitará também gastos desnecessários. Lembre-se que com planeamento, todos os projetos saem melhor!
2. Limpeza e polimento
Assim que tiver todos os materiais de que precisa, assegure-se de que limpa todos os tubos muito bem antes de os montar. Pode até ser necessário usar um desengordurante, se a superfície estiver muito gordurosa. Após a limpeza, use palha de aço para polir os tubos e deixá-los mais brilhantes. Se necessário, repita a limpeza após o uso da palha de aço.
3. Que comece a montagem!
Depois de os tubos estarem bem secos, pode começar a montar a sua estrutura, seguindo o seu desenho original. Para facilitar o trabalho, comece a montar de baixo para cima, ou seja, monte primeiro a base do chariot e vá trabalhando daí para cima. Caso precise de dois ou mais níveis, não se esqueça de usar junções de ambos os lados, para que tudo encaixe perfeitamente.
4. Pintura
Este passo é completamente opcional, mas caso não goste do aspeto dos tubos "ao natural", pode sempre pintá-los da sua cor preferida. Escolha tintas apropriadas para o tipo de material do tubo e procure optar por cores que se complementem bem com a decoração já existente no espaço. O branco, o preto e o dourado são sempre boas escolhas!
5. Coloque as suas roupas!
Depois de a tinta estar bem seca (por precaução, espere pelo menos 24 horas), pode colocar a sua roupa no seu chariot novo e colocá-lo no local desejado. Terá um cabide resistente, intemporal, seguro e com um charme indescritível!
Como vê, fazer um chariot não é algo muito difícil! E você, gostaria de construir um? Diga-nos tudo nos comentários!