A opção de comprar moradia mobilada é, hoje em dia, cada vez mais comum. Sobretudo quando se tratam de casas herdadas. Além disso, muitos compradores encaram a mobília como um extra valioso, capaz de acrescentar valor à casa, sobretudo quando se tratam de peças antigas.
Contudo, esta não é uma questão de resposta única, devendo considerar diversos factores antes de aceitar ou recusar esta proposta. Assim sendo, confira os prós e contras de comprar uma moradia mobilada.
Neste artigo
Prós de comprar uma moradia mobilada
Se a mobília é do seu gosto, uma das grandes vantagens passa mesmo por não ter de se preocupar com a decoração e recheio da casa. Além disso, estará a comprar os móveis a um preço mais em conta, sem segunda mão, o que, sem dúvida, representará uma poupança significativa.
Caso não goste do mobiliário, pode sempre considerar restaurá-lo ao seu gosto (uma pintura nova ou uns novos puxadores, entre outras dicas e projetos de DIY fazem sempre milagres) e até vendê-lo a amigos ou nos sites da especialidade. Ou seja, o que aqui lhe sugerimos é que não veja nada como perdido e, claro, é sempre importante fazer as contas. Sobretudo, se se tratar de um mobiliário antigo. Neste caso, pode sempre pedir a opinião de um especialista para fazer uma avaliação justa do mesmo. Por vezes, atrás de uma velha e poeirenta cómoda, pode estar um móvel de valor, seja pelo seu estilo ou material.
Por último, recorde-se com o cuidado certo e os elementos decorativos apropriados, mesmo o mais antigo dos cadeirões ou a cómoda mais poeirenta, podem-se tornar no destaque de qualquer divisão!
Contras de comprar moradia mobilada
Obviamente que também há contrapartidas. Para começar, ficar numa casa, com móveis sem valor e até sem utilidade. Caso na compra da moradia, pague um pouco mais pelos móveis, então, sentirá mesmo que acaba por ser dinheiro perdido.
Há ainda a questão de todo o trabalho ir ficar do seu lado - seja desfazer-se deles, limpá-los, restaurá-los (se não tiver prazer nessa prática) ou vendê-los. Assim sendo, tenha também este factor em consideração.
Além disso, é natural que ao entrar numa casa nova, tenha prazer em ter os seus moveis, decorando cada divisão ao seu gosto e de acordo com as suas preferências. Se comprar casa mobilada, isso naturalmente não acontecerá. Seja realista e considere também os seus desejos, sem nunca descurar a questão orçamental (tanto as vantagens, como as desvantagens).
Lembre-se também que pode ficar com aqueles móveis numa fase inicial. Ou seja, não tem de ser “um para sempre”. Isso dá-lhe também tempo de ir pesquisando o que realmente quer, sem pressa. Já para não falar do alívio financeiro, ainda mais após a compra de uma moradia.
Veja também: Comprar casa ou arrendar? Saiba quais as vantagens e desvantagens de cada opção
Como pode ver, não há uma resposta definitiva. O nosso conselho é que faça bem as contas e analise bem a proposta. Não tenha pudor em chamar um especialista para avaliar o mobiliário da casa, encarando-o também como parte do investimento que está a fazer. Hoje em dia, a restauração de móveis é um trabalho muito valorizado, mesmo pelos compradores.
Por último, tenha em conta que se o mobiliário se estender também aos eletrodomésticos da casa, não descure as questões da eficiência e certificação energética. Obviamente que comprar um frigorífico em segunda mão, lhe sai sempre mais barato. Contudo, se se trata de um aparelho com dez ou mais anos, logo acabará pagando mais na conta de eletricidade, acabando por não compensar.
Como vai ser: comprar moradia já com mobiliário ou não?